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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que possui uma relevância histórica para a educação brasileira. A respeito da criação da Rede Federal, analise os fatos históricos dispostos nas proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. Ano de 1909 – Surgiram as Escolas de Aprendizes e Artífices, por meio do Decreto nº 5.154, de 23 de setembro de 1909, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. II. Ano de 1941 – Surgiram várias leis que remodelaram o ensino no país, conhecidas como a Reforma Capanema. O ensino profissional passou a ser considerado de nível médio, o ingresso nas escolas industriais passou a depender de exames de admissão e os cursos foram divididos em quatro níveis, correspondentes aos dois ciclos do novo ensino médio. III. Ano de 1942 – As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, por meio do Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, e passaram a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. IV. Ano de 1959 – As Escolas Industriais e Técnicas foram transformadas em autarquias, passando à denominação de Escolas Técnicas Federais, com autonomia didática e de gestão. V. Ano de 1978 – As Escolas Técnicas Federais do Paraná, Minas Gerais e São Paulo foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica e receberam mais uma atribuição: formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Segundo o artigo 1º da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". Considerando que nos Institutos Federais a educação física é componente curricular obrigatório nos cursos técnicos, tal disciplina, para estar em consonância com o parágrafo 2º do referido artigo, deverá vincularse ao

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, “Do ponto de vista da abordagem, reafirma-se a importância do lúdico na vida escolar" (2013, p.116)

Segundo Barbieri C.A.S. (2001), os princípios descritos abaixo fazem parte do esporte educacional, EXCETO:

O autor Betti (1991) faz referência à necessidade de não exclusão nas aulas de educação física, sendo complementado por Guedes & Guedes (1996), que realiza uma grande crítica aos professores que trabalham na escola apenas as modalidades esportivas tradicionais. Os autores consideram que as atividades são menos interessantes para a promoção da saúde devido à dificuldade no alcance das adaptações fisiológicas e por não predizer sua prática ao longo da sua vida. Nesse contexto, essa abordagem apresenta-se como

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada pelo IBGE em 2017, apontam que “em 2016, cerca de 66,3 milhões de pessoas de 25 anos ou mais de idade (ou 51% da população adulta) tinham concluído apenas o ensino fundamental. " No Nordeste, 52,6% sequer haviam concluído o ensino fundamental. E no Sudeste, 51,1% tinham pelo menos o ensino médio completo". Segundo a legislação brasileira o ensino fundamental e médio são etapas que compõem a educação básica obrigatória e gratuita, de responsabilidade do Estado e da família, assegurados, inclusive, para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. No contexto das desigualdades educacionais é que se instituiu o Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que dispõe sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Com relação ao que dispõe o Decreto nº 5.840/2006, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:

O primeiro passo para traçarmos objetivos pedagógicos à prática dos esportes na escola é conceituarmos e diferenciarmos esporte educacional e esporte rendimento “performance". Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O esporte educação traz consigo o propósito da vitória sobre o adversário e, normalmente, essa prática pode ser vista em transmissões televisivas de campeonatos nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, como futebol, voleibol, judô, ginástica e outros.

II. O esporte rendimento é aquele que visa ao êxito, à vitória e ao esporte espetáculo, sendo muitas vezes antidemocrático, preocupandose, principalmente, com o treinamento sistematizado dos componentes físico, técnico e tático.

III. O esporte educação é aquele que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do aluno.

IV. O esporte rendimento é aquele que se preocupa com a formação integral do aluno e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando, principalmente, a seletividade e a hipercompetitividade;

V. O esporte educação deve ter caráter formativo e está pautado em princípios educacionais, proporcionando ao aluno a vivência de diferentes modalidades, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.

