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Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma. 

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

A imagem, a seguir, se refere a planificação de um prisma de base triangular.

Leia o texto, julgue o item 57:

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O capítulo IV, do Direito à Educação, Art 27: 
Parágrafo único. É dever do Estado, __________, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1f5A9Or7JOXCbQ_XaVQ0Wxx8UmlaXGNk0/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do texto, a expressão que completa lacuna adequadamente é: da família.

Leia o texto para julgar o item 38

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a unidade temática Números é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras. 
(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 268. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.  Acesso em: agosto de 2021).

O ensino de algoritmos para resolver operações básicas requer o domínio das características do Sistema de Numeração Decimal. O estudante precisa compreender os agrupamentos e reagrupamentos na base 10, tal conhecimento pode ser desenvolvido por meio de jogos, materiais manipuláveis, brincadeiras e resolução de problemas, dentre outras abordagens metodológicas e recursos didáticos.

Leia o texto, organizado em duas partes para julgar os itens 44 e 45:

Parte- 1. O documento “Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no 
processo de alfabetização”, apresenta reflexões sobre o ensino e aprendizagem das letras enquanto uma tarefa sutil, porém, complexa porque exige conhecimentos linguísticos, como os conceitos que envolvem “O que é letra?”, para que os alunos compreendam o funcionamento do ____________________________.

 Parte- 2. Podemos afirmar que quando um aluno, do processo de alfabetização, não identifica as formas das letras, bem como não as diferencia ou seja, ele não faz a _______________________, ele também não vai realizar sem erros a _________________________ (o valor que cada letra tem dentro do sistema de escrita) o que dificulta e problematiza a apropriação da leitura e da escrita, a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Documento: Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no processo de alfabetização.Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oeH0NeKvHEvpeTbTxXbbiw6KowbhZvd4/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do trecho, julgue os itens 44 e 45:

Parte -2. Os termos categorização gráfica e categorização funcional completam, corretamente as lacunas.

A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52: 

O conhecimento sobre o trabalho que é proposto pela instituição e sobre o desempenho das crianças, deve ser apresentado às famílias em um documento específico.

“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade

Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os 
itens 48 a 50: 

A criança de 4 (quatro) anos deve ter vaga garantida em escolas públicas de educação infantil ou ensino fundamental mais próximas de sua residência.

O texto abaixo foi retirado da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 33 e 34:

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e 
cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o 
universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas 
aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

Os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se e imaginar. 

Leia o texto para julgar o item 6:

A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como 
definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021). 

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Leia o texto, a seguir, para resolver as questões 11 e 12:

Uma das regras da sintaxe da Língua Portuguesa é a de que verbos concordam com o sujeito, nas frases. Contudo, para aqueles verbos aos quais não são atribuídos sujeito, os chamados verbos impessoais, a flexão verbal não segue esta regra. Entre os verbos que formam este grupo, os verbos impessoais, estão: “Haver
e Fazer”.

A partir do texto, julgue a flexão do verbo haver no item 11 e do verbo fazer no item 12:

Houve vezes em que a seca e o calor estiveram extremamente intensos na nossa cidade. 

Leia o texto, organizado em duas partes para julgar os itens 44 e 45:

Parte- 1. O documento “Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no 
processo de alfabetização”, apresenta reflexões sobre o ensino e aprendizagem das letras enquanto uma tarefa sutil, porém, complexa porque exige conhecimentos linguísticos, como os conceitos que envolvem “O que é letra?”, para que os alunos compreendam o funcionamento do ____________________________.

 Parte- 2. Podemos afirmar que quando um aluno, do processo de alfabetização, não identifica as formas das letras, bem como não as diferencia ou seja, ele não faz a _______________________, ele também não vai realizar sem erros a _________________________ (o valor que cada letra tem dentro do sistema de escrita) o que dificulta e problematiza a apropriação da leitura e da escrita, a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Documento: Ao Pé da Letra – Reflexões sobre o alfabeto: ensino e aprendizagem das letras no processo de alfabetização.Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oeH0NeKvHEvpeTbTxXbbiw6KowbhZvd4/view?usp=sharing. Acesso em: 17/08/2021

A partir da leitura do trecho, julgue os itens 44 e 45:

Parte –1. O termo: sistema de escrita alfabética (SEA), completa corretamente a lacuna.

“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade

Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os 
itens 48 a 50: 

Todas as crianças que têm 3 (três) anos em janeiro, mas fazem aniversário até 31 de março devem ser obrigatoriamente matriculadas na Educação Infantil. 

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

Prisma de base triangular possui 9 arestas, 6 vértices e 5 faces.

Leia o texto, a seguir, para responder a questão 13:

A palavra ortografia (formada pelos elementos gregos ortho “correto”, e grafia “escrita”) dá nome à parte da gramática que se preocupa com a correta representação escrita das palavras. É a ortografia, portanto, que fixa padrões de correção para a grafia das palavras. Atualmente, a ortografia em nossa língua obedece a uma 
combinação de critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) e fonológicos (ligados aos fonemas representados). É importante compreender que a otografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a Língua Portuguesa é oficial. Grafar corretamente uma palavra significa, portanto, adequar-se a um padrão estabelecido por lei. As dúvidas quanto à correção devem ser resolvidas por meio da consulta aos dicionários e publicações oficiais ou especializadas. (fonte: Pasquale e Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa, pág. 35)

Considerando a necessidade da escrita ortográfica correta, julgue o item 13:

Está correta a grafia de todas as palavras deste grupo:

A partir da leitura da tirinha, julgue os itens 17 e 18:

RECRUTA ZERO


WALKER, Mort. Recruta Zero. Disponível em: https://www.montedo.com.br/2017/08/17/zero-no-diva/
Publicada em: 17/08/2017. Acesso em: 16/08/2021.

O trecho a seguir não apresenta artigo definido: “O sargento diz que você não o obedece, responde e se esconde dele.

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