A responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e, como também, responsabilizarem-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Indique qual a alternativa CORRETA que representa a nova Norma de Responsabilidade Social.
Baseando-se no trecho “Um sistema de desvínculo: Boi sozinho se lambe melhor...”, observe as
proposições abaixo.
I. O uso dos dois pontos no trecho sinaliza uma sentença explicativa em relação ao afirmado
anteriormente.
II. A relação semântica entre as duas sentenças que formam o trecho é construída a partir da
contrariedade, expressa nas ideias adversas presentes no trecho.
III. A ideia presente na primeira sentença é confirmada na segunda sentença: o sistema
desvincula as pessoas, tornando-as cada vez mais individualistas.
IV. De acordo com o expresso na segunda sentença, o “boi sozinho” representaria a sociedade
desvinculada que vê no outro um inimigo em potencial.
V. Na primeira sentença, o sistema caracteriza-se por vincular as pessoas umas às outras, sem
estabelecer relações de conflito.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas
Se hoje fosse domingo, qual dia da semana seria daqui a 1000 dias?
Sabendo que uma resma de papel (500 folhas) tem a massa de 1,2kg, qual é o valor aproximado da massa de uma folha de papel desta resma?
O conjunto de documentos mencionados no TEXTO 04 possuem uma característica que está
relacionada ao fato de que a produção documental ocorre em determinado contexto e para
determinado fim. Esses documentos são redigidos por meio de uma ação humana, mas, ao
mesmo tempo, são imparciais, pois são criados para atender um objetivo específico, como por
exemplo, a compra de um material. Essa característica acima descrita refere-se à(ao)
Um funcionário público federal, ocupante do cargo de auxiliar administrativo, que trabalha no Setor de Protocolo, quando for encaminhar um documento oficial ao Reitor de um Instituto Federal, qual a forma CORRETA de tratamento que deverá ser adotada por ele?
A comunicação administrativa compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração.
Atende às áreas de planejamento e às estruturas técnico-normativas e objetiva orientar, atualizar
e ordenar o fluxo das atividades funcionais. Com relação aos tipos de comunicação e suas
partes constituintes, analise as definições I e II.
I. Descrição sumária e nominal a ser objeto de decisões e providências por meio da
tramitação do processo.
II. Toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos
processos.
Qual a alternativa que nomeia adequadamente as definições I e II, nessa ordem?
Considere as afirmativas a seguir sobre as normas de elaboração de requerimento e
memorando.
I. Requerimento é um documento pelo qual se solicita algo a uma autoridade.
II. Os fechos do memorando são bem específicos, tais como, 'nestes termos', 'pede
deferimento'.
III. O memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna.
IV. A data deve figurar na mesma linha do número e da identificação do memorando.
V. Na numeração do memorando não consta o ano, mas o órgão de origem.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
As afirmativas abaixo se referem às técnicas de atendimento por meio eletrônico.
I. Muitas pessoas consideram o atendimento por meio eletrônico mais formal, o que não é
verdade.
II. As pessoas, ao enviarem um e-mail, cultivam a expectativa de receber a resposta em
poucas horas.
III. Os e-mails devem ser respondidos de acordo com o seu grau de urgência e importância.
IV. Todos os e-mails devem ser respondidos no menor tempo possível, não ultrapassando 72
horas, a fim de demonstrar respeito pelo cliente.
V. Quando for responder a um e-mail, é fundamental o cuidado com a escrita, pois o texto
transmitirá a imagem pessoal ou institucional.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
A unidade monetária de um determinado país é uno (U$). O custo de um deputado federal
nesse país é composto de
- salário;
- auxílio-moradia;
- cota de atividade parlamentar, que inclui passagens aéreas, fretamento de aeronaves,
alimentação, assinatura de publicações e serviços de TV e internet, contratação de serviços de
segurança, entre outros;
- verba para gabinete, utilizada para contratação de funcionários do deputado.
Sabe-se que o salário corresponde a um quinto do custo mensal de um parlamentar, enquanto
que a cota de atividade parlamentar representa um quarto desse custo. Já o auxílio-moradia
corresponde a um décimo do salário. Sabe-se, também, que a verba para o gabinete é U$
90.100,00. Sendo assim, qual o custo mensal de um deputado federal nesse país?
“Chama-se ano bissexto aquele em que se acrescenta um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos que contabilizam 365 dias, ocorrendo nos anos divisíveis por 4 (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado à translação da Terra e aos eventos sazonais, relacionados às estações do ano. O presente ano (2016) é bissexto, o anterior ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2020.” (texto corrigido a partir do original retirado do site //pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto, em 01/02/2016). Qual dos seguintes anos foi bissexto?
No universo organizacional, seja em empresas privadas, seja em empresas públicas, quando falamos sobre atendimento, precisamos ampliar o conceito e expandir nossa percepção, pois ora somos clientes, ora fornecedores de algum serviço ou informação nas relações interpessoais no trabalho. Nessa cadeia, a única coisa que não se alterna, são as necessidades humanas. Neste contexto, considerando a teoria das necessidades de Maslow, aquela à qual a situação acima se refere é a
Com base no Art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 – que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados – e de acordo com a Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997, do CONARQ – a qual trata dos procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público – a eliminação de arquivos será realizada mediante
No que se refere a arquivos, julgue os itens a seguir:
I. Os arquivos podem se classificar em espécies e em especializados, conforme a natureza de seus documentos.
II. Depois de destituído da sua vigência, o documento pode ser arquivado em função da importância das informações nele contidas, para a história da administração ou mesmo para tomadas de decisões pautadas nas ações do passado.
III. Arquivo corrente ou semi-ativo é muito usado pela administração.
IV. Os arquivos podem ser ordenados de acordo com cinco métodos distintos: por ordem alfabética, por ordenação cronológica, por organização geográfica, através de método especial ou por ordem numérica.
V. No arquivo, é importante que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação e como terminou, formando assim os dossiês.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens