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Relacione os conceitos na COLUNA II com as definições na COLUNA I


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Lacerda (2009) cita em seu livro diversos depoimentos que mostram as dificuldades do IE

agir estritamente como intérprete no ensino fundamental. Assim, há um paradoxo entre o

que é possível e necessário fazer em sala de aula e a representação do papel do IE que a

Feneis ou outros documentos oficiais propõem.

Assinale a alternativa que NÃO é papel do intérprete educacional.

No processo de aquisição de linguagem das crianças surdas, as diferentes abordagens

possuem enfoques diferentes, que acabam direcionando formas diferentes de se

trabalharem metodologias para o ensino/aprendizagem dessas crianças.

Relacione os teóricos da COLUNA I que melhor representam as características das

abordagens na COLUNA II.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o

alfabeto manual.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a sentimentos:


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as afirmativas abaixo sobre Educação bilíngue no contexto da educação inclusiva

e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se a língua de sinais é uma língua natural, aprendida de forma sistematizada; e a

língua oral é aprendida de forma espontânea, as pessoas surdas têm o direito de

ser ensinadas na língua de sinais.

( ) A maior importância da inclusão de alunos surdos está em colocá–los fisicamente

nas escolas comuns, compreendendo que eles devem submeter–se à cultura e à

língua majoritária, sem que as diferenças sociais e linguísticas existentes tenham

alguma importância.

( ) O oralismo é considerado uma imposição social de uma maioria linguística sobre

uma minoria linguística sem expressão.

( ) A LDB prevê atendimento educacional especializado na escola regular, porém

admite que, nos casos de necessidades específicas de alunos que impeçam que

este aluno se desenvolva satisfatoriamente nas classes existentes, que este aluno

teria direito de ser educado em classe ou serviço especial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre a formação dos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Soares (2005), no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro,

o ensino da escrita para os surdos não era privilegiado porque

Leia o texto a seguir de Sacks (1998).

“Pois naquela escola progressista, como era considerada, havia uma proibição quase que

insanamente feroz da linguagem dos sinais – não apenas da Linguagem Britânica de

Sinais padronizada, mas também do 'sinal–jargão', a tosca linguagem de sinais

desenvolvida pelas próprias crianças surdas na escola. E, no entanto – o que também é

descrito por Wright –, os sinais floresciam na escola, eram incontroláveis, apesar da

proibição e punições."

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos Surdos. São Paulo: Companhia das

Letras, 1998

A proposta educacional do ambiente escolar descrito no texto acima é

São características do bilinguismo, EXCETO:

Observe as duas sequências de sinais abaixo.


Ambas representam, na Libras:

Em relação às normas e aos critérios tratados na Lei nº 10.098 sobre a acessibilidade nos

Sistemas de Comunicação e Sinalização.

Com relação às pessoas com deficiência auditiva e surdez, assinale a alternativa

INCORRETA.

São preceitos éticos que o intérprete deve seguir para realizar o seu trabalho, EXCETO:

Lacerda (2009) aponta algumas características fundamentais do Intérprete Educacional

(IE).

Assinale a alternativa em que estão apresentadas as características INCORRETAMENTE.

Quadros (1997), com base em Davies (1994), aponta três aspectos básicos que são

característicos de um professor em escola bilíngue para surdos.

Assinale a alternativa que NÃO é uma característica de um professor em escola bilíngue.

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