Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.

Na educação escolar, o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula e que está diretamente relacionado ao aspecto didático, pode ser denominado:

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é incorreto o que se afirma na alternativa:

Analise cada afirmativa abaixo e preencha os parênteses com V, se for verdadeira, e com F, se for falsa.

( ) O jogo simbólico ou o faz de conta possibilita que a criança desenvolva a capacidade de imaginar e representar, além de abrir caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos.

( ) O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotarem outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

( ) As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, entre outros, limitam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.

( ) Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos; dessa forma, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), a avaliação na Educação Infantil é concebida de acordo com os seguintes itens: I. Um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. II. Momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. III. Um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. Está (estão) correto(s):

Trabalhando 8 horas por dia, 5 funcionários conseguem fazer 16 tarefas. Admitindo que todos os funcionários têm a mesma capacidade de trabalho e que todas as tarefas são idênticas, quantas tarefas serão realizadas por 6 funcionários durante 10 horas?

A educação do futuro lança muitos desafios. Torna-se necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá atender ao disposto na alternativa:

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e, consequentemente, muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta corretamente de acordo com a alternativa:

Considere as concepções a seguir relacionadas ao cuidar na instituição de Educação Infantil:

I. Embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, é necessário compreendê-lo como parte integrante da educação.

II. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

III. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.

IV. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282