CONVERSA DE PÉ E SENTADO
Mineiro dá tchau para alguém e reinicia a conversa. A impressão é que a despedida renova os créditos das palavras.
Ou talvez porque o mineiro divida o papo em dois turnos. O primeiro é quando chega, e o segundo, quando ele acha que vai
sair – somente acha. Porque não sai, fica papeando de pé.
Metade da visita acontece no sofá, e a outra metade, na porta. Não sei qual é a mais longa. Na porta, ele fofoca. No sofá, desfia as preocupações. Na porta, ele relaxa. No sofá, ele põe os assuntos em dia. Na porta, é divertimento da amizade. No sofá, é responsabilidade. Na porta, são as perguntas sobre conhecidos em comum. No sofá, perguntas sobre a pessoa visitada. Todos nós sabemos que o mineiro gosta de uma boa trova. O que ninguém sabe é que ele odeia adeus.
Tem uma grande dificuldade para virar as costas e se desvencilhar da acolhida. Mineiro não tem costas, é um anjo com as asas voltadas para o interior da casa.
Não quer ir embora, porque acha que será custoso voltar. Então, aproveita para prolongar o convívio ao máximo possível e fazer estoque de afeto num único encontro. Assim, ninguém reclamará da demora para se ver no futuro.
Desenlaces são quebrados pela urgência das lembranças.
Em Minas, não há como prever quem realmente decidiu levantar voo – as movimentações são sempre ruidosas, peculiares daqueles que acabaram de pousar.
Qualquer desfecho é palanque emocionado de confissões e agradecimentos.
O carro ficará parado na frente do local de partida por mais de cinco minutos. O até logo, aqui, não será rápido, é o planejamento
minucioso do próximo contato.
Nas lojas, o mesmo frenesi acontece. É natural aquele consumidor que comprou no local comprar de novo. Pagou e reinicia
as investidas nas araras. Em vez de parcelar as compras no cartão, parcela o cartão nas compras.
A característica me conforta. Casado com uma mineira, parto da perspectiva de que o nosso casamento nunca se acabará.
Quando ela tentar se despedir, ainda teremos mais 30 anos juntos pela frente. Com beijos demorados segurando a maçaneta.
Texto Adaptado
Fonte: CARPINEJAR, Fabrício. Conversa de pé e sentado. Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/conversa-de-pe-esentado-1.2239390. Acesso em: 24 fev. 2025
No trecho “Tem uma grande dificuldade para virar as costas e se desvencilhar da acolhida.”, o vocábulo “se” desempenha uma função gramatical específica. Com base nessa análise, assinale a alternativa correta sobre a classificação dessa palavra no contexto apresentado.
Na contabilidade, a conciliação contábil é um procedimento fundamental para garantir a precisão das informações financeiras de uma empresa. Desse modo, identifique a alternativa que descreve corretamente a conciliação contábil.
O método Soundex é uma técnica específica que classifica os arquivos com base em um critério distinto dos demais. Em relação a esse método, marque a opção correta.
A premiação anual Bola de Ouro é concedida pela revista France Football desde 1956, conta com um júri formado por mais de 100 jornalistas especializados, um de cada país. A partir de uma lista de 30 finalistas, os jurados escolhem seus top 5, atribuindo pontos de acordo com o desempenho dos atletas. O jogador com a maior pontuação final é premiado com a Bola de Ouro. O jogador Vinícius Júnior e o clube Real Madrid não compareceram à premiação realizada em outubro de 2024, em protesto contra
Os atos administrativos podem ser classificados com base em sua estrutura e no número de manifestações necessárias para sua formação. Em determinados casos, a validade de um ato depende necessariamente da manifestação conjunta de mais de um órgão da administração pública. Assinale a alternativa que corresponde a essa classificação.
Seria uma pena deixar sem resposta uma carta tão notável quanto a sua — uma carta talvez única na
história da correspondência humana, pois, quando teria, antes, um homem instruído perguntado a uma
mulher como, em sua opinião, se poderia evitar a guerra? Façamos, pois, a tentativa, ainda que esteja
condenada ao fracasso.
