Ao que se refere à História do Sul do Brasil, analise os postulados abaixo I. A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, numa região rica em erva-mate e madeira disputadas pelos Estados do Paraná e Santa Catarina. O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. II. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo, insatisfeitos com a República Velha. Exigiam ainda, o voto secreto, obrigatoriedade do ensino secundário e a renúncia do atual presidente Artur Bernardes. Na defesa desses interesses, muitos revoltosos do Contestado uniram-se a Coluna Prestes, ficando conhecidos como Cidadãos de Cristo, dando um caráter messiânico ao movimento. III. Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma revolta contra o governo imperial do Brasil. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras. A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam o modelo de estado com maior autonomia às províncias. Nas alternativas abaixo, assinale a correta.
O transporte ferroviário é uma alternativa para reduzir custos de produção e comercialização, bem como, alivia as estradas e o transporte rodoviário. Com o objetivo estratégico e buscando aumentar a competitividade no setor de carnes, Santa Catarina aguarda o início das obras da ferrovia que deverá ligar o Oeste de Santa Catarina ao litoral Catarinense (Porto de Itajaí). Essa obra ferroviária importante para o desenvolvimento regional ficou conhecida como:
De acordo com a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (AEE): I. Tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. II. É realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios. III. Em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
De acordo com o disposto no Art. 31. a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. II. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 6 (seis) horas para a jornada integral. III. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total de horas. IV. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
Gilles Brougère, em seu livro Brinquedo e cultura (2010), discute o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira. Tomando por base os pressupostos desta obra, podemos afirmar que: I. O brinquedo é um objeto distinto e específico, com imagem projetada em três dimensões, cuja função parece vaga. II. A função do brinquedo é a brincadeira. III. O brinquedo parece definido por uma função precisa: trata-se antes de tudo, de um objeto que a criança manipula de forma condicionada às regras ou a princípios de utilização de outra natureza. IV. O jogo pode ser destinado tanto à criança quanto ao adulto: ele não é restrito a uma faixa etária. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
“O contexto da educação infantil, com os bebês, implica necessariamente em planejamento”. Tomando por base as reflexões de Ostetto (2000) no livro Encontros e encantamentos na educação infantil, analise as afirmativas a seguir: I. Elaborar um planejamento no espaço da educação infantil significa entrar na relação com as crianças (e não com os alunos!) mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo com as crianças. II. Mais do que conteúdos da matemática, da língua portuguesa e das ciências, o planejamento na educação infantil é essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que os rodeia e que nos causa espanto e paixão por desvendá-lo, formulando perguntas e convivendo com a dúvida. III. O pedagógico está relacionado somente àquelas atividades coordenadas ou dirigidas pelo educador, realizadas geralmente na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos- em regra papel, lápis... e que resultam num produto observável. IV. O caráter pedagógico está marcado e envolvendo todo o cotidiano. O pedagógico também envolve o que se passa nas trocas afetivas, em todos os momentos do cotidiano com as crianças; perpassa todas as ações: limpar, lavar, trocar, alimentar, dormir. O pedagógico envolve cuidado e educação. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
Aponte a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas abaixo: I. Foi bem na prova _______ havia estudado bastante. II. O ______ das coisas é sempre o ponto crucial dos diálogos. III. Esta é a estrada _________ passo todos os sábados.
Abaixo o mapa de Santa Catarina (limites entre Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina) com destaque para o município de Saudades.
A partir do mapa, referente à localização do Município de Saudades, assinale a alternativa correta.
A Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, estabelece qual das datas, a seguir relacionadas, como Dia Nacional da Consciência Negra?
De acordo com o disposto pela LDB 9394/96, e suas atualizações, coloque ( ) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; ( ) A educação infantil será oferecida em pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. ( ) A educação infantil será oferecida em creches para crianças de 0 a 3 (três) anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade. ( ) A avaliação na educação infantil acontecerá mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ( ) A avaliação na educação infantil acontecerá mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção quando for para o acesso ao ensino fundamental. Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Tomando como base a psicologia dialética e a epistemologia genética, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 1.Piaget. 2.Vygotsky. ( ) Formula seu entendimento acerca da relação entre a aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Entende que são processos distintos e interdependentes e atribui papel significativo da linguagem na interação entre esses dois processos, já que é por meio da apropriação e internalização da linguagem que o ser humano se desenvolve. ( ) Desenvolveu uma teorização onde o central era a compreensão de que a Inteligência e a vida têm em comum as funções de “Adaptação” e de “Organização”. ( ) Um dos principais representantes da Psicologia Marxista tem sua base filosófica e metodológica no Materialismo Dialético, e este compreende a essência da atividade humana e ( ) Entende que todos os seres vivos devem necessariamente realizar adaptações ao mundo, à natureza, ao ambiente. Este processo ocorre na dimensão do desenvolvimento, particularmente do desenvolvimento da inteligência, que é também para ele uma função biológica. ( ) A adaptação vital vai se constituir através de dois mecanismos: a assimilação e a acomodação, dois invariantes funcionais presentes em todo ato de inteligência. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna de cima para baixo:
De acordo com Oliveira (2010), “grande número de propostas pedagógicas para a educação infantil têm eleito a linguagem como seu eixo mais importante. Considerando a perspectiva abordada pela autora citada, assinale a alternativa incorreta:
Leia os fragmentos retirados das obras de Graciliano Ramos. Em qual alternativa o acento indicador de crase deverá ser retirado?
A Teoria da Complexidade nos remete à ideia de sustentabilidade. Busca reverter o quadro de vulnerabilidade a que todos estamos submetidos, inclusive o Planeta, na sua totalidade complexa. A visão de Sustentabilidade, não no sentido pequeno de adaptação, sobrevivência e de lucro, como às vezes é utilizado no âmbito organizacional, mas no sentido de preocupação com as perspectivas para as gerações futuras. A complexidade e suas implicações são as bases do denominado pensamento complexo que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento.
Entre os pensadores abaixo, assinale aquele que pode ser considerado o fundador da ciência da complexidade.
Referente ao Município de Saudades/SC analise as assertivas abaixo. I. Por meio da Lei Municipal n°27/79 de 28 de maio de 1979 foi instituído no município de Saudades o brasão que representa as armas do município. O Brasão constitui-se de um Escudo ibérico. Possui ainda, dois arados, um pé de fumo, um pé de milho e o nome do município "Saudades". II. A Bandeira Municipal foi instituída pela Lei Municipal n° 28/79 de 28 de maio de 1979. É formada por dois campos, sendo o campo superior de cor verde em sentido horizontal e o campo inferior de cor branca, também no sentido horizontal. Ao centro um losango de cor amarela ouro e sobre o losango o brasão do município. III. Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó; em 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de dezembro de 1961 foi emancipado. Distante 65 km de Chapecó, limita-se com 4 (quatro) municípios: Pinhalzinho, Maravilha, Cunha Porã e Chapecó. IV. “Muito anos atrás o imigrante; nessas plagas desertas chegou; Com amor e trabalho constante; nossa linda cidade fundou”. Essa é uma das estrofes do Hino Municipal de Saudades que tem com autor e compositor Horácio Nunes Pires. Nas alternativas abaixo, assinale a correta.