“Durante todo o ano de 2024, o Ministério da Educação (MEC) trabalhou para promover o acesso, a permanência, a qualidade e a equidade ao longo de toda a educação básica, que abarca a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Foram realizados programas específicos para cada uma dessas etapas, mas também ações transversais, pautadas em regime de colaboração interfederativa. Assim, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), a pasta buscou assegurar a valorização e o fortalecimento dos profissionais da educação, a promoção do desenvolvimento integral, a superação das desigualdades, a inclusão e a justiça social.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/mec-trabalhou-para-mais-educacao-basica-
-em-2024 Acesso em: 25/02/2025.
Dentre os objetivos e ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) está:
O Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2019. Na época, o objetivo da organização era criar uma data para “reconhecer o papel crucial da educação na construção da paz e no desenvolvimento global”.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao Acesso em:
18/02/2025 Texto Adaptado.
Em 2025, as celebrações do Dia Internacional têm como foco discutir
De acordo com a contabilidade básica, as demonstrações financeiras são documentos que apresentam a situação patrimonial e os resultados de uma empresa em um determinado período. Entre esses relatórios, há um específico que evidencia o desempenho econômico da organização, detalhando receitas, despesas e o resultado líquido do exercício. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é esse documento.
A comunicação oficial na administração pública deve seguir um padrão uniforme, garantindo clareza e padronização na troca de informações. Para isso, os documentos oficiais adotam o padrão ofício, que estabelece diretrizes quanto à nomenclatura, estrutura e formatação. Dentre os elementos que compõem um documento oficial, há uma parte específica destinada a indicar o destinatário do expediente. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa parte.
Com relação à gestão documental, diferentes métodos são empregados para a reprodução de documentos, garantindo a preservação das informações. Um dos processos mais utilizados é a cópia eletrostática, amplamente adotada em ambientes administrativos. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.
Seria uma pena deixar sem resposta uma carta tão notável quanto a sua — uma carta talvez única na
história da correspondência humana, pois, quando teria, antes, um homem instruído perguntado a uma
mulher como, em sua opinião, se poderia evitar a guerra? Façamos, pois, a tentativa, ainda que esteja
condenada ao fracasso.
Façamos, em primeiro lugar, aquilo que todas as cartas instintivamente fazem, um esboço da pessoa a
quem a carta é endereçada. Sem alguém cálido e respirando do outro lado da página, as cartas são inúteis. O
senhor, pois, que faz a pergunta, é um pouco grisalho nas têmporas. Atingiu a meia-idade exercendo, não sem
algum esforço, a advocacia; mas, em geral, sua jornada tem sido próspera. Não há nada de empedernido,
mesquinho ou desgostoso em sua expressão. E sem querer lisonjeá-lo, sua prosperidade — esposa, filhos, casa
— é merecida. Quanto ao mais, iniciou sua educação em um dos grandes internatos privados, concluindo-a na
universidade.
É aqui que surge a primeira dificuldade de comunicação entre nós. Indiquemos rapidamente a razão.
Nós dois viemos do grupo que, nesta época de transição, na qual, embora a descendência seja mista, as classes
ainda permanecem fixas, é conveniente chamar de classe instruída. Quando nos encontramos pessoalmente,
falamos com o mesmo sotaque e conseguimos manter, sem muita dificuldade, uma conversa sobre as pessoas
e a política, a guerra e a paz, o barbarismo e a civilização — questões todas, na verdade, sugeridas por sua carta.
Além disso, ganhamos ambos a vida com nosso trabalho. Mas… esses três pontos assinalam um precipício, um
abismo tão profundamente cavado entre nós que tenho estado aqui sentada, do meu lado, me perguntando
se adianta alguma coisa tentar fazer minha fala chegar ao outro lado.
Aqui estamos preocupados tão somente com o fato óbvio, quando se trata de considerar a importante
questão de como podemos ajudá-lo a evitar a guerra, de que a educação faz toda a diferença. Algum
conhecimento de política, de relações internacionais, de economia é obviamente necessário para entender as
causas que conduzem à guerra. A filosofia e até mesmo a teologia podem proveitosamente dar sua
contribuição. Ora, a pessoa sem instrução, como o senhor concordará, o homem com uma mente pouco
treinada provavelmente não poderia tratar dessas questões de maneira satisfatória. A guerra, como resultado
de forças impessoais, está, pois, além da compreensão da mente pouco instruída, pouco treinada. Mas a guerra
como resultado da natureza humana é outra coisa. Não acreditasse o senhor que a natureza humana, as razões,
as emoções do homem e da mulher comum conduzem à guerra, não teria escrito pedindo nossa ajuda.
Felizmente há um ramo da educação que se inscreve sob a categoria de “educação sem custo” — aquele
entendimento dos seres humanos e suas motivações que, desde que a palavra seja expurgada de suas
associações científicas, se pode chamar de psicologia. Mas embora muitos instintos sejam tidos, em maior ou
menor grau, como comuns a ambos os sexos, guerrear tem sido, desde sempre, hábito do homem, não da
mulher. A educação e a prática desenvolveram aquilo que pode ser uma diferença psicológica
transformando-a em algo que pode ser uma diferença física — uma diferença de glândulas, de hormônios. Seja
como for, um fato é indiscutível – raramente, no curso da história, um ser humano foi abatido pelo rifle de uma
mulher; os pássaros e os animais foram e são, em sua grande maioria, mortos por vocês, não por nós.
Virginia Woolf. Três guinéus, 1938 (com adaptações)
A respeito das ideias veiculadas no texto, assinale a alternativa correta.
A postura adequada no atendimento ao público é um dos aspectos que garantem a qualidade do serviço prestado pelo servidor público. Uma atitude profissional, respeitosa e atenciosa contribui para um atendimento eficaz e para a satisfação do cidadão. Com base nesses princípios, assinale a alternativa que descreve uma atitude correta do servidor público no atendimento ao cidadão.
É correto afirmar que as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), criadas no âmbito do Congresso Nacional, possuem poderes de investigação
Acerca dos contratos administrativos, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à Resolução CFMV n.º 1.275/2019, que dispõe acerca dos procedimentos de fiscalização, é correto afirmar que o agente fiscal, no exercício de suas atribuições, deve
No que diz respeito à Lei n.º 12.514/2011, que dispõe acerca das contribuições devidas aos conselhos profissionais, é correto afirmar que
Um estudante ganhou um termômetro de líquido graduado em uma escala desconhecida.
Ele verificou que, quando o termômetro do laboratório marcava 280 K, o da escala desconhecida marcava -5; observou, ainda, que uma elevação de 9 K na temperatura correspondia a uma elevação de 12 graus na escala desconhecida.
Esse termômetro graduado nessa escala desconhecida e um termômetro graduado na escala Celsius darão a mesma indicação quando a temperatura for:
A respeito do Decreto n.º 64.704/1969, que regulamenta a Lei n.º 5.517/1968, a carteira de identidade profissional de médico-veterinário, expedida pelos CRMVs, serve como
Uma partícula M parte do repouso com uma aceleração constante de 0,5 m/s2. Nesse mesmo instante, passa por M, uma partícula N com velocidade constante de 5 m/s e no mesmo sentido do movimento.
A velocidade da partícula M, no instante que encontrar N novamente, será de:
Muitas minas de carvão no Brasil liberam quantidades consideráveis de ácido sulfúrico e hidróxido de ferro nos rios locais.
A liberação de piritas durante a drenagem ácida das minas, em contato com oxigênio e água, geram as seguintes reações:

Assinale a opção que indica quantos mols de ácido sulfúrico são liberados nos rios para um mol de pirita produzido.