Com relação ao TEXTO 01, analise as afirmativas que seguem:
I. O TEXTO 01 faz uma apreciação do filme “Que horas ela volta?”, com fortes traços de
opinião.
II. Em nenhum momento, o autor faz qualquer tipo de crítica à sociedade brasileira.
III. Para Contardo Calligaris, ocorre hoje uma transformação na estrutura social do Brasil.
IV. O filme de Anna Muylaert faz um retrato verossímil de nossa estrutura social.
V. O autor do TEXTO 01 não utiliza exemplos para mostrar o que se passa no filme.
Estão CORRETAS apenas
Compare os TEXTOS 02 e 03 e assinale a alternativa CORRETA quanto às informações presentes nos textos.
Em uma empresa, houve um problema de encanamento. O problema foi resolvido se, e somente se, o técnico, o encanador e o porteiro foram ao trabalho. Se o porteiro foi ao trabalho, então, o técnico ou o encanador foi ao trabalho. Se o problema não foi resolvido, então, o técnico não foi ao trabalho. Se o porteiro não foi ao trabalho, então, o problema foi resolvido. Ora, o problema não foi resolvido, logo é possível saber que
Uma gerente geral de fábrica do setor automobilístico sabe bem da importância de tratar corretamente seus funcionários e de criar um clima construtivo objetivando uma plena comunicação. Ela afirma que não é produtivo ter uma mão-de-obra diversificada e altamente competente, se você não solicita, valoriza e escuta as opiniões e ideias dela. No texto acima, a alternativa CORRETA que indica a opinião da gerente geral é
A maioria das pessoas confunde motivação com autoajuda, ou ainda com emoção. Na
realidade, motivação não se assemelha à emoção. Sobre o tema motivação das pessoas, assinale
a alternativa CORRETA.
Os conjuntos de atas de reuniões da Diretoria, de projetos de pesquisa e de relatórios de atividades, mais os conjuntos de prontuários médicos, de boletins de notas, de fotografias etc., constituem-se e devem naturalmente refletir as suas atividades, sendo conhecido como
As afirmativas abaixo se referem às técnicas de atendimento pessoal.
I. Cuide da sua aparência pessoal. O menos é sempre mais quando se trata de joias e
perfumes.
II. A sua roupa deve ser discreta e coerente com o ambiente de trabalho.
III. O aperto de mão é o cumprimento mais apropriado nas relações de negócios, podendo ser
usado também, o beijo na face ou abraço, conjuntamente.
IV. É comum alguns clientes pedirem informações diversas sobre as empresas, portanto
aqueles que os atendem devem ser bastante solícitos e busquem responder a todas as
informações.
V. Sempre que possível, deixe à disposição do cliente, revistas, jornais e materiais
informativos da empresa.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
As rotinas de protocolo envolvem várias atividades, desde a entrada de correspondência, documentos e processos até a inserção de dados no sistema e envio às unidades do órgão. As principais tarefas que devem ser seguidas para a eficiente realização do trabalho são
Depois de cumpridos os prazos de guarda da Unidade Produtora e na Unidade com Atribuições de Arquivo, documentos com atribuição de valor secundário deverão ser
No trecho “O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar”, a conjunção destacada estabelece, entre as orações, a relação de
Qual das seguintes planificações dá origem a um cubo?
No que se refere à cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:
I. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e
expectativas, compartilhados por todos os membros da organização.
II. Proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando
a pontualidade, produtividade e a preocupação com a qualidade do serviço prestado.
III. É o conjunto de organizações que se aglutinam em uma dada cultura e suas formas de
relacionamento.
IV. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura organizacional.
V. Os indicadores devem estar ligados aos processos empresariais e focados no cliente interno
e externo. Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
Considere as afirmativas a seguir sobre as normas de elaboração e utilização do correio
eletrônico (e-mail).
I. A correspondência por e-mail tem o mesmo valor que uma carta comercial.
II. Tem valor documental e pode ser aceito como documento original, caso exista a
certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
III. Quanto à linguagem, o grau de formalidade será determinado pelo conteúdo e pelo
remetente.
IV. Embora informal, deve-se evitar os erros gramaticais, falta de clareza e a má organização
das ideias.
V. As mensagens por e-mail consistem de três seções principais, o cabeçalho, o corpo e o
texto.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
Em referência às regras de alfabetação, julgue os itens a seguir:
I. No caso de arquivamento de documentos com nomes estrangeiros, serão considerados pelo
último sobrenome, salvo os casos de nomes espanhóis e orientais.
II. Considera-se o último sobrenome e depois o prenome no arquivamento de documentos
com nomes de pessoas físicas.
III. Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, como: Filho, Júnior, Neto, Sobrinho são
considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na
ordenação alfabética.
IV. Os títulos, tais como, Ministro, Reitor, entre outros, não são considerados na alfabetação.
São colocados após o nome completo, separados por hífen, em negrito e com letra de
forma.
V. Os nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser transcritos
de forma abreviada para facilitar a sua ordenação, arquivamento e busca nos sistemas de
gestão de documentos.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
Considerando a afirmação a seguir, marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna. No que se refere a documento, entende-se por ___________, a decisão decorrente da avaliação documental, que determina o seu devido encaminhamento.