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Tendo como pressuposto que só ocorre a mudança de uma determinada situação educativa quando, ao planejar, se tem certeza de onde se quer chegar, deve-se se ter claro que o ato do planejamento educacional exige compromisso, sendo um ato de intervenção que
I. exige participação e compartilhamento da responsabilidade.
II. implica organização, mas não pode ser visto como uma simples rotina.
III. necessita de encontros para refletir e reconhecer as suas limitações e possibilidades.
IV. diz respeito a interesses pessoais, organizacionais e burocráticos. Estão CORRETOS os itens

Historicamente, o pensamento pedagógico brasileiro tem apresentado diferentes concepções. Ele tem sido influenciado por diferentes teorias que interferem na prática pedagógica, tais como: inatista, ambientalista e interacionista, que são vivenciadas simultaneamente, no contexto educacional. Sobre elas, analise as afirmativas a seguir:
I. Para os inatistas, o docente deve respeitar a maturidade do educando, entendendo que, quanto menor a interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno.
II. A teoria ambientalista supervaloriza o ensino como uma técnica a ser transmitida, uma vez que o ser humano é uma folha em branco.
III. Para as teorias interacionistas, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio que o cerca.
IV. A teoria ambientalista entende que o sujeito nasce com as capacidades intelectuais determinadas.
V. Os interacionistas acreditam que o indivíduo é produto do meio em que vive.
Estão CORRETAS

A Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, define que o ensino será ministrado com base em alguns princípios explicitados no Art 3º, entre eles:
I. igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
II. respeito à liberdade e apreço à tolerância.
III. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. valorização, prioritariamente, da experiência escolar e, consequentemente, da extraescolar.
V. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Estão CORRETOS, apenas, os itens

A lei 8.069, de 13 de julho de 1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu Art. 94, define que as entidades que desenvolvem programas de internação têm algumas obrigações, entre outras:
I. preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente.
II. esforçar-se no sentido do restabelecimento e da preservação dos vínculos familiares.
III. oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal.
IV. oferecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos.
V. propiciar escolarização e profissionalização.
Estão CORRETOS os itens

Na perspectiva de uma pedagogia da autonomia, a prática socioeducativa deve objetivar a intervenção no mundo, contribuindo com a formação pessoal e social e oportunizando a criança e o adolescente a aprenderem a

A vida escolar é um espaço privilegiado para formar cidadãos capazes de partilhar responsabilidades e de conhecer seus direitos e deveres. Partindo desse pressuposto, é requisito básico para uma gestão participativa e democrática a(s)

A aquisição do conhecimento tem sido apontada por educadores como recurso e fator de produção decisivo para a inserção social do educando de forma consciente e crítica. Assim, as ações educativas devem

Hoje, psicólogos e educadores sabem que não há uma definição precisa do conceito de adolescência. Vários estudiosos afirmam que adolescência começa aos doze anos e termina por volta dos dezoito anos. O fato é que a adolescência não é uma fase natural da constituição humana, mas é uma construção

No que se refere à Organização da Educação Nacional, a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 8º, define que: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão os respectivos sistemas de ensino em regime de

Na Lei nº 12.594, de 12 de janeiro de 2012, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, está determinado que os Estados e o Distrito Federal inscreverão seus programas de atendimento e alterações no Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente, enquanto que os Municípios inscreverão seus programas, bem como as entidades de atendimento executoras no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No Art. 11, fica estabelecido que, para a inscrição de programa de atendimento, são requisitos obrigatórios:
I. a exposição das linhas gerais dos métodos e das técnicas pedagógicas, com a especificação das atividades de natureza coletiva.
II. a indicação da estrutura material, dos recursos humanos e das estratégias de segurança, compatíveis com as necessidades da respectiva unidade.
III. regimento interno que regule o funcionamento da entidade.
IV. plano rigoroso de punição às infrações cometidas dentro e fora das unidades.
Estão CORRETOS os itens

Ao planejar as ações a serem realizadas, deve-se observar cuidadosamente o nível de desenvolvimento das crianças e dos jovens e propiciar situações de aprendizagem que contribuam para a sua valorização. Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho, é necessário que

O projeto pedagógico da escola deve ser construído e implementado de forma compartilhada e democrática. Nesse sentido, a gestão e a implementação do projeto devem propiciar momentos que permitam aos professores

A permanência do aluno na escola e em programas que visam à formação da cidadania é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores. A falta de acolhimento e da inclusão dos alunos nesses espaços, geralmente, é originada porque

No Art 4º, da Resolução Nº 1, de 2006, do CNE/CP, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. No parágrafo único do artigo citado, as atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando
I. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação.
II. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas nãoescolares.
III. produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e nãoescolares.
IV. organização dos planejamentos escolares para supervisionar a ação docente. Estão CORRETOS os itens

A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 24, prevê que, nos níveis fundamental e médio, a educação será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

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