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O ritmo de pulsação excitante e envolente da música é um dos elementos formadores de vários jovens que se distinguem pelas roupas que vestem, pelo comportamento que os identificam e pelos estilos musicais de sua preferência: rock, tecno, dance, reggae, pagode, rap, entre tantos outros.
A Escola lida com esses jovens, sendo necessário desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo e suas possibilidades culturais. Nesse aspecto, a Escola precisa

O Surrealismo foi lançado pelo poeta francês André Breton em outubro de 1924. Na concepção dos artistas surrealistas, a arte deveria se desvencilhar da lógica e da razão e ir além do estado de consciência, buscando a liberdade de expressão da imaginação e dos sonhos.
O Surrealismo teve como uma de suas influências as(os)

A arte conceitual é um movimento da Arte Contemporânea. São características da Arte Conceitual, EXCETO

Observando a evolução das concepções intelectuais

da humanidade, Comte percebeu que essa evolução

passaria por três estados teóricos diferentes. A essa lei

universal ele chamou de Lei dos Três Estados.

Associe cada um dos estados apontados por Comte às

suas características.



As associações corretas são:

O esforço principal de sua sociologia política é no sentido de um aspecto particular do domínio, o da legitimidade, particularmente dos tipos de legitimidade, isto é, no sentido das diferentes maneiras possíveis de conceber a relação entre o mando e a obediência.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense, 1966 p. 173
Os três tipos de legitimidade apontados por Max Weber são o domínio legal, o domínio tradicional e o domínio carismático. O domínio legal define-se por

O surgimento da Escola de Chicago está diretamente ligado ao processo de desenvolvimento da cidade de Chicago no início do século XX.
Como consequência, a Escola de Chicago

Nas condições econômicas e sociais favoráveis ao masoquismo e ao sadismo criadas pela colonização portuguesa - colonização, a princípio, de homens quase sem mulher - e no sistema escravocrata de organização agrária do Brasil; na divisão da sociedade em senhores todo-poderosos e em escravos passivos é que se devem procurar as causas principais do abuso de negros por brancos, através de formas sadistas de amor que tanto se acentuaram entre nós; e em geral atribuídas à luxúria africana. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994 p. 321
O texto acima auxilia na desconstrução de uma ideia, comumente atribuída à obra de Gilberto Freyre, e que é apontada por muitos como o mito da(o)

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, qual o objetivo geral do estudo das Ciências Sociais no Ensino Médio?

Nada se assemelha mais ao pensamento mítico que a ideologia política. Em nossas sociedades contemporâneas, talvez esta tenha se limitado a substituir aquele. Ora, o que faz o historiador quando evoca a Revolução Francesa?
Lévi-Strauss, C. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: CB, 1975 p. 241
Lévi-Strauss, no texto acima, enfatiza que

Há um desconhecimento dos clássicos que é fonte de dois grandes equívocos na história do pensamento geográfico já de um século: a tradição das escolas e a tradição das geografias setoriais. A geografia tem a tradição da escola. Escola francesa, escola alemã, escola norte-americana ... Cada escola é um país, cada país é uma escola. Talvez se flagre aqui o vínculo da Geografia com o Estado [...]. MOREIRA, Ruy. O Pensamento Geográfi co Brasileiro: As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, V. 1, 2010. p.37. Considerando a história do pensamento geográfico, a vinculação mencionada no texto acima engendrou, já no século XX, o trabalho produzido pelo renomado geógrafo Yves Lacoste. Nessa perspectiva específica, sua obra valoriza, entre outros aspectos, uma discussão da Geografia usualmente identificada com

Seria uma visão reducionista considerar que a rede urbana é um simples conjunto de cidades ligadas entre si por fluxos de pessoas, bens e informações, como se isso em nada tivesse relação com outros mecanismos existentes em nossas sociedades. Na perspectiva de que a rede urbana não é “inocente” e, por meio dela, a gestão do território se exerce, há uma relação mais estreita com os seguintes mecanismos de nossa sociedade:

De acordo com uma das linhas de pensamento expressivas nos meios intelectuais, revoltas em vários países representam uma resposta da juventude ao quadro de devastação social legado por décadas de neoliberalismo. Na perspectiva do enfoque de análise apresentado, considere as afirmações. I - Para os europeus, por exemplo, causa estranheza o fato de as novas gerações estarem com nível de vida inferior ao de seus pais. II - A crise fi nanceira, com suas estratégias de austeridade, afeta em demasia a classe média e os mais humildes e piora o mal-estar geral. III - A privatização dos serviços públicos consiste em um aspecto particular do neoliberalismo que é contestado. IV - Em vez de reagir, os governos dos países em crise, assustados com as quedas das bolsas de valores, insistem em satisfazer as necessidades dos mercados e dos bancos. Está correto o que se afirma em

No texto dos Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental (terceiro e quarto ciclos) está escrito: No atual momento em que se discute a globalização, dialeticamente ressurge o interesse de desvendar a possibilidade das resistências que nascem no interior de certos espaços, evidenciando que as regiões, como conjunto de lugares que interagem solidariamente na busca de uma autonomia e identidade, não desapareceram. Segundo Paulo Cesar da Costa Gomes: “ De qualquer forma, se a região é um conceito que funda uma reflexão política de base territorial, se ela coloca em jogo comunidades de interesses identificadas a uma certa área e, finalmente, se ela é sempre uma discussão entre os limites da autonomia face a um poder central, parece que estes elementos devem fazer parte dessa nova definição ao invés de assumirmos de imediato uma solidariedade total com o senso comum que, nesse caso da região, pode obscurecer um dado essencial: o fundamento [...] de controle e gestão do território. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografi a/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 20 Segundo a perspectiva de análise do autor citado nesse trecho do documento oficial, no caso da região, é preciso transpor o senso comum e colocar em evidência a dimensão de ordem

Em nível global, a Amazônia é uma fronteira percebida como espaço a ser preservado para a sobrevivência do planeta. Coexistem nessa percepção interesses ambientalistas legítimos e também interesses econômicos e geopolíticos, expressos respectivamente num processo de mercantilização da natureza e de apropriação do poder de decisão dos Estados sobre o uso do território. BECKER, Bertha K. Amazônia – Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, p.21 Considerando essa conjugação de interesses diversos, no nível estratégico de escala nacional, a Amazônia é percebida, principalmente, como uma fronteira de recursos que corresponde à área de expansão do povoamento e da economia brasileira, de forma a garantir a(o)

A modernização é uma realidade no campo brasileiro, baseada nas mudanças da base técnica da produção agrária. No entanto, há quem afirme que a distribuição de terras custa mais caro do que as políticas focadas na agricultura familiar. Tal pensamento representa uma dificuldade para realizar a Reforma Agrária — uma reivindicação justa, segundo outros segmentos de pensamento. Diante do exposto, é possível concluir que, no país, a

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