Julgue o item seguinte, a respeito das melhores práticas para problemas com componentes vulneráveis ou desatualizados, conforme preconiza o OWASP.
Como exemplo de melhor prática, o OWASP recomenda que os responsáveis por segurança de uma aplicação monitorem continuamente fontes como CVE (common vulnerability and exposures) e NVD (national vulnerability database) em busca de vulnerabilidades nos componentes usados na aplicação.
Em relação ao que preconiza o NIST Cybersecurity Framework (CSF) em sua versão 2.0, julgue o item que se segue.
A governança faz parte do núcleo do CSF 2.0 e estabelece a estratégia voltada para a gestão de riscos de segurança cibernética da organização.
Acerca dos algoritmos simétricos e assimétricos utilizados em dados em repouso, julgue o item subsecutivo.
SHA3 é um algoritmo de verificação de integridade simétrico, portanto sua saída é uma boa chave criptográfica para algoritmos simétricos.
Uma organização tem a responsabilidade de definir critérios através dos quais escolherá seus futuros líderes e gestores, uma vez que a existência de critérios formais assegura à organização que a pessoa indicada terá as condições técnicas e comportamentais para exercer seu papel. Nesse contexto, considere que uma organização definiu que as pessoas indicadas para assumir posições de liderança deveriam apresentar as seguintes características:
(I) ser reconhecidas por seus pares como uma referência em seu trabalho;
(II) respeitar os indivíduos, aceitando a diversidade e estimulando o desenvolvimento dos outros;
(III) preocupar-se em obter os resultados desejados dentro dos valores e do comportamento exigido pela organização.
Com base nessas três características do perfil de liderança que a organização deseja, os critérios a serem utilizados para
a escolha das futuras lideranças pertencem, respectivamente, às seguintes categorias:
Enquanto o treinamento se concentra na preparação dos talentos para as exigências imediatas do trabalho atual, a prática do desenvolvimento de talentos visa seu crescimento futuro no médio ou longo prazo. Dessa forma, o desenvolvimento pressupõe que o talento já tenha passado por um treinamento inicial, possibilitando assim a construção de uma trajetória profissional que vá além das tarefas do trabalho atual.
Assinale a opção que indica um modelo de desenvolvimento que oferece oportunidades para que talentos com elevado potencial trabalhem temporariamente sob a supervisão de gestores bem-sucedidos em diversas áreas da organização.
Indicadores de gestão de pessoas são métricas quantitativas ou qualitativas usadas para avaliar o desempenho e o impacto das práticas de gestão de recursos humanos em uma organização. Esses indicadores podem abranger diversas áreas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, clima organizacional, rotatividade de funcionários, absenteísmo, entre outros.
Assinale a opção que indica o indicador de redução de custos versus despesas de Treinanamento & Desenvolvimento (T&D).
André está concorrendo a uma vaga de gerente de recursos humanos em uma seleção interna na organização em que trabalha. As atribuições do cargo estão descritas como: “orientar a equipe para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos; elaborar a orçamentação relativa às necessidades da equipe; fortalecer o relacionamento com entidades externas ligadas à gestão de pessoas”.
Essas atribuições estão relacionadas aos seguintes papéis do administrador, respectivamente:
As resoluções assumidas por um gestor dependem, fundamentalmente, da consolidação de dados e informações que sustentam o processo de tomada de decisão. Assim sendo, ferramentas que têm por objetivo organizar e apresentar dados e informações relevantes ao processo de tomada de decisão são denominadas
A avaliação da execução do plano de trabalho do participante é uma das fases do ciclo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Utilizando uma escala, a chefia da unidade avalia a execução de acordo do plano de trabalho do participante.
Assinale a opção que aponta o grau de avaliação utilizado nessa escala quando o trabalho executado é muito acima do esperado:
No que diz respeito à representação, aos métodos e às técnicas de desenho associados ao projeto arquitetônico e urbanístico, julgue o item que se segue.
O desenvolvimento dos métodos de representação em perspectiva incentivou os arquitetos a explorar além das linhas bidimensionais para representar os espaços tridimensionais, de modo que os projetos arquitetônicos passaram a ser tratados como composições representadas por meio de suas projeções no plano.
Julgue o item a seguir, relativos a gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK 7.ª edição.
É tendência atual que os escritórios de projetos desempenhem cada vez menos o papel de articuladores junto a líderes, unidades de negócios e proprietários de produtos e passem a focar cada vez mais o desenvolvimento e a entrega de valor e excelência em projetos junto às equipes especializadas
O senso comum é acumulado ao longo da vida de cada um de nós e acaba sendo transmitido de geração em geração. É um tipo de conhecimento não científico, formado pelas nossas impressões subjetivas sobre o mundo, fruto das nossas experiências pessoais.
