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O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Aprender a conhecer” também tem como significado a descrição contida na alternativa:

Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:

I. os objetivos da educação e da instrução.

II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.

III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.

IV. a avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise os seguintes itens sobre a rotina:

I. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.

II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias, que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.

IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

A vazão de uma torneira é de 60 litros a cada 4 minutos. Para encher um reservatório com 3 metros cúbicos de água, essa mesma torneira levará:

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) O primeiro sujeito do texto é elíptico, mas determinado pela desinência número-pessoal do verbo.

( ) O pronome oblíquo presente no primeiro parágrafo do texto retoma o nome pessoa.

( ) A primeira oração do segundo parágrafo do texto expressa uma circunstância de tempo à declaração posterior de que “frituras, hambúrgueres, salgadinhos, balas, doces e refrigerantes costumam fazer parte do cardápio da maioria dos alunos" (linhas 4 e 5).

( ) O primeiro numeral presente no texto expressa ideia de percentagem, enquanto o segundo expressa a idade das crianças com excesso de peso.

( ) Excesso de peso (linha 9) e obesidade (linha 9), de acordo com o contexto do texto, estabelecem, entre si, uma relação de sinonímia.

( ) A palavra corrente (linha 11) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pelo adjetivo temporária.

Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.

I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.

II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.

III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.

IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.

V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.

Está (estão) correta(s):

Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. No entanto, compreender o processo didático como totalidade abrangente implica a descrição da alternativa:

O desenvolvimento integral de todas as crianças é uma das funções da educação. No caso da Educação Infantil, é fundamental considerar as possibilidades de aprendizagem que elas apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessária uma atuação que propicie o disposto na alternativa:

Um funcionário público deixa seu veículo em certo estacionamento, sempre das 8h30min às 12h30min, durante 5 dias da semana. Nesse estacionamento, diariamente, são cobrados R$ 1,50 pela primeira hora e R$ 0,75 por hora sucessiva. Com base nos dados apresentados, pode-se estimar que o gasto semanal dessa pessoa, com o estacionamento, é:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
A.(   ) a, à, necessária, à, essa
B.(   ) à, a, necessário, a, esta
C.(   ) a, à, necessário, à, esta
D.(   ) à, à, necessário, à, essa

Analise as seguintes afirmações:

I. A formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar na escola, desde os primeiros contatos da criança com o ambiente escolar, considerando que cabe às escolas, além da educação formal, colaborar para que as crianças tenham uma alimentação saudável e produtiva.

II. Frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes, entre outros, contribuem para o excesso de gorduras e açúcares nas crianças, podendo inibir a ação das proteínas que controlam o apetite e a saciedade.

III. A proibição de venda nas cantinas escolares de doces, frituras e refrigerantes é a principal medida a ser tomada por uma escola no sentido de conscientizar as crianças para o consumo moderado desses itens e para uma alimentação mais saudável.

De acordo com o texto:

Use as letras C e E para indicar se os itens acerca do fragmento do texto abaixo estão certos ou errados. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras de baixo para cima.

Alguns pesquisadores da área dizem que, educando as crianças sobre alimentação saudável nas escolas, elas podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".

( ) Retirando a desinência de plural da palavra crianças, com exceção do termo inicial Alguns pesquisadores, todas as demais palavras que estiverem no plural deverão passar para o singular, a fim de estabelecer a relação de concordância entre os termos.

( ) A oração entre vírgulas estabelece uma condição para a ação final descrita no fragmento, de que as crianças “podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".

( ) As palavras área, saudáveis e própria recebem acento gráfico em atenção à mesma regra.

( ) Os termos nas escolas e na sua própria casa atuam como adjuntos adverbiais, expressando uma circunstância de lugar às ações descritas.

( ) A palavra mediadoras, de acordo como o contexto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelos adjetivos intérpretes e conciliadoras.

O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:

Educação e saúde estabelecem uma relação a ser considerada, especialmente na Educação Infantil, pois as crianças pequenas são um grupo etário suscetível a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados, garantindo assim a integridade infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde considera a descrição da alternativa:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), são condições essenciais para favorecer as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, nas diferentes faixas etárias o disposto nas afirmativas abaixo:

I. Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que essas escritas possuem intenção comunicativa.

II. Dispor de um acervo em sala com livros e outros materiais, como histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais, entre outros, classificados e organizados com a ajuda das crianças.

III. Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.

IV. Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

A salmonella é um tipo de bactéria encontrada em alimentos contaminados e, após ingerida pelo hospedeiro, passa pelo estômago, multiplica-se, causando diarreia, dor abdominal e febre. Em uma pesquisa, constatou-se que a população P desse tipo de bactéria cresce segundo a função P(t)=25 . 2t , sendo que t representa o tempo em horas. Para atingir uma população de 400 bactérias, será necessário um tempo de:

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