Está correto somente o item:

Na década de 80, houve um aumento das críticas com relação ao conteúdo esportivo da educação física na escola, levando ao surgimento de inúmeras abordagens, na tentativa de romper com o modelo esportivista ainda vigente à época. Analise as abordagens dispostas nos itens abaixo:

I. Psicomotricidade.

II. Saúde renovada.

III. Construtivista-interacionista.

IV. Crítico-superadora.

V. Crítico-emancipatória.

Quais itens apresentam abordagens que fazem parte do escopo da educação física escolar:

O volume máximo de oxigênio Vo2 máx proporciona uma medida quantitativa da capacidade do indivíduo para a ressíntese aeróbica do ATP (adenosina trifosfato). Um alto Vo2 máxrequer a potência integrada e de alto nível dos seguintes sistemas de apoios fisiológicos:

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de “1909 a 2002 era constituída por 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concretizou a construção de mais de 504 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento", garantindo, inclusive, a interiorização demográfica da oferta de vagas (MEC, 2017). No contexto da expansão da Rede Federal, jovens e adultos de todos os estados brasileiros tiveram ampliadas as oportunidades de ingresso em cada um dos 38 Institutos Federais existentes, que foram intensificadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Com base na referida lei, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e implementada de acordo com as Portarias Normativas nº 18, de 11 de outubro de 2012, e nº 9, de 5 de maio de 2017, instituídas pelo

Ministério da Educação, analise as assertivas a seguir e indique a alternativa correta:

I. As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 30% (trinta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o fundamental e médio em escolas públicas.

II. As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

III. No caso de não preenchimento das vagas reservadas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência, aquelas remanescentes serão preenchidas pelos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas, observadas as reservas realizadas em mesmo nível ou no imediatamente anterior.

IV. No prazo de vinte anos, a contar da data de publicação da Lei nº 12.711/2012, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

V. Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

No que concerne à abordagem do esporte na escola, de acordo com o artigo 27 da LDB (Lei nº 9.394/1996), os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, a seguinte diretriz:

Dentre os conteúdos que podem ser apresentados na educação física escolar, as lutas são um dos que possivelmente encontram mais resistência. Essa resistência é atribuída à falta de material, de espaço e até mesmo pela questão da violência. No entanto, o conteúdo lutas pode ser utilizado como uma possibilidade pedagógica no contexto escolar. Diante da leitura do texto apresentado, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Na escola, o conteúdo lutas pode oportunizar ao aluno a possibilidade de debater uma infinidade de temas sociais, como violência na escola, torcida organizada, bullying e outros.

II. Na escola, o conteúdo lutas deve ter como principal objetivo a formação de atleta de rendimento para as competições esportivas que ocorrem por todo o Brasil.

III. O conteúdo lutas deve ser utilizado apenas nas escolas que tenham estrutura e material adequado para os alunos, como luvas, protetor de cabeça, caneleira e outros.

IV. O conteúdo lutas na escola deve ser conduzido apenas por um professor habilitado, como, por exemplo, um faixa preta em judô.

V. O conteúdo lutas, quando bem trabalho na escola, pode possibilitar, além dos benefícios sociais (respeito, disciplina, formação do caráter etc.), uma vertente de trabalho corporal.

Está correto somente o item:

Apesar do conhecimento científico aliado à divulgação midiática apontarem os benefícios da prática de atividade física, pode-se dizer que uma grande proporção de adolescentes não consegue alcançar os níveis recomendados (HALLAL et al., 2012). Por essa razão, professores de educação física precisam de estratégias para aumentar as oportunidades de prática, atendendo, assim, diversas diretrizes sobre a atividade física para crianças e adolescentes. Analise as alternativas abaixo e assinale a que contenha uma das recomendações sintetizadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2017:

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017 aproximadamente 18% dos brasileiros eram obesos e 54% da população apresentavam sobrepeso. De encontro a essa situação incorporou-se o parágrafo 9º-A ao Artigo 26 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). Com essa determinação, a LDB estabelece a

Ao tratar dos papéis da educação física no ensino médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (BRASIL, 2013, p.223), expressam que “o desafio de primeira hora passa a ser a disciplina se transformar num componente curricular que privilegie"

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