Em 2024, entre as semanas epidemiológicas 1 e 5 (01/01/24 a 09/02/24), foram notificados 408.351 casos prováveis de dengue, antecipando e superando o pico alcançado em 2023, entre as semanas epidemiológicas 14 e 19. As regiões com maior número de casos até o momento em 2024 são o Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo. Essa situação epidemiológica gera grande aumento de demanda nos serviços de saúde, tanto para assistência quanto para diagnóstico de doenças febris agudas (Nota Técnica N.º 16/2024-CGLAB/SVSA/M). Isso posto, considere as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)As manifestações clínicas da dengue são, de modo geral, inespecíficas, dificultando o diagnóstico definitivo e podendo comprometer a instituição oportuna de condutas terapêuticas adequadas. Outros agravos que se manifestam clinicamente de forma semelhante à
dengue incluem doenças febris com ou sem exantema, incluindo infecção por parvovírus B19, sarampo, rubéola, malária, leptospirose e outras arboviroses (Zika, chikungunya, febre amarela, Mayaro e Oropouche, por exemplo), algumas delas ocorrendo com a mesma
sazonalidade, resultando em um obstáculo adicional para o diagnóstico baseado exclusivamente no quadro clínico.
(__)Os métodos disponíveis para o diagnóstico etiológico da dengue em ambiente laboratorial incluem pesquisa do genoma viral por biologia molecular, com ou sem identificação simultânea do sorotipo viral, pesquisa de antígenos virais (Elisa -NS1) e pesquisa de anticorpos contra o vírus (IgM e IgG), havendo disponibilidade no mercado de kits registrados na Anvisa de diferentes produtores.
(__)Anticorpos são produzidos pelo organismo humano como parte da resposta imunológica à infecção pelo vírus dengue. Os anticorpos da classe M começam a ser produzidos nos primeiros dias após o início dos sintomas, por volta do quinto dia, aumentam rapidamente em 14 dias e começam a diminuir depois desse período, podendo ficar detectáveis por 2 a 3 meses. Em pessoas que tiveram dengue anteriormente, os níveis de anticorpos IgM e IgG são mais altos que na primeira infecção, podendo resultar em resultados negativos ou em períodos mais curtos de detecção para essas classes de imunoglobulina. Devido a essas características, o Teste Rápido é considerado um método eficaz de diagnóstico, pois detecta IgM e IgG e sugere, se positivo, a ocorrência de uma infecção recente.
(__)A dengue é uma doença de notificação compulsória e todos os casos devem ser notificados, antes mesmo da realização de qualquer teste diagnóstico. O uso do teste condiciona a conduta clínica, especialmente diante da ocorrência de surtos e da presença de sinais de alarme e gravidade, os quais indicam atenção diferenciada conforme estabelecido no Guia de Diagnóstico e Manejo Clínico de dengue vigente. Destaca-se, ainda, que os casos negativos podem indicar a circulação de outras arboviroses, tais como chikungunya e Zika, e a
notificação e investigação auxiliarão na tomada de decisão quanto às ações de vigilância e assistência.
(__)Os testes rápidos não permitem identificar o sorotipo viral, informação importante para a vigilância e para o conhecimento sobre a dinâmica da circulação dos vírus e sobre características clínicas decorrentes da infecção pelos diferentes sorotipos. Adicionalmente, as amostras coletadas para realização do Testes Rápidos (TR) não possibilitam realização posterior de métodos confirmatórios; a sensibilidade e a especificidade dos TR podem variar consideravelmente e dependem do estágio e do tipo de infecção (primária ou secundária) e do sorotipo infectante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Tendo como base conceitos e princípios da vigilância sanitária aplicada à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A adoção de medidas de prevenção de doenças e agravos e de proteção da saúde do trabalhador pressupõe o conhecimento e o cumprimento, por empregadores e trabalhadores, da legislação e normas técnicas, tanto no
âmbito nacional quanto no internacional.
Na cidade Y, de 10.000 habitantes, 1.000 indivíduos receberam, no ano de 2023, diagnóstico de covid-19, dos quais 40 faleceram.
