Ao utilizar-se de sequências didáticas o educador deve estar ciente de que elas:
Dada a natureza dinâmica dos projetos, a interação entre alunos x docentes e alunos x alunos no processo de aprendizagem precisa ser:
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Diante das diferentes hipóteses de escrita, em turmas de alfabetização heterogêneas, pode-se utilizar estratégias de aprendizagem com foco interativo, baseando-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como, por exemplo, o agrupamento produtivo. Esse agrupamento pode ser trabalhado:
Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:
Ao trabalhar um projeto com os alunos o professor precisa ter consciência de que deve assumir uma postura:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:
Moreira esclarece que para Vygotsky, o "[ ... ] desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social." (1999, p.1 08) Para que haja aprendizagem através da mediação, Vygotsky afirma ser necessário a utilização de (da):
Ao planejar e aplicar projetos pedagógicos que disseminem o respeito mútuo e o combate ao preconceito e discriminação de qualquer natureza, a escola está valorizando e praticando um dos princípios previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Que princípios são esses?