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Foi grande o impacto da invasão da Etiópia (Abissínia)
pelas tropas de Mussolini, em 1936, sobre a mobilização
da consciência pan-africana naquela década.
(Elisa Larkin Nascimento, Lutas africanas no mundo e nas Américas.
Em: Elisa Larkin Nascimento (org.). A matriz africana no mundo)

Segundo Nascimento, tal impacto esteve relacionado

Inúmeros quilombos foram construídos no século XIX,
principalmente nas décadas finais do período escravista.
Seus habitantes eram chamados de quilombolas, mocambeiros
ou calhambolas e foram perseguidos pelos
senhores de escravos e pelo aparato militar colonial e imperial.
Alguns quilombos conseguiram sobreviver durante
muitos anos mesmo durante a escravidão.


(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)

Para Munanga e Gomes, em geral, a sobrevivência de
alguns quilombos derivou

[...] a colônia americana concentra-se, [a partir de meados
do século XVII], na produção de valores de troca
destinados ao ultramar, à economia-mundo. Na Metrópole,
parte desses bens presta-se à aquisição de bens e
serviços para o senhoriato. Outra parte, os produtos de
escambo – a cachaça e o tabaco –, é exportada para os
portos de trato de africanos em troca de energia humana,
de escravos. Mercadorias fabricadas na Europa ou
vindas da Ásia para as feiras africanas também podiam
ser compradas na Metrópole em troca dos produtos da
América portuguesa. Daí decorrem duas consequências
de impacto decisivo na longue durée da história colonial
e nacional brasileira.
(Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes:
formação do Brasil no Atlântico Sul)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas
duas consequências.

[...] Ricardo Oriá destaca as atuais iniciativas com relação
ao patrimônio cultural e à ampliação do seu conceito.
A atual legislação ampliou o conceito de patrimônio, entendendo
que a preservação atinge bens culturais históricos,
ecológicos, artísticos e científicos.
O conceito mais abrangente de patrimônio cultural abre
perspectivas de adoção de políticas de preservação patrimonial.
O compromisso do setor educacional articula-se
ao de uma educação patrimonial para as atuais e futuras
gerações [...]


(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história:
fundamentos e métodos)

Para Circe Bittencourt, a preservação do patrimônio histórico-cultural

Almeida (2017) cita uma passagem de Hamilton e Ture
que descreve cenas relacionadas ao racismo. Considere
duas delas: na primeira cena, terroristas brancos bombardeiam
uma igreja negra e matam cinco crianças; na
segunda, a mesma cidade apresenta índices de morte de
500 bebês negros por falta de comida adequada, abrigos
e instalações médicas. Para os autores, as cenas representam,
respectivamente,

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dimensão a que se articula a Educação em Direitos Humanos segundo o inciso III do artigo 4o da Resolução CNE/CP no 1/2012 (Brasil).

A espécie humana tende a representar a realidade em
termos de opostos. O fluxo das percepções, em outras
palavras, é decomposto na base de categorias nitidamente
contrapostas: luz e sombra, calor e frio, alto e baixo.
O antigo lema atribuído a Heráclito, segundo o qual
a realidade é uma guerra de opostos [...] pode ser lido
numa chave diferente e igualmente anacrônica.
(Carlo Ginzburg, Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história)

De acordo com o autor, o antigo lema atribuído a Heráclito

Os cativos estranhos não provinham apenas das guerras.
Existiu em várias sociedades africanas a prática de
penhor humano. Um clã, grupo ou linhagem, pela decisão
do patriarca, podia empenhar um dos seus membros
celibatários a uma outra linhagem credora, que poderia
usá-lo gratuitamente até a extinção da dívida. O penhor
poderia ser feito, por exemplo, em momento de grandes
calamidades naturais. Nesse caso, o parente era empenhado
para receber em troca quantidades de comida
para salvar a linhagem.


