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A lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor - LDB 9394/1996- estabelece que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, visando:

A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. O nível em que a escrita constitui um grande avanço, e se traduz em um dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento; em que pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba; portanto, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra [Jacaré- F R A (silábico restrito)- a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré- J K R, J C E, A K E ou A A E (silábico evoluído) - a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes.] é denominado:

Como não há, na língua portuguesa, um único tipo de correspondência entre os sons da fala e os símbolos que os representam na escrita (um mesmo fonema podendo ser representado por mais de um grafema e um mesmo grafem a podendo representar mais de um fonema), o processo de alfabetização significa ensinar ao aluno, de forma:

A nítida ampliação das referências à educação especial na perspectiva inclusiva nos textos de políticas públicas desse gênero, remetem a um olhar para possível compreensão da implementação e do impacto no âmbito escolar. Assim, um documento essencial influência à formulação das políticas públicas de educação inclusiva, a Declaração de Salamanca, quando se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional. Além disso congrega todos os governos e demanda que eles: 1- estabeleçam mecanismos participatórios e centralizados para planejamento, revisão e avaliação de provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais. 2- atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. 3- desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva. 4- garantam que, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas. Estão corretos apenas os itens:

Tem-se como carga horária mínima anual para os ensinos fundamental e médio, de acordo com a Lei n° 9.394/1996:

O art. 8° da Lei n° 13.005/2014 afirma que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que: I. assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as econômicas e financeiras. II. considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. IV. promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Está correto apenas o que se afirma em:

Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à alfabetização e ao letramento, sobretudo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para:

Os contos de fadas mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, auxiliando as crianças a identificar seus problemas, suas emoções, suas limitações e suas possibilidades de resolução das dificuldades. O trabalho com histórias, no processo de alfabetização, tem como alguns de seus objetivos: 1- reconhecer obras e autores consagrados. 2- antecipar conteúdo: tema, personagens, hipóteses da trama, cenários, etc, evitando interferências individuais. 3- ter procedimento de sentar para ouvir contos. 4- fazer reconto e reescrita dos contos trabalhados 5- ampliar o repertório linguístico. Estão corretos apenas os itens:

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

Quando se pensa em agrupar os educandos de forma produtiva, pensa-se em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, deve-se ficar atento a algumas questões: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras; têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica); entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. II. A formação de parceria: unir os alunos em duplas, torna-se improdutivo quando reúne educandos com hipóteses diferentes, porém próximas, para que haja troca entre eles. Esta prática leva o aluno a copiar a hipótese do outro, dificultando o levantamento de hipóteses e a construção da escrita espontânea. III. O nível de escrita do educando: deve-se agrupar os educandos por níveis próximos. Como nem sempre em uma sala de aula esses agrupamentos são possíveis, às vezes não se tem tanta diversidade de escrita, e se pensa em outras possibilidades: os que sabem letras com os que não sabem; os que grafam letras com os que não grafam; os que já refletem sobre os sons das palavras, com os que ainda não refletem, e assim por diante. IV. O comportamento dos educandos: não adianta formar uma dupla em que as crianças são muito tímidas ou muito agitadas. Isso impossibilitará o trabalho e não proporcionará momentos de aprendizagens significativas. Está correto apenas o que se afirma em:

A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimentos prévios. O conhecimento prévio que não está de maneira clara no texto e que exige do leitor uma competência abrangente, como: vocabulário rico, conhecimento de regras ortográficas e gramaticais e o conhecimento sobre o uso da língua, é denominado:

Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:

De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:

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