Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d

O Decreto Federal Decreto Federal Nº 4.073/2002, de 03 de janeiro de 2002, regulamenta a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Considerando os dispositivos dos Decreto em questão, a respeito do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e do Arquivo Nacional, assinale com “V" as afirmativas verdadeiras e com “F" as afirmativas falsas.

( ) O CONARQ funciona na sede do Arquivo Nacional.

( ) O CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional.

( ) O CONARQ é presidido pelo Diretor do Arquivo Nacional.

( ) O Arquivo Nacional é responsável por dar apoio técnico e administrativo ao CONARQ.

( ) O Arquivo Nacional é o órgão central do CONARQ.

( ) O Arquivo Nacional estabelece as diretrizes para o funcionamento do CONARQ e do SINAR.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Rondinelli, ao tratar das partes constituintes do documento arquivístico, recorre às definições apresentadas pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ e identifica uma hierarquia contendo cinco tipos de contexto. Identifique entre as opções abaixo a que se refere a definição de contexto jurídico administrativo:

Leia o texto a seguir.

Considerando as fases da gestão de documentos, assinale com “V" as afirmativas verdadeiras e com “F" as afirmativas falsas.

( ) A fase produção compreende os métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas de classificação.

( ) Na fase produção, deve-se evitar produzir documentos que não sejam essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado.

( ) A fase utilização diz respeito ao fluxo percorrido pelos documentos para o cumprimento de sua função administrativa, assim como de sua guarda, após cessar o trâmite.

( ) A fase de destinação compreende a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo.

( ) A fase destinação envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Leia o texto a seguir.

Considerando as atividades, os procedimentos, as vantagens e as condições da construção e dos equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário, também denominados arquivos intermediários, analise as afirmativas abaixo.

I. Os responsáveis pelo depósito de arquivamento intermediário devem atender às consultas dos órgãos depositantes.

II. Os documentos devem ser transferidos do arquivo corrente para arquivamento intermediário com as datas de eliminação e de recolhimento para guarda permanente definidas.

III. Uma das vantagens dos arquivos intermediários é economia de espaço, pessoal, equipamento e tempo.

IV. A construção e os equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário podem ser simples. No entanto, devem permitir a conservação adequada do acervo documental.

Está(ão) CORRETA(S):

Considerando que o e-Arq Brasil, publicado em 2011, orienta que os documentos arquivísticos digitais gerenciados por um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD devem ser preservados, analise os itens abaixo, e assinale com “V" as verdadeiras e com “F" as falsas:

( ) Os suportes de armazenamento de um SIGAD não necessitam ser acondicionados, manipulados e utilizados em condições ambientais compatíveis com sua vida útil prevista e/ou pretendida, de acordo com as especificações técnicas do administrador.

( ) Um SIGAD não necessita especificar ao administrador a vida útil prevista/ pretendida dos suportes.

( ) Um SIGAD não necessita informar, automaticamente, quais são os suportes cuja vida útil se encontra perto do fim.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

A Resolução Nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), de 9 de dezembro de 2014, dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.

Considerando as diretrizes elencadas na Resolução em questão, assinale a alternativa INCORRETA.

Bellotto, ao tratar do texto do documento diplomático, afirma que ele é a união de três partes distintas. Identifique nas opções abaixo o item que NÃO compõe o documento diplomático.

Todas as proposições abaixo se relacionam às reflexões desenvolvidas por Duranti sobre o conceito de documento arquivístico, EXCETO:

Leia o texto abaixo.

Hamilton é arquivista e trabalha no arquivo intermediário de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Em dezembro de 2015, Hamilton recebeu no arquivo intermediário os seguintes documentos:

- O projeto de pesquisa, original, proposto por um professor do Departamento de Sociologia e Antropologia, produzido em março de 2013, com o seguinte despacho: “O projeto foi executado entre 10/03/2013 e encerrado em 27/11/2015".

- Uma pasta contendo os resultados e as avaliações parciais, originais, dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas, referentes ao ano letivo de 2014, com a seguinte despacho: “Informações incluídas no relatório final".

- As folhas de ponto, originais, dos bolsistas de iniciação científica de um projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, referentes ao ano letivo de 2010.

- As fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, originais, produzidas no segundo semestre de 2015.

Considerando-se essas informações, a terminologia arquivística e o trecho da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentado abaixo.

Analise os quatro procedimentos a seguir.

I. Hamilton deve efetuar a transferência do projeto de pesquisa do professor do Departamento de Sociologia e Antropologia ao arquivo intermediário, onde irá permanecer até novembro de 2018, quando, então, deverá ser recolhido ao arquivo permanente.

II. Hamilton deve devolver a pasta contendo os resultados e as avaliações parciais dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas ao arquivo corrente da unidade, onde deverá permanecer até 2019, quando, então, deverá ser transferida ao arquivo intermediário.

III. Hamilton não deve efetuar a transferência das folhas de ponto dos bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até 2062, quando, então, poderão ser eliminadas.

IV. Hamilton não deve efetivar a transferência das fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até o segundo semestre de 2020, quando poderão ser eliminadas.

Está(ão) CORRETO(S):

Todas as opções a seguir são específicas à denominada área de contextualização da Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE, publicada em 2006, EXCETO:

A publicação do Arquivo Nacional, Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais (2014), no item Preservação de Acervos Documentais, define os aspectos que devem ser contemplados na elaboração de uma política de preservação visando garantir a salvaguarda do patrimônio documental. São aspectos a serem contemplados nessa política de preservação, exceto:

Leia o texto abaixo.

A respeito do planejamento da construção ou adaptação de edifícios destinados a abrigar arquivos, analise as afirmativas abaixo.

I. Os depósitos para armazenamento dos documentos devem estar isolados das áreas de circulação de público; ter portas corta-fogo; e ter área máxima de 400 m².

II. Os materiais usados para construção e revestimento devem ser escolhidos por suas características de durabilidade, isolamento de calor e umidade.

III. As áreas e serviços destinados ao atendimento do público e de trabalho dos técnicos também devem respeitar as recomendações quanto ao emprego de materiais que não representem risco de incêndio ou outros acidentes.

Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Rondinelli (2013) afirma que de acordo com a diplomática, a credibilidade de um documento arquivístico digital está diretamente vinculada a três conceitos básicos: acurácia, confiabilidade e autenticidade. Partindo dessa afirmativa, estabeleça a relação correta entre as colunas abaixo. 1- Acurácia 2- Autenticidade 3- Confiabilidade ( ) Preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez, e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo. ( ) Grau ao qual dados, informações, documentos e documentos arquivísticos são precisos, corretos, verdadeiros, livres de erros ou distorções, ou pertinentes ao assunto. ( ) Credibilidade de um documento arquivístico como uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere e é estabelecida pelo exame da completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua criação. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282