A taxa de letalidade por covid-19 foi de 0,4% no ano de 2023 na cidade Y.
Tendo como base conceitos e princípios da vigilância sanitária aplicada à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A vigilância em saúde dos trabalhadores está relacionada à vigilância epidemiológica de doenças e agravos relacionados
ao trabalho e à vigilância dos ambientes e processos de trabalho, com vistas à intervenção nos fatores de risco
ocupacionais e à eliminação ou ao controle de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Na cidade Y, de 10.000 habitantes, 1.000 indivíduos receberam, no ano de 2023, diagnóstico de covid-19, dos quais 40 faleceram.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
A taxa de mortalidade por covid-19 foi de 4% no ano de 2023 na cidade Y.
Na cidade X, de 300.000 habitantes, havia, no final de 2022, 3.000 casos de dislipidemia familiar heterozigótica (DFH). Em 2023, foram diagnosticados 300 casos novos.
Em 2022, a prevalência de DFH foi de 0,1% na cidade X.
Tendo como base conceitos e princípios da vigilância sanitária aplicada à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A análise dos dados é um componente essencial da vigilância em saúde do trabalhador, na medida em que possibilita o
conhecimento do perfil de morbimortalidade da população trabalhadora, cuja análise se baseia essencialmente nas
comunicações de acidente de trabalho emitidas pelas empresas, dada a ausência de outras fontes de dados.
Uma enfermeira do trabalho foi designada para compor equipe de trabalhadores contratada por uma empresa de
prospecção de petróleo que atua em região silvestre.
Considerando a situação hipotética precedente, julgue os itens que se seguem, pertinentes a medidas de prevenção de possíveis riscos ocupacionais e de doenças silvestres.
Como medidas de prevenção contra a leishmaniose tegumentar americana, zoonose causada por protozoário transmitido pela picada de flebotomíneos, a enfermeira deve recomendar à equipe que use repelentes, evite a exposição
nos horários de atividades do vetor (crepúsculo e noite), utilize mosquiteiros de malha fina bem como guarneça portas e janelas com telas.
Na cidade X, de 300.000 habitantes, havia, no final de 2022, 3.000 casos de dislipidemia familiar heterozigótica (DFH). Em 2023, foram diagnosticados 300 casos novos.
Na cidade X, a incidência de DFH foi de 1% no ano de 2023.
Estimar a magnitude da morbidade e mortalidade da malária, identificar tendências temporais, grupos e
fatores de risco e detectar surtos e epidemias são objetivos da vigilância epidemiológica da Malária.
São objetivos da vigilância epidemiológica da Malária recomendar as medidas necessárias para prevenir ou
controlar a ocorrência dessa doença e ocultar informações sobre o impacto das medidas de controle da Malária.
De acordo com o “Guia de vigilância epidemiológica - emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus”, versão 3, de 15 de março de 2021, sobre a prevenção e controle da Covid-19 é correto afirmar que
O profissional de enfermagem precisou se paramentar para realizar aspiração de secreção em um paciente com suspeita de Covid-19.
Nesse caso, a sequência correta de colocação dos EPIs antes da realização do procedimento é:
Sobre a investigação epidemiológica e notificação dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A notificação das doenças e dos agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação tem caráter estritamente epidemiológico e de vigilância.
( ) As intoxicações exógenas suspeitas e confirmadas relacionadas ao trabalho também devem ser notificadas em ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
( ) Os casos de doenças e de agravos relacionados ao trabalho devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após a confirmação da relação com o trabalho, por meio da investigação epidemiológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o estabelecimento da relação das doenças e dos agravos com o trabalho, analise as afirmativas.
I. O processo de investigação da relação entre a doença ou o agravo com o trabalho deve ser realizado, de preferência, por uma equipe multidisciplinar.
II. Para estabelecimento da relação com o trabalho, deve-se considerar a anamnese ocupacional, o exame clinico, a avaliação de relatórios e exames complementares, a história clínica e ocupacional atual e pregressa do trabalhador.
III. A investigação epidemiológica e o estabelecimento da relação com o trabalho pode ser realizada somente pelo médico do trabalho.
Estão corretas as afirmativas: