Fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio desse recurso, ocorre a concatenação das ideias do texto, ou seja, a forma-ção de uma cadeia de ideias. Estamos falando de:
Analise as afirmativas a seguir com base na temática ortografia: I- Loquaz. II- Empedernido. III- Alvíssaras. IV- Dijuntor. V- Espesso. Agora, assinale a opção correta:
À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Considerando os preceitos constitucionais referentes à educação, assinale a alternativa correta:
Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.
II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.
III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.
IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.
V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico. São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:
I- Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II- Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
III- Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
IV- Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de inter-venção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
V- Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
Assinale a alternativa correta:
Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:
De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.
( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.
( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.
( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.
Agora, assinale a alternativa correta:
“A educação nunca é neutra, ela é uma ação voluntária. Ela é uma prática assentada em outra prática e que tem como condutor o profissional professor” (TAVARES, 2018). Com base no relatório de Políticas Eficientes para Professores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2018, é correto afirmar:
Destacam-se como elementos culturais representativos de um povo, entre outros: a língua, as crenças, os comportamentos, os valores, os costumes, a religião, o folclore, a dança, a culinária, a arte. A cultura brasileira é uma mescla de culturas, que sintetizam as várias etnias que formam o povo brasileiro. A respeito da cultura brasileira, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Cada região brasileira apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas. II- Na região nordeste, há uma grande mistura de elementos culturais das culturas indígena, mineira, gaúcha, boliviana e paraguaia. III- Entre as manifestações culturais presentes na região Sul do Brasil, destacam-se as festas instituídas por imigrantes advindos principalmente da Europa no século XX. IV- Uma das principais características da cultura afro-brasileira é sua homogeneidade cultural em todo território brasileiro, em razão dos africanos terem sido trazidos de uma única região da África. Assinale a alternativa correta:
A educação especial, de acordo com a LDBEN, n° 9394/96, em seu artigo 58, é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Para garantir a inclusão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012), várias ações são necessárias, entre elas: atendimento educacional especializado, articulação ao atendimento das necessidades educacionais, orientações às escolas, formações e parcerias intersetoriais. Em relação à educação especial, relacione as co-lunas indicando a seguir a sequência correta:
A sequência correta é:
Em Blumenau, a taxa de evasão escolar da rede municipal de ensino vem reduzindo sistematicamente nos últimos anos e, atualmente, está em 0,54%. Para diminuir ainda mais a evasão, a Secretaria de Educação irá atuar com ações direcionadas às escolas com mais casos de abandono, como formação continuada e monito-ramento.
Fonte:https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/semed/evasaao-escolar-ae-tema-de-conferaancia-promovida-pela-educaacaao2. . Acesso em 20 de junho de 2018.
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- Uma das ações da SEMED de Blumenau é a utilização do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) que visa garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, para que concluam todas as etapas da Educação Básica. II- O APOIA trabalha em rede. Cada parte responsável (Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público) assume o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula.
III- Os objetivos do APOIA são: promover o regresso de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos à escola, para que concluam a educação básica; atuar preventivamente para garantir a permanência dos alunos na escola; melhorar a qualidade de ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação.
IV- Em Blumenau, somente a rede estadual de ensino utiliza o Programa de Combate à evasão escolar (APOIA).
V- Blumenau possui o maior índice de evasão escolar no estado de Santa Catarina.
Assinale a alternativa correta:
A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:
Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que: