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o industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. "Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de:

O controle de expedição, recebimento e arquivamento de documentos em geral é feito por meio do protocolo. O termo documento é utilizado para indicar "toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar" (Manual de Procedimentos de Protocolo, Expedição e Arquivo da Advocacia Geral da Unirão — 2010).
Os documentos cujo assunto não deve ser do conhecimento do público em geral recebem a denominação de:

A fotocopiadora é um equipamento utilizado para reproduzir documentos usando a tecnologia de eletrofotografia ou xerografia, daí a cópia resultante ser conhecida por fotocópia ou xerocópia. Das instruções a seguir, qual é desaconselhável na utilização da fotocopiadora?

O Almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma entidade. É um intermediário entre compras e os demais departamentos de uma entidade. Como o almoxarifado estoca produtos de valor, ele deve ser objeto de um controle rigoroso quanto à entrada, conservação e saída de materiais. Observe os seguintes elementos.

I. Inventário

II. Boletim Mensal do Almoxarifado

III. Ficha/ Registro de Estoque

IV. Ficha de Prateleira

V. Quadro Estatístico de Rotação de Estoque

VI. Registro Contábeis

Aponte a alternativa que reúne os elementos necessários para Controle do Almoxarifado.

Aponte, entre as afirmações a seguir, qual está incorreta.

Aponte qual contratação está dispensada do processo de licitação.

Observe as seguintes atribuições: I. Verificar se efetivamente foi recebido o que foi adquirido.
II. Trabalhar no desenvolvimento de fornecedores e manter boas relações.
III. Planejar e manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender à demanda da entidade, evitando excedentes que podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa.
IV. Administrar os contratos com os fornecedores.
V. Realizar as negociações de forma justa e honesta, garantindo sempre as melhores condições para a empresa, principalmente no que se refere às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade.
Aponte a alternativa que apresenta as atribuições de uma boa gestão de compras.

Da leitura da Constituição Federal emergem vários princípios que devem pautar a Administração Pública. Entretanto, por estarem claramente relacionados no art. 37 da CF, vários estudiosos da matéria descrevem cinco regras de observância obrigatória e perene como Princípios Básicos da Administração Pública.
Essas regras são conhecidas pela sigla LIMPE. São os princípios da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência. Aponte, entre as opções enumeradas, qual princípio estará sendo ferido se um prefeito, utilizando recursos da prefeitura, construir uma estrada interligando a área principal do município a uma propriedade particular de um seu parente, sem atendimento de verdadeira finalidade pública.

Existem três grupos de atitudes no atendimento ao público interno e externo. Atitudes ativas: são obrigatórias e compreendem a boa postura e apresentação; a cortesia, a empatia, o sorriso franco, o saber escutar, a gentileza e disposição, a rapidez no atendimento, a tranquilidade, a sinceridade, a comunicação correta e, principalmente, o comprometimento; atitudes reativas: só ocorrem se houver uma ação do público que as justifique; e atitudes pró-ativas que, embora não sejam obrigatórias, consistem na visualização de "oportunidades" para fazer um "algo mais" durante o atendimento, excedendo as expectativas.
Considerando as atitudes reativas, aponte a atitude incorreta diante de uma pessoa nervosa, agressiva e mal educada.

Os fornecedores, interessados em fornecer para a entidade, devem conhecer com antecedência como os preços por eles ofertados serão julgados. Assim, os critérios de julgamento devem ser definidos no ato de convocação de forma clara: compreende-se o preço, desconto, prazo de entrega, de execução e carência.
As propostas apresentadas serão julgadas objetivamente seguindo esses critérios pré-definidos. Essa condição é conhecida como:

A prestação de serviços públicos à coletividade é executada através da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de forma direta ou indireta, conforme a repartição administrativa de competências expressa na Constituição Federal. O Poder Público exerce suas funções administrativas por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, por exemplo, criado pela Lei Federal n2 3.820/1960 e dotado de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, tem por missão "orientar e fiscalizar o profissional para torná-lo consciente da importância da conduta ética da profissão com a saúde pública, proporcionando seu desenvolvimento e ainda a satisfação de integrar uma entidade eficaz e de referência, como usuário/cliente, voluntário e funcionário". O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo é uma:

o correio eletrônico substitui, com vantagens, os serviços do correio convencional. Por meio dele podemos enviar uma mensagem de e-mail a uma pessoa, a um grupo de pessoas ou a um computador. Também podemos enviar e receber, através do e-mail, arquivos anexos com fatos, programas etc. Há empresas que estabelecem políticas internas de uso aceitável de suas redes de computadores, para impedir o uso abusivo de seus equipamentos. Aponte, entre as seguintes situações, aquela que pode ser caracterizada como de mau uso ou de uso abusivo.

É importante que os serviços rotineiros da entidade façam parte de Manuais de Procedimentos, que devem ser seguidos rigorosamente. Os Manuais de Procedimentos, além de uniformizar a execução das tarefas da organização, podem ser constantemente melhorados e aperfeiçoados, o que contribui para o aumento da qualidade dos serviços da entidade. Entre as tarefas relacionadas, aponte a que não faz parte desses manuais.

O serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, por meio de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A empresa criada especificamente para atender a esses serviços é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). O telegrama é uma mensagem transmitida por sinalização elétrica ou radioelétrica, ou qualquer outra forma equivalente, a ser convertida em comunicação escrita, para entrega ao destinatário. Considere as características a seguir.
I. A assinatura pode ser omitida com permissão regulamentar.
II. Dizeres injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral, ou ainda contrários à ordem pública e aos interesses do País são de responsabilidade do emitente. III. Perpetração de crime ou contravenção ou impedimento de ação da justiça ou da administração.
IV. Notícia alarmante, mas verdadeira.
V. Desacordo com disposições legais ou convenções e acordos internacionais ratificados ou aprovados pelo Brasil.
Das características enumeradas, quais impedem que a EBCT aceite e entregue um telegrama?

O termo arquivo tem vários conceitos. Arquivo pode ser definido como a Instituição ou órgão administrativo responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Arquivo também representa o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela instituição (órgãos públicos, instituições de caráter público ou entidades privadas, ou ainda pessoa física) no curso de sua atividade, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos e que foram preservados para servirem como fonte de informação para a execução de suas atividades. Analise as seguintes atividades:

I. Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na entidade.

II. Avaliar, selecionar e formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido seu prazo de arquivamento.

III. Atender ao fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.

IV. Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.

V. Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.

Retratam as atividades dos serviços de arquivo:

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