De acordo com a Resolução CEB nº 02/1998 a base comum nacional e a parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visam estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã articuladas por meio dos seguintes aspectos, EXCETO:
Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em seu parecer nº 04/1998 estabelece as seguintes Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, EXCETO:
O Projeto Pedagógico é uma ferramenta utilizada pelos docentes, que muitas vezes trazem questões definidas pelo próprio educador para sua construção que podem não ser um problema para o aluno, por isso muitas vezes é interessante permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
Nesse sentido, o Projeto Pedagógico é composto por alguns itens importantes de estrutura, são itens que compõe a estrutura de um Projeto Pedagógico, EXCETO:
A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se pode entender por didática:
Para Paulo Freire (1997), em “Pedagogia da Autonomia", o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia, do ser de todos os educandos, e lista uma série de “exigências" inerentes ao ato de ensinar.
Considerando os apontamentos de Freire (1997), sobre o ensino, assinale a alternativa INCORRETA.
Perrenoud (2000), define em sua obra que a referência para apreender o movimento da profissão docente se baseia em 10 grandes famílias de competências, são elas, EXCETO:
Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Produzir atividades novas e incrementar atividades realizadas.
( ) Envolver os alunos.
( ) Organizar e valorizar o conhecimento escolar.
( ) Conscientizar os alunos de seu processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a história do planejamento na educação leia o trecho a seguir:
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Sobre os mecanismos de avaliação do ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:
Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática cotidiana da educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental e Médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atravessam hoje a dinâmica escolar.
Sobre o motivo pelo qual a escola encontra-se na ordem do dia, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Universalização da escolarização.
( ) Qualidade da educação.
( ) Projetos político-pedagógicos.
( ) Concepções curriculares.
( ) Relações com a comunidade
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“Entende-se por _________ natural a comunidade formada pelos _______ ou qualquer deles e seus ______________. Entende-se por ________ extensa ou _________ aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por ___________ próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade".
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange as responsabilidades da organização da educação no país, assinale F no que for de responsabilidade Federal, E de Estadual e M de Municipal.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
( ) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Perrenoud (2002), defende que os percursos de aprendizagem dos alunos são necessariamente diferenciados, ainda que não pareçam à primeira vista, uma vez que a história de vida, as aspirações e até mesmo a atenção que o aluno tem a determinadas aulas interferem no que cada um aprende, sendo portanto impossível avaliar o percurso de cada aluno.
São definições dos percursos diferenciados de aprendizagem apontadas por Perrenoud, EXCETO:
Para Zabala (1998), as pautas e orientações sobre a ação educativa que visam melhorá-la, são, EXCETO: