De acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP 1990), o único dispositivo legal que regula a ortografia oficial
no Brasil, por meio do Decreto nº 6583, de 29/09/2008, é correto afirmar que:
No trecho “tenho 85 anos” (l. 12), o termo sublinhado exerce a função sintática de:
Sobre as Tendências Pedagógicas da prática escolar, no Brasil, assinale a alternativa correta:
A professora Ilma Passos de Alencastro Veiga diz que a “docência é uma atividade profissional complexa, pois requer saberes
diversificados. Isso significa que os saberes que dão sustentação à docência exigem uma formação profissional numa perspectiva
teórica e prática". A respeito dos saberes docentes, é correto dizer que:
Segundo as DCNEIs, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras. A partir de que momento as crianças começam a interagir?
O número de crianças por professor deve possibilitar atenção, responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias. Levando em consideração as características do espaço físico e das crianças, no caso de agrupamentos com criança de mesma faixa de idade, indique a alternativa correta, de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNEB, 2013) para a Educação Infantil.
Ao realizar provas operatórias com crianças entre 4 e 6 anos, em média, Jean Piaget observou que as crianças mais novas se
prendiam a fatores de ordem perceptiva para afirmar a igualdade ou a desigualdade das fileiras de fichas apresentadas pelo
pesquisador, ou seja, ao mudar a disposição das fichas, as crianças mudavam de opinião sobre a igualdade ou desigualdade das
fileiras. No exemplo abaixo, as crianças poderiam afirmar que as duas fileiras são iguais, porque centravam sua análise na percepção
apenas.
Segundo Piaget, as crianças respondem assim porque lhes falta ainda a construção de uma estrutura de pensamento lógicomatemático.
Indique a alternativa que nomeia essa estrutura de pensamento.
A comparação de grandezas é um conteúdo de caráter prático já que frequentemente comparamos objetos e quantidades de
mesma natureza. Isso nos leva à ideia de medida e ao desenvolvimento de procedimentos para o uso adequado de instrumentos,
tais como balança, fita métrica e relógio.
Desse modo, estruturas conceituais relativas às medidas podem ser desenvolvidas por meio de experiências em que se enfatizam
aspectos, tais como as alternativas abaixo, COM EXCEÇÃO DE:
Com relação ao emprego do sinal indicativo de crase, examine esta oração “nunca ia a parte alguma sem um termômetro” (l. 08) e marque a assertiva correta.
São precursores da Didática:
Os instrumentos de avaliação são elementos importantes para a Didática à medida que ajudam na coleta de dados sobre a
aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é certo garantir que:
Ao passo que os adultos reconhecem a inteligência das crianças que lhes são próximas, como filhos, netos, sobrinhos, as escolas
propõem atividades não condizentes com as competências e habilidades infantis. São atividades pensadas para uma criança
genérica, imatura, em dissonância com o seu nível de desenvolvimento. Tal pressuposto tem justificado a presença de atividades
ditas preparatórias na educação infantil, visando à aquisição de pré-requisitos para aprendizagens posteriores do Ensino
Fundamental.
Sobre o texto acima, indique a alternativa correta.
No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à
escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos,
diferenciando-os e articulando-os.
Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.
A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.