Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
O professor de Educação Física, quando pede que as próprias crianças organizem as equipes, os times e os grupos, está proporcionando às crianças o desenvolvimento
Na Educação Física escolar, os conteúdos podem
ser divididos em três dimensões, para que se possam
alcançar os objetivos educacionais. Eles se referem ao
que se deve saber, ao que se deve saber fazer e a como
se deve fazer.
Essas dimensões são, respectivamente,
A perspectiva da Educação Física escolar que tem como objetivo contribuir para a afirmação dos interesses das classes populares à medida que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, substituindo o individualismo pela cooperação, sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos sentimentos, negando a dominação e submissão do homem pelo homem, é a perspectiva
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Educação Física para o Ensino Fundamental, são critérios para a seleção dos conteúdos dessa disciplina:
O rolamento simples, usado no aprendizado da ginástica
artística (olímpica), é um exercício que melhora a flexibilidade
e agilidade do corpo.
Esse rolamento é também denominado
A técnica do futsal fundamenta aquilo que o atleta faz individualmente
dentro do jogo.
Dentre os fundamentos do futsal, tem-se:
Os jogos populares são manifestações espontâneas e
transmitidos de geração a geração, atuando também,
como apoio para atividades educacionais. Dentre esses
jogos, podemos citar a queimada, amplamente praticada
nas escolas durante as aulas de Educação Física.
Esse jogo tem como característica o desenvolvimento,
principalmente, das seguintes capacidades socioorganizacionais:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
(DCN) têm por objetivo orientar as políticas públicas
educacionais na elaboração, implementação e avaliação de orientações curriculares.
Em suas determinações referentes às propostas curriculares
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
segundo as DCN, o currículo do Ensino Fundamental é
constituído por
Constituindo-se uma parte integrante da pedagogia, a didática
propõe uma reflexão sistemática sobre o processo
de ensino-aprendizagem, que tem, dentre outros, o objetivo
de
Carlos, Dora e Lia são professores e conversam sobre a
formação pedagógica que tiveram no ensino superior:
Carlos: — As matérias pedagógicas são muito teóricas.
Eu acho que na faculdade deviam preparar melhor
os professores para ensinar, com estratégias didáticas mais eficientes.
Dora: — A gente aprende a ensinar, ensinando. Não
adianta dar muitas técnicas de ensino se a pessoa
não souber o que fazer com elas. É na prática
que os professores se formam.
Lia: — No meu curso de Pedagogia, eu tive aulas de
fundamentação (Psicologia, Filosofia, História,
Sociologia e Antropologia) que me ajudaram a
entender a minha prática educativa.
A partir da conversa desses professores, conclui-se que
Por medio de la expresión un lujo de gobernante (líneas 19-20) se puede comprender que Tonucci
Comprobando que los periodistas no logran ser neutrales en sus textos, el fragmento que presenta una marca explícita de opinión de Agustina Lanusse es:
Se lee en el Texto I lo siguiente:
“[…] donde se les lean a los chicos durante quince minutos
libros cultos para que tomen contacto con la emoción de
la lectura.” (líneas 53-55)
El pronombre en negrilla se refiere a
La lectura del Texto I nos permite comprender que la realidad educacional a la cual se refiere el pedagogo es distinta de
la de la escuela brasileña.
Tomando como base los documentos relativos a la educación en Brasil, el trabajo con lectura de textos que representan
otras culturas es