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O texto abaixo foi retirado da Referencial Curricular do Paraná. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 35 a 37:

“Esta versão, posta em consulta pública e também objeto de estudo de eventos de formação continuada das redes de ensino, recebeu contribuições dos educadores e da comunidade se tornando um documento representativo das aspirações e necessidades da Educação Infantil no Estado do Paraná, inclusive com oportunidade de rever as questões relacionadas a inclusão, igualdade, diversidade e equidade, as quais devem permear todo o trabalho. Toda prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil deve considerar a identificação das necessidades educacionais especiais dos estudantes, bem como as intervenções necessárias em ambiente de ensino para o atendimento de todos os alunos.”

Fonte: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6

No Referencial Curricular do Paraná é feita a relação dos três princípios (Ético, Político e Estético) que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar, com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento que estão na BNCC.

Julgue as questões 21 a 23:

 

Uma determinada empresa paga 2 salários em dezembro: o salário mensal e o 13º salário proporcional aos meses trabalhados. Considerando que Bruna trabalhou 8 meses nessa empresa e que o salário é de R $1.045,00, podemos dizer que ela vai receber R$ 696,66, como 13º salário.

Ao estabelecer um comparativo entre os programas do pacote Microsoft Office e Google Docs, julgue o item 9:

Existem alternativas gratuitas aos programas do pacote Microsoft Office, entre elas o Google Docs. Sendo assim, o Documentos Google equivale ao Microsoft Word, Formulários Google equivale ao Microsoft Excel e Apresentações Google equivale ao Microsoft PowerPoint.

Leia o texto para julgar os itens 4 e 5: 

Segundo a BNCC, as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Sendo possível acessar, produzir e publicar conteúdos variados em diferentes mídias como: fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 68. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

No que se refere ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, aplicadas ao ensino da Língua Portuguesa, os gêneros textuais impressos e/ou textos em suportes físicos, cedem lugar para os novos gêneros e textos multissemióticos e multimidiáticos, visto que os estudantes do século XXI são nativos digitais.

A partir da leitura do texto, julgue os itens 15 e 16:

“Conheça a história de Naruto
Naruto é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. A série conta a história de Naruto Uzimaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002. A série Naruto, chegou ao Brasil em janeiro de 2007 no Canal Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT. Diversos canais pagos no Brasil e no mundo transmitem episódios de Naruto.
Além do mangá ser vendido em 35 países fora de sua pátria, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões 
de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no Japão e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.”
Disponível em: https://coxinhanerd.com.br/história-de-naruto. Acesso em: 13/08/2021. Postagem de: Cris Siqueira.

“A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002.”  Japão – O til (~) é um sinal gráfico empregado sobre as letras “a e o” para indicar a nasalização dessa vogal.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 31, prevê a organização da Educação Infantil, estabelecendo regras comuns que todas as instituições de Educação Infantil devem seguir. Considerando o exposto, julgue o item 47:

Em relação a avaliação, é necessário expedir documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o Ensino Fundamental.

Com base na Deliberação nº 01/2020 - Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), julgue os itens 53 e 54:

As atividades e estudos escolares não presenciais deverão ter como ponto de partida os objetivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Julgue as questões 21 a 23:

Uma possibilidade de decomposição para o número 34 567 é: 3 x (10 000) + 4 x (1 000) + 5 x (100) + 6 x (10) + 7.

Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 
2021.

Considerando esse conjunto de princípios e pressupostos, os eixos de integração considerados na BNCC de Língua Portuguesa são aqueles já consagrados nos documentos curriculares da área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses)

Leia o texto a seguir para julgar os itens 39 e 40:

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em 
Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões 
que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.

(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 276. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 
agosto de 2021)

A aprendizagem da Matemática ocorre de forma independente dos demais componentes e práticas sociais, pois a natureza dos conhecimentos matemáticos são complexos e difíceis de serem articulados com outras habilidades.

Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em: 
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf. Acesso em agosto de 2021)

Os itens da prova são elaborados com base em uma matriz de referência, que reúnem os conteúdos (tópicos ou temas) e as descrições das habilidades (descritores) a serem avaliados em cada área do conhecimento e etapa do ensino fundamental – 5º e 9º ano.

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