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Folha de respostas:

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Com base na Lei nº 6.766, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano, é

INCORRETO afirmar que

Sendo um dos fundamentos da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a

Política Nacional de Recursos Hídricos, o fato de a água ser dotada de valor econômico,

tal Lei também cria a cobrança pelo uso de recursos hídricos com os objetivos de

I. reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu

real valor;

II. incentivar a racionalização do uso da água; e

III. obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções

contemplados nos planos de recursos hídricos.

Os valores arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos serão aplicados

prioritariamente na bacia hidrográfica em que foram gerados e serão utilizados

A Prefeitura Municipal de Estrela do Mar (nome fictício) negou aprovação de um

loteamento para um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, com

lotes de 5m2

x 2m2, alegando que o inciso II, do Art. 4º, da Lei nº 6.766 estabelece o

mínimo de 125,00m2

para o lote.

Diante do caso, assinale a alternativa CORRETA.

A água é um elemento essencial para que a vida exista na Terra. Nenhum ser, animal ou

vegetal, sobrevive sem ela. Também no ambiente urbano a água tem um papel

fundamental, podendo ser fonte de vida ao saciar nossa sede e ajudar em nossa higiene,

além de ser também essencial para regular o clima das cidades.

A Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, considera

a água um bem de domínio público, limitado e dotado de valor econômico e apresenta as

diretrizes gerais de ação.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma diretriz geral de ação para

implementação da Política Nacional de Recurso Hídricos.

Sempre idealizamos que a engenharia e a arquitetura públicas se tornassem uma

realidade no país, trazendo um efetivo ganho social para as famílias de baixa renda e

promovessem a construção de suas casas pelos processos de mutirão, autoconstrução

ou autogestão. A Lei Federal nº 11.888 de 24 de dezembro de 2008, nos colocou mais

próximos desse ideal, assegurando o direito das famílias de baixa renda à assistência

técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social,

como parte integrante do direito social à moradia previsto no Art. 6º da Constituição

Federal e consoante o especificado na alínea r do inciso V do caput do Art. 4º da Lei nº

10.257, de 10 de julho de 2001

A Lei nº 10.257 estabelece que os serviços de assistência técnica objeto de convênio ou

termo de parceria com União, Estado, Distrito Federal ou Município devem ser prestados

por profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia que NÃO atuem

como

Controversa desde o princípio, a reforma que alterou o Código Florestal passou por longo

debate até obter a sua aprovação na Câmara dos Deputados, em abril de 2012. O tema

foi alvo de diversas manifestações da sociedade, e acabou aprovado com nove artigos

polêmicos vetados.


Apesar do nome, Código Florestal, a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, também trata

da proteção das áreas verdes urbanas na Seção III. De acordo com o Art. 25, analise as

afirmativas abaixo, verificando com quais instrumentos o poder público municipal contará

para o estabelecimento de áreas verdes urbanas.

I. O exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais

relevantes.

II. A transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas.

III. O estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos,

empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura.

IV. Recomposição das respectivas faixas marginais em 30 (trintA) metros, contados da

borda da calha do leito regular, independentemente da largura do curso d'água.

V. Aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental.

VI. Recuperação de áreas degradadas e de interesse social.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE as afirmativas que fazem parte dos

instrumentos que o poder público municipal contará para o estabelecimento de áreas

verdes urbanas.

A elaboração do Plano Diretor para orientar o desenvolvimento urbano era, até 1988, uma

faculdade de nossos governos municipais. Decerto, muitas experiências ocorreram e

foram relevantes para construção do quadro atual. A Constituição Federal de 1988 alterou

significativamente o cenário. Com efeito, trouxe do ponto de vista jurídico o dever de

promulgação do Plano Diretor aos Municípios, cuja cidade tivesse mais de vinte mil

habitantes (Art. 182, § 1º). Todavia, não assinalou o prazo para a realização daquela

exigência, tornando difícil caracterizar as situações de violação ao preceito. Com o

advento da Lei Federal nº 10.257 de 2001, autodenominada Estatuto da Cidade, deu-se

maior efetividade à obrigação prevista desde a Carta Constitucional.

De acordo com o Estatuto das Cidades, analise as características das cidades obrigadas

a promulgar o plano diretor, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Cidades com mais de dez mil habitantes.

( ) Cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

( ) Cidades integrantes de áreas de especial interesse econômico.

( ) Cidades inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com

significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.

( ) Cidades incluídas no cadastro nacional de Municípios, com áreas suscetíveis à

ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou

processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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