Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP 1990), o único dispositivo legal que regula a ortografia oficial

no Brasil, por meio do Decreto nº 6583, de 29/09/2008, é correto afirmar que:

No trecho “tenho 85 anos” (l. 12), o termo sublinhado exerce a função sintática de:

Sobre as Tendências Pedagógicas da prática escolar, no Brasil, assinale a alternativa correta:

A professora Ilma Passos de Alencastro Veiga diz que a “docência é uma atividade profissional complexa, pois requer saberes

diversificados. Isso significa que os saberes que dão sustentação à docência exigem uma formação profissional numa perspectiva

teórica e prática". A respeito dos saberes docentes, é correto dizer que:

Segundo as DCNEIs, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras. A partir de que momento as crianças começam a interagir?

O número de crianças por professor deve possibilitar atenção, responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias. Levando em consideração as características do espaço físico e das crianças, no caso de agrupamentos com criança de mesma faixa de idade, indique a alternativa correta, de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNEB, 2013) para a Educação Infantil.

Ao realizar provas operatórias com crianças entre 4 e 6 anos, em média, Jean Piaget observou que as crianças mais novas se

prendiam a fatores de ordem perceptiva para afirmar a igualdade ou a desigualdade das fileiras de fichas apresentadas pelo

pesquisador, ou seja, ao mudar a disposição das fichas, as crianças mudavam de opinião sobre a igualdade ou desigualdade das

fileiras. No exemplo abaixo, as crianças poderiam afirmar que as duas fileiras são iguais, porque centravam sua análise na percepção

apenas.
Segundo Piaget, as crianças respondem assim porque lhes falta ainda a construção de uma estrutura de pensamento lógicomatemático.

Indique a alternativa que nomeia essa estrutura de pensamento.

A comparação de grandezas é um conteúdo de caráter prático já que frequentemente comparamos objetos e quantidades de mesma natureza. Isso nos leva à ideia de medida e ao desenvolvimento de procedimentos para o uso adequado de instrumentos, tais como balança, fita métrica e relógio.
Desse modo, estruturas conceituais relativas às medidas podem ser desenvolvidas por meio de experiências em que se enfatizam aspectos, tais como as alternativas abaixo, COM EXCEÇÃO DE:

A mensagem central do texto acima se baseia em que premissa?

Com relação ao emprego do sinal indicativo de crase, examine esta oração “nunca ia a parte alguma sem um termômetro” (l. 08) e marque a assertiva correta.

São precursores da Didática:

Os instrumentos de avaliação são elementos importantes para a Didática à medida que ajudam na coleta de dados sobre a

aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é certo garantir que:

Ao passo que os adultos reconhecem a inteligência das crianças que lhes são próximas, como filhos, netos, sobrinhos, as escolas propõem atividades não condizentes com as competências e habilidades infantis. São atividades pensadas para uma criança genérica, imatura, em dissonância com o seu nível de desenvolvimento. Tal pressuposto tem justificado a presença de atividades ditas preparatórias na educação infantil, visando à aquisição de pré-requisitos para aprendizagens posteriores do Ensino Fundamental.
Sobre o texto acima, indique a alternativa correta.

No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos, diferenciando-os e articulando-os.
Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282