Façamos, em primeiro lugar, aquilo que todas as cartas instintivamente fazem, um esboço da pessoa a
quem a carta é endereçada. Sem alguém cálido e respirando do outro lado da página, as cartas são inúteis. O
senhor, pois, que faz a pergunta, é um pouco grisalho nas têmporas. Atingiu a meia-idade exercendo, não sem
algum esforço, a advocacia; mas, em geral, sua jornada tem sido próspera. Não há nada de empedernido,
mesquinho ou desgostoso em sua expressão. E sem querer lisonjeá-lo, sua prosperidade — esposa, filhos, casa
— é merecida. Quanto ao mais, iniciou sua educação em um dos grandes internatos privados, concluindo-a na
universidade.
É aqui que surge a primeira dificuldade de comunicação entre nós. Indiquemos rapidamente a razão.
Nós dois viemos do grupo que, nesta época de transição, na qual, embora a descendência seja mista, as classes
ainda permanecem fixas, é conveniente chamar de classe instruída. Quando nos encontramos pessoalmente,
falamos com o mesmo sotaque e conseguimos manter, sem muita dificuldade, uma conversa sobre as pessoas
e a política, a guerra e a paz, o barbarismo e a civilização — questões todas, na verdade, sugeridas por sua carta.
Além disso, ganhamos ambos a vida com nosso trabalho. Mas… esses três pontos assinalam um precipício, um
abismo tão profundamente cavado entre nós que tenho estado aqui sentada, do meu lado, me perguntando
se adianta alguma coisa tentar fazer minha fala chegar ao outro lado.
Aqui estamos preocupados tão somente com o fato óbvio, quando se trata de considerar a importante
questão de como podemos ajudá-lo a evitar a guerra, de que a educação faz toda a diferença. Algum
conhecimento de política, de relações internacionais, de economia é obviamente necessário para entender as
causas que conduzem à guerra. A filosofia e até mesmo a teologia podem proveitosamente dar sua
contribuição. Ora, a pessoa sem instrução, como o senhor concordará, o homem com uma mente pouco
treinada provavelmente não poderia tratar dessas questões de maneira satisfatória. A guerra, como resultado
de forças impessoais, está, pois, além da compreensão da mente pouco instruída, pouco treinada. Mas a guerra
como resultado da natureza humana é outra coisa. Não acreditasse o senhor que a natureza humana, as razões,
as emoções do homem e da mulher comum conduzem à guerra, não teria escrito pedindo nossa ajuda.
Felizmente há um ramo da educação que se inscreve sob a categoria de “educação sem custo” — aquele
entendimento dos seres humanos e suas motivações que, desde que a palavra seja expurgada de suas
associações científicas, se pode chamar de psicologia. Mas embora muitos instintos sejam tidos, em maior ou
menor grau, como comuns a ambos os sexos, guerrear tem sido, desde sempre, hábito do homem, não da
mulher. A educação e a prática desenvolveram aquilo que pode ser uma diferença psicológica
transformando-a em algo que pode ser uma diferença física — uma diferença de glândulas, de hormônios. Seja
como for, um fato é indiscutível – raramente, no curso da história, um ser humano foi abatido pelo rifle de uma
mulher; os pássaros e os animais foram e são, em sua grande maioria, mortos por vocês, não por nós.
Virginia Woolf. Três guinéus, 1938 (com adaptações)
O pronome “a”, em “transformando-a” (linha 34), faz referência a
Em uma questão de uma prova de Matemática, o aluno deve associar corretamente os cinco sólidos de Platão — o tetraedro, o cubo, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro — aos cinco elementos da natureza: fogo, terra, ar, água e cosmo. Suponha que um aluno, sem ter estudado o conteúdo, resolva a questão de maneira completamente aleatória, associando cada sólido a exatamente um elemento distinto, sem repetições nem omissões. Assinale a alternativa que apresenta o número total de maneiras distintas com que esse aluno pode realizar essas associações.
No processo de comunicação escrita e oral da Língua Portuguesa, é comum a incorporação de termos de outros idiomas, fenômeno conhecido como estrangeirismo. Quando essas palavras passam por adaptações na grafia e na pronúncia para se ajustarem às regras do português, ocorre o aportuguesamento. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estrangeirismo aportuguesado.
Seria uma pena deixar sem resposta uma carta tão notável quanto a sua — uma carta talvez única na
história da correspondência humana, pois, quando teria, antes, um homem instruído perguntado a uma
mulher como, em sua opinião, se poderia evitar a guerra? Façamos, pois, a tentativa, ainda que esteja
condenada ao fracasso.
