Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 51 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo,

Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:

Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em

relação à docência, é INCORRETO afirmar que

Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que

Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020 é triplicar

as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade

da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão em segmento. (Projeto

de Lei 8.035/2010, p. 36).

São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:

Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática e a organização da escola.

I. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, em geral, para

todas as instituições de ensino, o que inclui decisões coletivas que supõem a

participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos

princípios e finalidades da educação.

II. A gestão deverá constituir-se em instrumento de verticalização das relações na

escola, principalmente na tomada de decisões.

III. As instituições têm obrigações complexas e abrangentes, que exigem outra

concepção de organização do trabalho pedagógico, como distribuição da carga

horária, remuneração, estratégias nitidamente definidas para a ação didáticopedagógica

coletiva a qual insira a pesquisa, a criação de novas abordagens e as

práticas metodológicas.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

A utilização da tecnologia de maneira inovadora aplicada à educação, e mais

particularmente, à educação a distância deve estar apoiada em uma filosofia de

aprendizagem que propicie aos estudantes, EXCETO:

Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que

O estabelecimento de uma identidade, uma ideia sólida e coerente de quem são, para onde estão indo e onde se inserem na sociedade é a principal barreira desenvolvimental enfrentada pelos adolescentes (SHAFFER, 2009). Analise as seguintes afirmações sobre a formação de identidade. I. São considerados quatro os status de identidade: difusão de identidade, sob execução, moratória e identidade realizada.
II. A formação da identidade é um processo regular, o qual é concluído antes de se iniciar a vida adulta.
III. No processo de formação de identidade, os membros de grupos minoritários enfrentam a tarefa adicional de estabelecer uma identidade étnica positiva.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Conforme pontuou Oliveira (2010, p.133), toda seleção e organização de conteúdos

curriculares e metodologias de ensino obedece a princípios filosófico-políticos que

embasam as diversas concepções de educação, do papel social da escola e dos objetivos

da escolarização.

Sobre as bases e princípios para uma ação pedagógica que se almeja democrática, é

INCORRETO afirmar que

A distinção entre os modelos pedagógicos torna-se possível pela identificação do par de

elementos criadores de toda ação pedagógica - o saber, o professor e o aluno.

(OLIVEIRA, 2010).

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos processos

pedagógicos com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Para Vasconcellos (2005), a aplicação limitada da avaliação ao aluno é uma grave

distorção na avaliação escolar. Ela deve abranger todo o processo educacional e social

para a superação de problemas.

Para a alteração das condições objetivas de trabalho, segundo Vasconcellos (2005), é

necessário, EXCETO:

Sobre o financiamento da educação escolar no Brasil, é INCORRETO afirmar que

De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a educação

escolar brasileira é constituída de dois níveis: educação superior e educação básica.

Analise as seguintes afirmativas sobre a educação básica, assinalando com V as

verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação

comum indispensável para a formação da cidadania e fornecendo-lhe meios

para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

( ) A educação básica é formada pela educação infantil e ensino fundamental.

( ) Na educação infantil, há a obrigatoriedade da carga mínima anual de oitocentas

horas distribuídas nos duzentos dias letivos.

( ) O currículo do ensino fundamental é composto por uma base nacional comum a

todo o país e uma parte diversificada, a qual é definida pelos sistemas de ensino

e pelas escolas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre a organização da educação superior no Brasil. I. Os cursos e programas de nível superior podem ser ofertados por meio de universidades, centros universitários e faculdades.
II. As instituições de ensino superior (IES), de acordo com a natureza jurídica de suas mantenedoras, são classificadas em públicas e privadas.
III. A educação superior abrange tão somente os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais, cursos de graduação e cursos de pós-graduação.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.

A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da

aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação

básica.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da

avaliação com o que compete a cada uma


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282