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Em “ameaçando o próprio futuro da espécie humana" (quarto parágrafo), o uso do termo em destaque enfatiza a relevância do que está sendo enunciado. Com o mesmo sentido e cumprindo idêntica função, é empregado na frase:

Sobre o processo de formação da palavra voracidade (quinto parágrafo), é incorreto afirmar que:

“Da história da Terra aprendemos que ela passou por cerca de quinze grandes dizimações". (terceiro parágrafo). O termo em destaque introduz uma oração substantiva; é, pois, conjunção integrante. Essa é, também, a classificação do que em:

Hegemonicamente, na literatura científica, encontra-se o entendimento de que a mudança de alguns hábitos poderia melhorar a saúde da sociedade. Dessa forma, caberia ao sujeito alterar seus comportamentos, como por exemplo, realizar mais exercícios físicos e se alimentar adequadamente, para melhorar sua própria saúde. O que está implícito nesse discurso é a ideia de que:

Para alguns autores, a transdisciplinaridade remete à maior possibilidade de integração entre diferentes disciplinas científicas, na tentativa de explicar um fenômeno sem fragmentações. Na escola, é possível articular as várias disciplinas ao redor de um objeto a ser estudado, além de considerar a racionalidade do aluno, bem como sua forma de pensar e entender o mundo. Nesse sentido, o tema “obesidade infantil” deve:

A figura a seguir mostra a taxa anual de crescimento de dois meninos. A partir da interpretação da figura é possível afirmar que:

Entre algumas das abordagens da educação física escolar pode ser encontrada a “Abordagem Crítico-Superadora”. É característica dessa abordagem:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é estimulado que o professor de educação física trabalhe alguns conhecimentos básicos de fisiologia. Estes conhecimentos básicos para que o aluno compreenda as alterações que ocorrem no momento da prática de atividades físicas são:

De acordo com Rangel e colaboradores (2005), o lazer deve ser uma das possibilidades da educação física na escola, e sugerem que uma das ações a serem viabilizadas na escola seja:

Na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, os Ginásios Experimentais Olímpicos (GEOs) vêm desenvolvendo currículos que objetivam a formação de alunos-atletas-cidadãos. Nessa perspectiva, os alunos têm um currículo organizado com oferta de diversas modalidades esportivas e, também, aulas de Educação Física. Essa oferta busca atender as seguintes orientações emanadas pelo Parecer 04 CNE/SEB/98:

Outra forma de registrar, sem alterar o significado do que está expresso em “mitigar os efeitos letais" (segundo parágrafo), é:

Em “invernos rigorosos como não se viam há decênios" (quarto parágrafo), a forma verbal em destaque está na voz passiva e pode ser corretamente substituída, sem alteração de tempo nem voz, por:

Tendo em vista a concordância verbal, o verbo está incorretamente flexionado na frase:

A prática regular de exercícios físicos tem sido associada à menor prevalência de inúmeras doenças, e considerada como um comportamento importante e desejável, desde os anos escolares. Por outro lado, um desdobramento que daí decorre diz respeito ao processo de “culpabilização”, que ocorre, frequentemente, quando o sujeito não possui tal hábito e, por ventura, sofra de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, etc. Com o propósito de debater tal questão, Palma (2001) aponta que a adoção desse comportamento pode estar relacionada a outras questões que estão além da “força de vontade”. Desse modo, segundo o autor, é possível afirmar que:

Quando o professor propõe um jogo nas aulas de educação física, em que ressalta a importância de se respeitar as regras e os colegas que estão participando, está valorizando a dimensão do conteúdo:

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