(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)

Para Munanga e Gomes, essas situações de exploração
do trabalho presentes na África tradicional revelam que

A recuperação demográfica carolíngia, mesmo pequena,
apontava para a expansão que começaria em meados
do século X. Apesar da inexistência de uma documentação
quantitativa, é inquestionável aquele crescimento na
Idade Média Central, como se percebe por cinco claros
indícios.
(Hilário Franco Júnior, A Idade Média, nascimento do ocidente)

Assinale a alternativa que apresenta um desses indícios.

Apesar de seus efeitos profundos, o bandeirantismo de
grande escala durou relativamente pouco tempo, enfrentando
dificuldades já na década de 1630. Os excessos
cometidos contra as missões jesuíticas tiveram largas
repercussões políticas e morais, incitando até o Papa a
condenar os paulistas. [...] A queda desse tipo de bandeirantismo
abriu uma nova fase na história local, que girava
em torno do problema da escassez de mão de obra
indígena.


(John Manuel Monteiro, Vida e morte do índio: São Paulo colonial.
Em: Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antônio Peggion (orgs.),
Povos indígenas em São Paulo: novos olhares)

Dentre os fatores que contribuíram para a “queda desse
tipo de bandeirantismo”, o historiador John Monteiro
aponta a seguinte ocorrência, de 1641:

O corpo pedagógico de uma escola integral da rede estadual
de São Paulo tem se reunido para realizar o planejamento
escolar. Consultando as Diretrizes do Programa
Ensino Integral (São Paulo, s.d.), a equipe percebeu a
centralidade das premissas do documento para tomar as
decisões e estabelecer as estratégias e ações necessárias
para a escola.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação
correta feita pela equipe sobre essas premissas.

João é professor de matemática na escola X. Quando a aula começa, ele coloca no quadro um resumo sobre o conteúdo de conjuntos numéricos; em seguida, pede para os alunos copiarem. Enquanto isso, faz a chamada da turma. Depois, explica o que foi colocado no quadro e pede para os alunos abrirem o livro e resolverem os exercícios da página 46. Trinta minutos depois, o professor corrige as atividades no quadro. Durante a correção, há alunos conversando, um dormindo, outro mexendo no celular e alguns acompanhando a explicação. Cinco minutos depois, toca novamente o sinal e a aula termina. Marcos é professor de ciências na escola Y. Ele projeta uma apresentação de slides sobre o Reino Plantae para que os alunos acompanhem as explicações. Os slides são encaminhados posteriormente por e-mail. Marcos pede aos alunos que liguem seus computadores, acessem o livro digital e resolvam as questões da página 132 na próxima meia hora. Nesse período, observa-se que alguns acessam redes sociais em vez do livro digital, outros perguntam as respostas para o colega, alguns fazem a atividade conforme orientação e uns poucos entram no e-mail a fim de baixar o arquivo da aula para realizar os exercícios. Marcos projeta a correção das atividades; toca o sinal e a aula termina.


A partir do que discutem Lima e Moura (in: Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, 2015), considere os casos e assinale a alternativa correta.

É o que tem sido chamado de_____ dos textos
contemporâneos, que exigem _____ . Ou seja,
textos compostos de muitas linguagens e que exigem
capacidades e práticas de compreensão e produção de
cada uma delas para fazer significar.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente,
o excerto adaptado de Rojo (2012).

Na análise histórica da cultura escolar, parece-me de fato
fundamental estudar como e sobre quais critérios precisos
foram recrutados os professores de cada nível escolar:
quais são os saberes e o habitus requeridos de um
futuro professor?


[...]Uma das primeiras figuras desta profissionalização ocorre
quando a antiga Cristandade se desmembra em confissões
plurais e, nos países católicos, na dinâmica que
segue o Concílio de Trento: ser cristão não é mais, como
nos séculos passados, somente pertencer a uma comunidade,
manifestando-se como tal, mas ser capaz de proclamar
pessoalmente as verdades da fé e ser instruído
sobre as verdades de sua religião.

(Dominic Julia. A Cultura escolar como objeto histórico. Em: Revista
Brasileira de História da Educação, v.1 – no 1 – jan./jun. 2001)

O fragmento discorre sobre uma pesquisa que se fundamenta
num estudo

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