No século XXI, o conceito de “educação ao longo de toda a vida” ultrapassa a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente. Esse conceito, proposto com frequência, está relacionado ao disposto de forma correta na alternativa:
O Projeto Político-Pedagógico da escola, construído coletivamente, além de passar pela reflexão de seus princípios, deve ser organizado a partir da análise de pelo menos sete elementos básicos constitutivos, descritos corretamente na alternativa:
Sobre a pedagogia da participação, conforme Oliveira-Formosinho (2013), analise as afirmações a seguir. I. Reside na integração das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. II. Centra-se nos atores que constroem o conhecimento para que participem progressivamente, por meio do processo educativo, da(s) cultura(s) que os constituem como seres sócio-históricos-culturais. III. Rompe com qualquer definição técnica do ato de ensinar ou qualquer antecipação do que será realmente aprendido, devido à relação intrínseca entre o processo de ensino-aprendizagem e o contexto onde ele se dá. Está (estão) correta(s):
A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Conforme o estabelecido nessa Resolução, os sistemas de ensino e escolas devem adotar, como princípios das políticas educativas e das ações pedagógicas, o disposto corretamente na alternativa:
As grandes mudanças ocorridas na sociedade mundial, influenciadas pelo processo de globalização das relações econômicas e culturais, ampliaram, de forma considerável, o papel e o conceito de educação. Para dar resposta às demandas desse contexto, o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de dispositivos descritos corretamente na alternativa:
Em relação à perspectiva libertadora de educação (Vasconcellos, 2002), está incorreta a afirmação da alternativa:
No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:
I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.
II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.
III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.
IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Conforme Vasconcellos (2002, p. 133): “O Projeto de Ensino-Aprendizagem pode ser subdividido basicamente, quanto ao nível de abrangência, em Projeto de Curso e Plano de Aula.” A proposta de trabalho do professor, planejada para uma determinada aula ou conjunto de aulas, denomina-se:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos tratam da avaliação como parte integrante do currículo, tendo como referência o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Assinale a afirmativa que não corresponde à concepção de avaliação de que tratam as Diretrizes referidas acima.
Quanto aos diferentes níveis de abrangência do planejamento na educação escolar, assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquele que corresponde ao de maior abrangência e aquele que se refere ao Projeto Político-Pedagógico.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo IV: Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, com vistas ao disposto corretamente na alternativa:
Analise as afirmativas a seguir em torno da proposição dada, indicando-as como verdadeiras “V", ou falsas “F".
No Ensino Fundamental de 9 (anos) a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta:
( ) A mobilidade e a flexibilização dos tempos e espaços escolares.
( ) As articulações no interior do Ensino Fundamental, e deste com as etapas que o antecedem e o sucedem na Educação Básica, pois são elementos fundamentais para o bom desempenho dos estudantes e a continuidade dos seus estudos.
( ) A diversidade nos agrupamentos de alunos, as diversas linguagens artísticas, a diversidade de materiais, os variados suportes literários, as atividades que mobilizem o raciocínio, as atitudes investigativas.
( ) A articulação entre a escola e a comunidade e o acesso aos espaços de expressão cultural.
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
Conforme Vasconcellos (2002), considere os conceitos abaixo sobre planejamento:
I. É o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
II. Remete à prática; tem uma relação intrínseca com ela.
III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada.
Em relação aos conceitos acima, estão corretos:
A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:
A Lei nº 8.069/1990 considera criança e adolescente, respectivamente, de acordo com a descrição da alternativa: