A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida pelo e para o processo de aprendizagem humana. No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar. No contexto escolar, a Psicopedagogia assume um caráter preventivo quando: I. Promove orientações metodológicas. II. Trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando-as. III. Trabalha com a formação de professores. IV. Orienta e auxilia a organização das atividades. Estão corretas apenas:
A Psicogênese da língua escrita, propõe níveis evolutivos pelos quais passam as crianças no seu processo de aprendizagem do código escrito, tomando como suporte a teoria Psicogenética de Jean Piaget. Observe a imagem abaixo e responda:
A criança encontra-se no nível psicogenético:
Observe a imagem.
A psicopedagogia é uma área de estudo recente e veio para desmistificar o fracasso escolar. O psicopedagogo e a escola, como um todo, devem tentar encontrar soluções para se minimizar o fracasso escolar. A atuação do psicopedagogo diante do fracasso escolar deve ser, EXCETO:
A dislexia é um dos distúrbios que mais afetam a aprendizagem. No caso dos disléxicos, o psicopedagogo deve planejar meios pelo qual ele irá promover a aprendizagem do aluno. A maneira correta de se trabalhar com um disléxico é: I. Explorar a aprendizagem multissensorial com o lúdico. II. Fazer a verificação dos testes de inteligência, audição e linguagem. III. Fazer o acompanhamento da criança, através de trabalhos dirigidos à autoestima. IV. Propor atividades de intervenção reeducativa e preventiva, com a ajuda dos pais. Estão corretas apenas:
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), no que diz respeito ao Ensino Religioso, é possível afirmar que:
A letra feia e ilegível, vista muitas vezes como resultado da falta de capricho, pode indicar um distúrbio de aprendizagem chamado disgrafia. A criança com disgrafia apresenta uma escrita desviante em relação à norma/padrão, isto é, uma “caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas”. Quando a criança não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, palavras e frases, ela apresenta:
A avaliação psicopedagógica é um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes acerca dos vários elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação psicopedagógica. I. Levantamento do repertório infantil relativo às habilidades acadêmicas e cognitivas. II. Identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança. III. Identificação de características emocionais da criança. IV. Identificação de padrões de raciocínio utilizados pela criança ao abordar situações e tarefas acadêmicas. Estão corretas:
Observe a figura abaixo e responda.
De acordo com Ferreiro & Teberosky (1999), a criança da figura, encontra-se no nível de escrita:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, a idade mínima obrigatória para a matrícula dos estudantes é:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), é adequado afirmar que:
Os distúrbios de aprendizagem são disfunções psiconeurológicas, em que a causa é neurológica e o comportamento é a manifestação de que algo não está bem. Em relação ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), não é correto afirmar que:
Piaget dedicou-se exclusivamente ao estudo do desenvolvimento cognitivo. O estágio em que a criança desenvolve sua capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes) e apresenta as características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância) e pensamento dependente das ações externas, é o:
No início do ano letivo, a professora Joana percebeu que todas as vezes que ia escrever no quadro, o aluno Pedro sentia-se incomodado com a iluminação da sala de aula, pedindo sempre para fechar as cortinas e apagar a luz. Logo detectou que o aluno trocava as palavras, perdia as linhas no texto, apresentava desconforto nos olhos e, quando indagado o porquê não gostava de ler, dizia que sentia tonturas e náuseas. A professora relatou ao Coordenador Pedagógico todas as observações que fez durante o primeiro mês de aula e a sua impotência e desânimo com o aluno Pedro. O Coordenador Pedagógico conhecedor das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, logo identificou que tratava-se da:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola é:
No âmbito da Gestão Educacional, a avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores da educação constitui um indicador do seguinte cenário educacional: