Para Cury (2000, p. 583), a importância da educação para o processo de construção da
democracia no país sempre foi muito enfatizada, mas não necessariamente efetivada.
Tendo em vista as reflexões de Cury (2000) sobre o direito à educação no Brasil, analise
as seguintes afirmativas.
I. Em 1827, a primeira lei nacional (imperial) de educação regulamentava o artigo da
gratuidade na Constituição de 1824, no empenho de difundir as “primeiras letras".
II. A gratuidade e obrigatoriedade do ensino, em 1934, valem para o ensino primário –
os quatro primeiros anos e estendem para os oitos anos, na Constituição de 1967
III. Um dos avanços da Constituição de 1988 em relação ao ensino obrigatório é o seu
reconhecimento como direito público subjetivo.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que
Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que o Estado promoverá e incentivará o
desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica.
Para a promoção e o incentivo da ciência e tecnologia pelo Estado, é INCORRETO
afirmar que
Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), é INCORRETO afirmar que
A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é
INCORRETO afirmar que
Em relação à disputa das experiências sociais para se tornarem objetos de
conhecimentos mencionados por Arroyo (2011), assinale a alternativa INCORRETA.
Como salientam Teixeira e Nunes (2010), as habilidades e competências diferentes são
reforçadas por técnicas de avaliação diversificadas, sendo necessário que essas sejam
colocadas em prática numa perspectiva formativa.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das técnicas de
avaliação inclusiva com as suas respectivas características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo Ghedin e Franco (2008), a relação sujeito-objeto pode ser explicada segundo a
configuração de três diferentes modelos teóricos: objetivista, subjetivista e dialético.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses modelos
teóricos com os seus respectivos princípios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),
sistema informatizado do MEC, é INCORRETO afirmar que
Segundo Andery (2007), a produção do conhecimento científico só pode ser
compreendida por meio da análise das condições concretas que condicionaram e
condicionam a sua produção.
Considerando-se a produção do conhecimento científico, analise as seguintes afirmativas.
I. Na Idade Média, a observação e a experimentação foram procedimentos
metodológicos que passaram a ser considerados imprescindíveis como teste para
conhecimento científico.
II. Em Marx, o conhecimento científico apresenta tanto o caráter de um conhecimento
comprometido com a transformação concreta do mundo como também com a
transformação de acordo com os interesses e as necessidades de uma classe
social.
III. Conceber que o sujeito e o objeto do conhecimento são determinados
historicamente representa admitir que o produto dessa relação, o conhecimento e o
processo de sua construção, é também determinado por condições histórica e
ideologicamente comprometidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.
De acordo com as reflexões feitas por Veiga et al. (2006) sobre as técnicas de ensino,
relacione as colunas CORRETAMENTE.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), criado
pelo Governo Federal em 2011, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de
educação profissional e tecnológica.
Sobre as iniciativas do PRONATEC, é INCORRETO afirmar que
Tendo em vista as reflexões feitas por Saviani (2009) sobre a educação se destinar à
promoção do homem, é INCORRETO afimar que
A educação a distância é caracterizada como modalidade educacional na qual a
mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e
professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
(Decreto nº 5.622 - De 19 de dezembro de 2005).
Analise as seguintes afirmativas sobre a regulamentação da educação a distância,
assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliações
de estudantes, estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente,
defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação
pertinente e atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
( ) Na formação inicial de profissionais de magistério, é dada a preferência à
educação a distância, com aulas semipresenciais.
( ) Poderá ser ofertada na educação profissional nos cursos e programas técnicos, de
nível médio e tecnológicos, de nível superior.
( ) O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a
distância destina-se às instituições públicas de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.