o minidicionário de língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conceitua o vocábulo Correspondência corno o "ato ou efeito de corresponder (se); troca de cartas, telegrama etc." Pode-se concluir que o vocábulo correspondência compreende todos os instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes, cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas. Dependendo dos fins a que se destinam pode ser citada a correspondência particular, familiar ou social; a correspondência bancária; a correspondência comercial; a correspondência oficial, cada uma com suas características próprias. Tanto a correspondência comercial quanto a oficial devem conter algumas qualidades e características fundamentais: Clareza, Coesão, Concisão, Correção Gramatical, Formalidade e Uniformidade e Impessoalidade. "Deve-se informar economizando palavras, isto é, expressar-se com um mínimo de palavras um máximo de informações." Essa qualidade recebe a denominação de:
A estratégia de administração de uma entidade orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais é denominada Gestão da Qualidade. Ela é realizada por diversas etapas que incluem o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dispõe-se de várias ferramentas, técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliar as entidades no sentido de conseguirem a qualidade, ou seja, a ausência cada vez maior de defeitos na elaboração de seus produtos ou execução de serviços. Uma dessas ferramentas consiste na educação, dando ênfase à prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração de pensar, agir e sentir. Essa ferramenta é denominada: