Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Leia o texto para julgar os itens 4 e 5:

Segundo a BNCC, as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e 
disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Sendo possível acessar, produzir e publicar conteúdos variados em diferentes mídias como: fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 68. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

No que se refere ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, aplicadas ao ensino da Língua Portuguesa, os gêneros textuais impressos e/ou textos em suportes físicos, cedem lugar para os novos gêneros e textos multissemióticos e multimidiáticos, visto que os estudantes do século XXI são nativos digitais.

Leia o texto para julgar o item 6:

A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021). 

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”

Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade 

Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os itens 48 a 50: 

 

Todas as crianças que têm 3 (três) anos em janeiro, mas fazem aniversário até 31 de março devem ser obrigatoriamente matriculadas na Educação Infantil. 

Julgue as questões 21 a 23:

Uma determinada empresa paga 2 salários em dezembro: o salário mensal e o 13º salário proporcional aos meses trabalhados. Considerando que Bruna trabalhou 8 meses nessa empresa e que o salário é de R $1.045,00, podemos dizer que ela vai receber R$ 696,66, como 13º salário.

Considere o conceito a seguir para julgar o item 30:

O sistema de numeração decimal é composto por 10 algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Utilizando esses algarismos podemos escrever quaisquer números que desejarmos.

Utilizando dois algarismos distintos, Henrique percebeu que é possível escrever 90 números.

Julgue as questões a seguir:

Na BNCC cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Brincadeiras e Jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas e Práticas Corporais de Aventura. O documento afirma que essa categorização não tem pretensões de universalidade, “pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar” (BRASIL, 2018, p. 214).

Leia o texto, a seguir, para resolver as questões 11 e 12:

Uma das regras da sintaxe da Língua Portuguesa é a de que verbos concordam com o sujeito, nas frases. Contudo, para aqueles verbos aos quais não são atribuídos sujeito, os chamados verbos impessoais, a flexão verbal não segue esta regra. Entre os verbos que formam este grupo, os verbos impessoais, estão: “Haver e Fazer”.

A partir do texto, julgue a flexão do verbo haver no item 11 e do verbo fazer no item 12:

Houve vezes em que a seca e o calor estiveram extremamente intensos na nossa cidade.

A partir da leitura da tirinha, julgue os itens 17 e 18:

WALKER, Mort. Recruta Zero. Disponível em: https://www.montedo.com.br/2017/08/17/zero-no-diva/ 
Publicada em: 17/08/2017. Acesso em: 16/08/2021.

O trecho a seguir não apresenta artigo definido: “O sargento diz que você não o obedece, responde e se esconde dele.”

Julgue as questões a seguir:

Segundo o Referencial Curricular do Paraná, a delimitação dos objetivos de aprendizagem privilegia três dimensões de conhecimento inter-relacionadas: experimentação; uso e apropriação e reflexão sobre a ação.

Julgue as questões a seguir:

Tematizando o conteúdo “Esportes” na escola, o professor deve priorizar as aulas com vivências práticas dos movimentos específicos, evidenciando assim, as dificuldades motoras dos alunos, fazendo uso e apropriação dos movimentos estudados.

Com base na Deliberação nº 01/2020 - Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), julgue os itens 53 e 54:

As atividades e estudos escolares não presenciais deverão ter como ponto de partida os objetivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Leia o texto. A partir da leitura, julgue o item 56:

De acordo com a BNCC: “No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas. Nesse conjunto de práticas, nos dois primeiros anos desse segmento, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Afinal, aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.” (BRASIL, 2017, p.63)
MEC-BRASIL (2017). Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 16/08/2021.

A partir da leitura do trecho da BNCC: é possível concluir que nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.

Julgue as questões a seguir:

O principal objetivo da interdisciplinaridade, diz respeito a compreender que o aluno/sujeito é “uno”, ou seja, ele faz parte de todos os agentes escolares. O aluno não é um ser fragmentado. Assim a Educação Física deve vivenciar atividades que priorizem a utilização do corpo em detrimento à utilização do raciocínio, pois mais importante é o aluno saber fazer.

Julgue as questões a seguir:

Conforme a Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018, p. 213), “a Educação Física é componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social”. Assim, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais que devem ser considerados no encaminhamento metodológico: movimento corporal como elemento essencial; organização interna e produto cultural.

A partir da leitura do texto, julgue os itens 15 e 16:

Conheça a história de Naruto
Naruto é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. A série conta a história de Naruto Uzimaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série foi lançada em revista e mais tarde o mangá foi adaptado para anime e estreou no Japão em 2002. A série Naruto, chegou ao Brasil em janeiro de 2007 no Canal Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT. Diversos canais pagos no Brasil e no mundo transmitem episódios de Naruto.
Além do mangá ser vendido em 35 países fora de sua pátria, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no Japão e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.”
Disponível em: https://coxinhanerd.com.br/história-de-naruto. Acesso em: 13/08/2021. Postagem de: Cris Siqueira.

A finalidade desse texto é vender as revistas do Naruto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282