A repetição do chamado "futuro do gerúndio" em todos os parágrafos teve como objetivo dar ao texto um efeito:
Sejam os conjuntos 8 = {1 ,2,3,4,5,6} e A= {2,3,4,7} e as seguintes proposições p, q e r:
Se V representa o valor lógico verdade e F falsidade, as proposições p, q e r têm respectivamente, os seguintes valores lógicos:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera como aprendiz aquele que aprende uma profissão, dentro das normas da legislação sobre educação. No Capítulo V- Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho- define-se o que é considerado como aprendizagem, da seguinte forma:
Os estudos sobre o lazer indicam uma superação das questões dicotômicas entre lazer e trabalho em suas esferas isoladas da atuação humana e, dessa forma, descontextualizadas. Algumas visões denominadas de funcionalistas concebem o trabalho como um instrumento de dominação. Contrapondo-se a isso, o lazer deve ser considerado como:
Para o autor, o uso indevido do que ele denomina "futuro do gerúndio" propagou-se na comunicação moderna a ponto de se tornar uma:
Considere verdadeiras as seguintes proposições:
Portanto, é possível concluir que:
A Educação Física escolar passou por transições em que objetivos, conteúdos e métodos foram se modificando ao longo do tempo. Diferentes perspectivas influenciaram projetos pedagógicos com intencional idades diversas e percebem-se algumas rupturas entre elas. Analisando a Educação Física escolar, compreendida entre os séculos XIX e XX, observam-se as seguintes concepções pedagógicas, respectivamente na linha do tempo:
Considere a seguinte afirmação:
A negação lógica dessa sentença é:
A história da Educação Física confunde-se, em certos momentos, com a própria escolarização no Brasil. Entre decretos e reformas, a Educação Física, desde o século XIX, ocupou um papel de destaque, seja na preparação de um corpo forte, saudável, de hábitos higiênicos ou na constituição de princípios da eugenia da raça. A importação de métodos de ensino marcou um período em que as atividades eram determinadas por princípios ginásticas, fortemente marcados por métodos de origem militar. A implementação desses métodos ginásticas nas escolas brasileiras seguiu a seguinte ordem histórica:
O modelo denominado docimológico clásico, com métodos e técnicas, a partir de testagens, com fins classificatórios e seletivos predominou por um período de tempo como parâmetro avaliativo nas aulas de Educação Física escolar. A avaliação é um processo que vai além de verificações e testagens que legitimam a meritocracia e a exclusão. Para considerar a avaliação um processo que supere o parâmetro docimológico clássico, é necessário compreender:
As expressões" estou dirigindo" e "estamos andando" apresentam os verbos principais da ação no gerúndio e demonstram que esta ação acontece, no momento da fala, deforma:
Bruna pretende candidatar-se ao exercício de cargo no município de Cuiabá. Após longo tempo de estudo, verifica que existem requisitos previstos para provimento e investidura na Lei Complementar Municipal n° 93/2003, dentre os quais consta:
O jogo é um elemento crucial para o desenvolvimento das crianças e um excelente recurso pedagógico sendo, nas aulas de Educação Física, quase imprescindível. É fundamental saber estruturar e seriar bem os jogos para um bom resultado nas aulas. Nesse sentido, a sequência de complexidade a ser utilizada nos jogos para crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental é:
A relação do esporte e as possibilidades de interação social nas aulas de Educação Física escolar produzem algumas divergências quanto ao papel ou à função educativa do esporte. As abordagens críticas que analisam ao papel e a função socializadora do esporte numa perspectiva do conflito concordam que:
O trecho " Sinta-se livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar achando necessárias ... " pode ser reescrito, mantendo-se o sentido da frase, da seguinte forma: