Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

No Brasil, as origens do atendimento a crianças e adolescentes em serviços de acolhimento remontam ao período colonial. Mas foi apenas com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que crianças e adolescentes passaram a ser concebidos como sujeitos de direito, em peculiar condição de desenvolvimento e que o encaminhamento para serviço de acolhimento passou a ser concebido como medida protetiva, de caráter excepcional e provisório (art.101). O ECA assegurou, ainda, o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (art. 19). Tendo como referência o ECA e a política nacional de Assistência Social, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em conformidade com as disposições do ECA, deve-se recorrer ao encaminhamento imediato da criança e do adolescente a serviços de acolhimento, nos casos de abuso sexual, uma vez que o agressor faça parte da família.

( ) Quando o afastamento do convívio familiar for a medida mais adequada para se garantir a proteção da criança e do adolescente em determinado momento, todos os esforços devem ser empreendidos para que, em um período inferior a dois anos, seja viabilizada a reintegração familiar – para família nuclear ou extensa, em seus diversos arranjos – ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.

( ) Crianças e adolescentes com vínculos de parentesco não devem ser separados ao serem encaminhados para o serviço de acolhimento, nem mesmo em caso de adoção.

( ) Para agir em conformidade com o art. 23 do ECA, o conselho tutelar deverá abrigar as crianças menores de 3 anos quando não houver leite e fraldas suficientes para a manutenção da criança e denunciar ao Ministério Público a mãe por negligência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

Considere os possíveis sentidos atribuídos à frase “Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento" (l. 08):

I. Acessar informação não pressupõe adquirir conhecimento, já que há muita informação inútil ou, mesmo, falsa.

II. Textos literários (poesia, contos, romances) são menos importantes que textos didáticos e científicos.

III. É necessário saber filtrar, dentro da grande oferta de textos, aquilo que é relevante e de boa qualidade.

IV. Os textos capazes de gerar conhecimento não são acessíveis a boa parte da população.

Quais dessas afirmativas encontram respaldo no texto?

Carregando...

Para responder a questão seguinte considere a Lei nº 2.595/2007, que cria cargos e estabelece salários do poder executivo do município de Eldorado do Sul, revoga a lei nº 004/1989 e suas respectivas alterações e dá outras providências.

A organização do quadro de pessoal do Município Eldorado do Sul, por força da presente Lei, fica assim constituída: I. Quadro Permanente de Cargos. II. Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas. III. Quadro de Cargos de Contingência. Quais estão corretas?

Carregando...

Para responder a questão seguinte considere a Lei Municipal nº 1.108/1999, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Eldorado do Sul.

O Município de Eldorado do Sul, em cumprimento à presente Lei, veda o servidor público municipal de desempenhar atribuições diversas das de seu cargo, porém prevê a liberação do servidor para função gratificada que é instituída por lei para atender a encargos de: I. Direção. II. Chefia ou assessoramento. III. Gerência de Multinacional. Quais estão corretas?

Carregando...

Para responder a questão seguinte considere a Lei Municipal nº 1.108/1999, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Eldorado do Sul.

Conforme a referenciada Lei, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão, capacidade e desempenho serão objeto de avaliação por Comissão Especial designada para esse fim, com vista à aquisição da estabilidade, observados alguns quesitos. Analise as assertivas abaixo com relação aos quesitos e assinale A, para os quesitos que são avaliados e NA, para os que não são avaliados. ( ) Assiduidade. ( ) Eficiência. ( ) Disciplina. ( ) Pontualidade. ( ) Responsabilidade. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

Para responder a questão seguinte considere a Lei Municipal nº 1.108/1999, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Eldorado do Sul.

A presente Lei, ao tratar da recondução do servidor público do Município de Eldorado do Sul, diz que recondução é:

Carregando...

Ana, Beatriz e Carla são agentes comunitárias de saúde que atuam no mesmo município, mas cada uma tem 6 anos, 8 anos e 13 anos de serviço na função, não necessariamente nessa ordem. Cada agente comunitária de saúde dedica-se a um setor diferente: vacinação, epidemias e saúde preventiva. Além disso, sabemos que:

• A agente que atua no setor de vacinação não tem 6 anos de serviço.

• A agente que atua no setor de vacinação é amiga da agente que tem 13 anos de serviço.

• Carla não atua no setor de epidemias.

• A agente que atua no setor de epidemia é a que tem mais anos de serviço.

• Ana tem 8 anos de serviço no setor.

Portanto, é correto deduzir que:

Carregando...

As proteções afiançadas garantidas pela política nacional de assistência social estão divididas por níveis de complexidade. Considerando esses níveis, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1.Proteção Social Básica.

2.Proteção Social Especial.

3.Proteção Social Especial de Média Complexidade.

4.Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Coluna 2

( ) Tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

( ) Garante proteção integral: moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e/ou comunitário.

( ) É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

( ) Requer maior estruturação técnico operacional e atenção especializada e mais individualizada, e/ou de acompanhamento sistemático e monitorado.

( ) Deve incluir as pessoas com deficiência e organizá-las em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

Os programas socioassistenciais são um conjunto de serviços destinados à superação de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da falta de acesso aos serviços públicos e aos direitos sociais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse assunto.

Carregando...

No ano de 2013, a partir da publicação das Resoluções nº 15 e 17 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e da aprovação das Resoluções nº 23 e 31 pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), deu-se início o processo de expansão qualificada e reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens até 21 anos. Considerando as especificidades de cada serviço, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1.Abrigo Institucional.

2.Casa-Lar.

3.Família Acolhedora.

4.República.

Coluna 2

( ) Serviço em sistema de autogestão/cogestão, possibilitando gradual autonomia de seus moradores. Destinado prioritariamente a jovens egressos de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.

( ) Serviço que organiza o acolhimento em residências de famílias selecionadas, capacitadas e acompanhadas. Propicia o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária.

( ) Serviço oferecido em unidades residenciais, em que pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como educador/cuidador residente.

( ) O serviço deve ter aspecto semelhante ao de uma residência, inserido na comunidade em áreas residenciais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

O desenvolvimento infantil depende de diversos fatores e condições, não só hereditárias como também socioculturais. Cada criança tem seu tempo, mas, para efeitos de acompanhamento do desenvolvimento da criança, existem certas habilidades que evidenciam um desenvolvimento típico dos 0 aos 6 anos. Considerando uma criança com desenvolvimento normal relacione a Coluna 1 de acordo com Coluna 2.

Coluna 1

1.Dos 18 meses aos 2 anos.

2.Dos 2,5 anos aos 3 anos.

3.4 anos.

4.Dos 5 aos 6 anos.

Coluna 2

( ) Sobe e desce as escadas alternando os pés, salta sobre um pé, consegue lançar bolas, consegue se vestir e abotoar alguns botões, já consegue usar o banheiro sozinha e lava as mãos e o rosto.

( ) Anda bem, consegue subir escadas se apoiando, consegue correr, puxa brinquedos em cordas, consegue comer algumas coisas sozinha.

( ) Manuseia bem talheres, vira páginas individuais dos livros, abre portas, consegue vestir roupas simples sozinha, fala quando precisa ir ao banheiro, possui boa coordenação motora para andar bem (marcha madura), consegue comer sozinha.

( ) Pula, pega uma bola arremessada, anda em linha reta usando toda a superfície do pé.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

Para responder a questão seguinte considere a Lei Orgânica do Município de Eldorado do Sul.

Conforme a mencionada Lei, ao Município de Eldorado do Sul, é vedada a contratação de empréstimos sem a prévia autorização

Carregando...

Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:

Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.

Considere o que se afirma sobre a pontuação do período: I. A primeira vírgula separa um termo deslocado, e a segunda vírgula separa termos de mesma função. II. Os dois-pontos separam um aposto. III. Por se tratar de um período longo, seria correto substituir a primeira vírgula por ponto e vírgula. Quais estão corretas?

Carregando...

Os vocábulos propiciada (l. 09), panorama (l. 11) e advindas (l. 27) podem ser substituídos, sem nenhum prejuízo para o texto, por:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282