Embora esse seja um tipo de conhecimento popular e prático que nos orienta no dia a dia, por não ser testado, verificado ou analisado por uma metodologia científica, permanece um alto grau de incerteza sobre a sua validade, ou seja, é um conhecimento tradicionalmente bem aceito, que pode ou não estar correto ou em consonância com a realidade. Trata-se, contudo, apenas de um mito, assim como muitos outros ensinados e perpetuados pela força da tradição e da crença, tal qual afirma Tolstói em sua obra Uma confissão: “Sei que a maior parte dos homens raramente são capazes de aceitar as verdades mais simples e óbvias se essas os obrigarem a admitir a falsidade das conclusões que eles, orgulhosamente, ensinaram aos outros, e que teceram, fio por fio, trançando-as no tecido da própria vida.”.
É claro que a maioria das pessoas reconhece também que a ciência é importante e necessária, mas, ainda assim, temos dificuldade em abrir mão das nossas crenças e do nosso senso comum, mesmo quando necessário. Tendemos a nos manter fiéis àquilo que “testemunhamos com nossos próprios olhos”.
Confiar nos “nossos olhos” — na nossa percepção pessoal — é um processo natural e compreensível, uma vez que essa é a ferramenta com que somos equipados “de fábrica” e que nos ajudou a sobreviver até aqui ao longo da nossa evolução.
André Demambre Bacchi. Afinal, o que é ciência: ... E o que não é? São Paulo: Editora Contexto, 2024, p. 10-11 (com adaptações).
Julgue os itens subsequentes, referentes às características textuais e aos aspectos linguísticos do texto precedente, bem como às ideias nele veiculadas.
As orações ‘de aceitar as verdades mais simples e óbvias’ (segundo período do segundo parágrafo) e “em abrir mão das nossas crenças e do nosso senso comum” (primeiro período do terceiro parágrafo) desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.
Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação, observa-se na atualidade um processo de migração dos ambientes reais e analógicos para os virtuais e digitais. Inúmeros são os benefícios do oferecimento de produtos e da prestação de serviços no ambiente digital. No entanto, a exposição em rede costuma atrair riscos que, embora invisíveis, apresentam um potencial destrutivo alto: os ciberataques e o seu impacto para as organizações, as empresas e as pessoas envolvidas.
Os ataques cibernéticos podem ter como alvos pessoas, organizações políticas e sociais, empresas públicas e privadas, postos fiscais, tribunais, bases militares, autarquias e ministérios do Estado, variando conforme a motivação que os ensejou: interrupção de sistemas e serviços essenciais, resgate de valores em troca de arquivos criptografados, extração de dados, repercussão política ou até mesmo a lesão física de pessoas.
Gabriel Cemin Petry; Haide Maria Hupffer. O princípio da segurança na era dos ciberataques: uma análise a partir do escopo protetivo da LGPD. In: Revista CNJ, v. 7, n.º 1, jan.-jun./2023, p. 85-86 (com adaptações).
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item seguinte.
Estariam mantidos os sentidos e a correção gramatical do texto caso o primeiro período do primeiro parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: Por conta do crescimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, a atualidade vivencia um processo onde observam-se a migração de ambientes de natureza real e analógica para ambientes de natureza virtual e digital
Joelerson, foragido, com longa lista de antecedentes criminais, foi condenado ao cumprimento de uma pena privativa de liberdade de 24 anos de reclusão, mínima prevista para o delito que cometeu (extorsão mediante sequestro seguida de morte − Art. 159, § 3º, do Código Penal).
No dia seguinte ao trânsito em julgado da condenação, entrou em vigor a Lei A, que reduziu a pena mínima para o delito referido, fixando−a em 20 (vinte) anos de reclusão. Após intensa reação midiática, a Lei B revogou a Lei A, restabelecendo o patamar sancionatório mínimo anteriormente previsto.
No dia seguinte à entrada em vigor da Lei B, Joelerson foi capturado e iniciou o cumprimento da pena.
Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
A professora mostra um livro de literatura infantil a Miguel, aluno autista com bom nível de expressão oral, e solicita a leitura
do trecho: “o rato falou para a pata: o céu pegou fogo”.
Professora: Leia Miguel.
Miguel: Rato. E este nome aqui é o pato. (aponta para a palavra pata)
Professora: Muito bem, é isso mesmo.
Miguel: Falou com a pata...
Professora: Falou o quê?
Miguel: Falou que o céu pegou fogo!
Professora: Quem disse isso?
Miguel: O rato falou para a pata que o céu pegou fogo.
A análise da interação permite afirmar que o aluno empregou estratégia de: