São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo,
Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:
Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em
relação à docência, é INCORRETO afirmar que
Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que
Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020 é triplicar
as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade
da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão em segmento. (Projeto
de Lei 8.035/2010, p. 36).
São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:
Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática e a organização da escola.
I. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, em geral, para
todas as instituições de ensino, o que inclui decisões coletivas que supõem a
participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos
princípios e finalidades da educação.
II. A gestão deverá constituir-se em instrumento de verticalização das relações na
escola, principalmente na tomada de decisões.
III. As instituições têm obrigações complexas e abrangentes, que exigem outra
concepção de organização do trabalho pedagógico, como distribuição da carga
horária, remuneração, estratégias nitidamente definidas para a ação didáticopedagógica
coletiva a qual insira a pesquisa, a criação de novas abordagens e as
práticas metodológicas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
A utilização da tecnologia de maneira inovadora aplicada à educação, e mais
particularmente, à educação a distância deve estar apoiada em uma filosofia de
aprendizagem que propicie aos estudantes, EXCETO:
Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que
O estabelecimento de uma identidade, uma ideia sólida e coerente de quem são, para
onde estão indo e onde se inserem na sociedade é a principal barreira desenvolvimental
enfrentada pelos adolescentes (SHAFFER, 2009).
Analise as seguintes afirmações sobre a formação de identidade.
I. São considerados quatro os status de identidade: difusão de identidade, sob
execução, moratória e identidade realizada.
II. A formação da identidade é um processo regular, o qual é concluído antes de se
iniciar a vida adulta.
III. No processo de formação de identidade, os membros de grupos minoritários
enfrentam a tarefa adicional de estabelecer uma identidade étnica positiva.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Conforme pontuou Oliveira (2010, p.133), toda seleção e organização de conteúdos
curriculares e metodologias de ensino obedece a princípios filosófico-políticos que
embasam as diversas concepções de educação, do papel social da escola e dos objetivos
da escolarização.
Sobre as bases e princípios para uma ação pedagógica que se almeja democrática, é
INCORRETO afirmar que
A distinção entre os modelos pedagógicos torna-se possível pela identificação do par de
elementos criadores de toda ação pedagógica - o saber, o professor e o aluno.
(OLIVEIRA, 2010).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos processos
pedagógicos com as suas respectivas características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Para Vasconcellos (2005), a aplicação limitada da avaliação ao aluno é uma grave
distorção na avaliação escolar. Ela deve abranger todo o processo educacional e social
para a superação de problemas.
Para a alteração das condições objetivas de trabalho, segundo Vasconcellos (2005), é
necessário, EXCETO:
Sobre o financiamento da educação escolar no Brasil, é INCORRETO afirmar que
De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a educação
escolar brasileira é constituída de dois níveis: educação superior e educação básica.
Analise as seguintes afirmativas sobre a educação básica, assinalando com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação
comum indispensável para a formação da cidadania e fornecendo-lhe meios
para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) A educação básica é formada pela educação infantil e ensino fundamental.
( ) Na educação infantil, há a obrigatoriedade da carga mínima anual de oitocentas
horas distribuídas nos duzentos dias letivos.
( ) O currículo do ensino fundamental é composto por uma base nacional comum a
todo o país e uma parte diversificada, a qual é definida pelos sistemas de ensino
e pelas escolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a organização da educação superior no Brasil.
I. Os cursos e programas de nível superior podem ser ofertados por meio de
universidades, centros universitários e faculdades.
II. As instituições de ensino superior (IES), de acordo com a natureza jurídica de suas
mantenedoras, são classificadas em públicas e privadas.
III. A educação superior abrange tão somente os seguintes cursos e programas: cursos
sequenciais, cursos de graduação e cursos de pós-graduação.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.
A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da
aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação
básica.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da
avaliação com o que compete a cada uma
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.