Façamos, em primeiro lugar, aquilo que todas as cartas instintivamente fazem, um esboço da pessoa a
quem a carta é endereçada. Sem alguém cálido e respirando do outro lado da página, as cartas são inúteis. O
senhor, pois, que faz a pergunta, é um pouco grisalho nas têmporas. Atingiu a meia-idade exercendo, não sem
algum esforço, a advocacia; mas, em geral, sua jornada tem sido próspera. Não há nada de empedernido,
mesquinho ou desgostoso em sua expressão. E sem querer lisonjeá-lo, sua prosperidade — esposa, filhos, casa
— é merecida. Quanto ao mais, iniciou sua educação em um dos grandes internatos privados, concluindo-a na
universidade.
É aqui que surge a primeira dificuldade de comunicação entre nós. Indiquemos rapidamente a razão.
Nós dois viemos do grupo que, nesta época de transição, na qual, embora a descendência seja mista, as classes
ainda permanecem fixas, é conveniente chamar de classe instruída. Quando nos encontramos pessoalmente,
falamos com o mesmo sotaque e conseguimos manter, sem muita dificuldade, uma conversa sobre as pessoas
e a política, a guerra e a paz, o barbarismo e a civilização — questões todas, na verdade, sugeridas por sua carta.
Além disso, ganhamos ambos a vida com nosso trabalho. Mas… esses três pontos assinalam um precipício, um
abismo tão profundamente cavado entre nós que tenho estado aqui sentada, do meu lado, me perguntando
se adianta alguma coisa tentar fazer minha fala chegar ao outro lado.
Aqui estamos preocupados tão somente com o fato óbvio, quando se trata de considerar a importante
questão de como podemos ajudá-lo a evitar a guerra, de que a educação faz toda a diferença. Algum
conhecimento de política, de relações internacionais, de economia é obviamente necessário para entender as
causas que conduzem à guerra. A filosofia e até mesmo a teologia podem proveitosamente dar sua
contribuição. Ora, a pessoa sem instrução, como o senhor concordará, o homem com uma mente pouco
treinada provavelmente não poderia tratar dessas questões de maneira satisfatória. A guerra, como resultado
de forças impessoais, está, pois, além da compreensão da mente pouco instruída, pouco treinada. Mas a guerra
como resultado da natureza humana é outra coisa. Não acreditasse o senhor que a natureza humana, as razões,
as emoções do homem e da mulher comum conduzem à guerra, não teria escrito pedindo nossa ajuda.
Felizmente há um ramo da educação que se inscreve sob a categoria de “educação sem custo” — aquele
entendimento dos seres humanos e suas motivações que, desde que a palavra seja expurgada de suas
associações científicas, se pode chamar de psicologia. Mas embora muitos instintos sejam tidos, em maior ou
menor grau, como comuns a ambos os sexos, guerrear tem sido, desde sempre, hábito do homem, não da
mulher. A educação e a prática desenvolveram aquilo que pode ser uma diferença psicológica
transformando-a em algo que pode ser uma diferença física — uma diferença de glândulas, de hormônios. Seja
como for, um fato é indiscutível – raramente, no curso da história, um ser humano foi abatido pelo rifle de uma
mulher; os pássaros e os animais foram e são, em sua grande maioria, mortos por vocês, não por nós.
Virginia Woolf. Três guinéus, 1938 (com adaptações)
Assinale a alternativa que apresenta uma frase na qual o vocábulo “se” exerce a mesma função em que está empregado no seguinte trecho do texto: “tenho estado aqui sentada, do meu lado, me perguntando se adianta alguma coisa tentar fazer minha fala chegar ao outro lado” (linhas 18-19).
Assinale a alternativa que apresenta o aplicativo que é utilizado especificamente para o monitoramento de tráfego de rede em tempo real.
A matriz quadrada
Considerando o disposto na Lei n.º 6.839/1980, que trata do registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões, assinale a alternativa correta.
A respeito do Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de extinção do processo sem julgamento do mérito.
A manifestação de vontade dos entes das Administração Pública é realizada pela atuação de seus órgãos. No que diz respeito à Teoria do Órgão, assinale a alternativa correta
No Brasil, adota-se um sistema de controle de constitucionalidade que pode ser classificado como