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Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que 
consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível 
destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e 
desdobram-se no tratamento didático proposto para as  três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, 
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível 
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A competência 4, propõe utilizar diferentes linguagens, inclusive a digital, como forma de comunicação, bem  como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar  informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao  entendimento mútuo.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue o item 3:

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e devem garantir algumas experiências. (Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010, p. 25. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em agosto de 2021).

As experiências que envolvem recursos tecnológicos e midiáticos, não são contempladas nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, visto que podem prejudicar o desenvolvimento infantil. 

Com base na Deliberação nº 01/2020 - Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), julgue os itens 53 e 54:

Os estudos escolares não presenciais consistem em orientações às famílias na execução de atividades, por meio de propostas que indiquem o objetivo, a metodologia e o registro das aprendizagens, planejadas pelos professores, mediadas por um adulto e realizadas pelos estudantes da Pré-Escola, do Ensino Fundamental – anos iniciais e suas modalidades.

Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 2021.

Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o 
desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. 

O texto abaixo foi retirado da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 33 e 34:

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e 
cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o 
universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas 
aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

A BNCC para a Educação Infantil está estruturada em Campos de Experiências. Cada campo apresenta objetivos de aprendizagem e saberes e conhecimentos e estão divididos por faixa etária. São eles: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Na frase: “O operário daquela empresa era um trator”, a palavra destacada adquire o sentido conotativo.

Leia o texto a seguir para julgar o item 27:

Numa ampliação ou redução de figuras geométricas planas, os lados conservam a mesma forma, mas não o 
mesmo comprimento. Para que duas figuras geométricas planas sejam semelhantes, elas precisam ter ângulos congruentes, isto é, de mesma medida e lados proporcionais.
(Fonte: adaptado de http://clubes.obmep.org.br/blog/sala-para-leitura_032-ampliar-ou-reduzir-eis-a-questao/
Acesso em agosto de 2021)

As imagens a seguir mostram dois retângulos construídos em malha quadriculada. Podemos dizer que o retângulo B representa uma ampliação do retângulo A, pois atende ao conceito de semelhança.

Leia o texto a seguir para julgar os itens 39 e 40:

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em 
Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões 
que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.

(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 276. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: agosto de 2021)

O professor Rodrigo precisa ensinar a multiplicação aos estudantes do 3º ano. Para introduzir o assunto, ele 
escreveu a tabuada do 2 no quadro de giz e os estudantes realizaram a cópia. Pediu, como tarefa, para que 
memorizassem os resultados e no dia seguinte propôs um jogo de bingo, onde eles deveriam marcar na cartela, o resultado da multiplicação anunciada pelo professor. A estratégia de ensino utilizada pelo professor potencializa a compreensão da multiplicação, pois o jogo de bingo ajuda no processo de memorização.

A partir da leitura do texto, julgue os itens 15 e 16:

“Conheça a história de Naruto
Naruto é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. A série conta a história de Naruto Uzimaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002. A série Naruto, chegou ao Brasil em janeiro de 2007 no Canal Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT. Diversos canais pagos no Brasil e no mundo transmitem episódios de Naruto.
Além do mangá ser vendido em 35 países fora de sua pátria, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões 
de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no Japão e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.”
Disponível em: https://coxinhanerd.com.br/história-de-naruto. Acesso em: 13/08/2021. Postagem de: Cris Siqueira.

A finalidade desse texto é vender as revistas do Naruto.

A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52: 

Mesmo que não há retenção na Educação Infantil, devem ser criados procedimentos que garantam a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho. 

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, julgue o item 46:

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e emocional, complementando a ação da família e da comunidade.

Leia o texto e a tirinha, a seguir, para resolver a questão 14:

A coesão textual é um dos aspectos primordiais para a clareza de uma mensagem, tanto oral como escrita. Em se tratando da linguagem escrita, um texto não é um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias conectadas entre si, de modo a formar um todo coeso e compreensível. Entre outros elementos, a coesão textual ocorre com o uso de conjunções, como na tirinha a seguir, veja:

fonte: https://www.google.com.br/search?q=conjun%C3%A7%C3%A3o+em+tirinhas&tbm  Acesso em agosto de 2021.

Julgue a afirmação sobre o uso da conjunção “mas” na tirinha, no item 14:

Mas” é uma conjunção alternativa que exprime intensidade e importância, pode ser substituída por “contudo e porém”.

A partir da leitura do texto, julgue o item 19:

“Um trabalhador de 39 anos, que não teve a identidade divulgada, ficou ferido após se envolver em um acidente com um trator. O fato aconteceu na tarde desta segunda (16), na Linha São Roque, em Faxinal dos Guedes, no Oeste Catarinense. O corpo de bombeiros informou que a vítima trabalhava com a máquina na hora do acidente [...]” 
Disponível em: https://ndmais.com.br/seguranca/bombeiros/trator-tomba-apos-ser-atingido-por-tora-e-deixa-trabalhador-ferido-em-faxinal-dos-guedes/. Acesso em: 16/08/2021

A palavra trator, destacada no texto, está empregada no sentido denotativo.

Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que 
consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível 
destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e 
desdobram-se no tratamento didático proposto para as  três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, 
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível 
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A quinta competência da BNCC, foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico e responsabilidade de uso. Esta competência visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender, produzir, resolver problemas e exercer o protagonismo, tanto na vida pessoal como na coletiva. 

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