Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 80 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A carvona [2-metil-5-(1-metil-etenil)-2-ciclohexenona] é encontrada na natureza sob a forma das duas estruturas isômeras mostradas na figura a seguir. Uma delas é a responsável pelo odor característico do cominho, e a outra é responsável pelo sabor da menta.

O tipo de isomeria que ocorre entre os dois isômeros da carvona é denominado

De acordo com a Constituição do Estado do Amazonas, a fixação e modificação dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar cabe

O militar estadual Joaquim atualmente aguarda a colocação a que faz jus na escala hierárquica após haver sido transferido de quadro, estando o mesmo com seu efetivo completo.

De acordo com a Lei Estadual do Amazonas nº 1.154/75, Joaquim está em situação transitória denominada

MM, adolescente com 17 anos de idade, foi detido em flagrante pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso.

À luz da ordem constitucional, é correto afirmar que a MM deve ser assegurada

Em todos os pensamentos a seguir há a repetição de termos destacados; assinale a frase em que esses termos não mostram o mesmo significado.

Assinale a frase a seguir que é integralmente lógica na realidade que representa.

Sobre os componentes dessa frase, assinale a afirmativa correta

Os amigos Abel, Breno e Caio são casados e suas esposas chamam-se Manuela, Nina e Paula. Sabe-se que:

• Duas dessas três moças são irmãs.

• Paula não é esposa de Abel.

• Breno é casado com a irmã de Paula.

• O casamento de Manuela ocorreu depois do casamento de Abel.

É correto concluir que

Nelson tem várias moedas e alguns cofrinhos. Colocando 7 moedas em cada cofrinho, 2 cofrinhos ficaram vazios. Colocando 5 moedas em cada cofrinho, sobraram 4 moedas.

O número de cofrinhos que Nelson tem é

As afirmativas a seguir apresentam razões para a preservação e a não ocupação irregular dos sistemas hídricos, à exceção de uma. Assinale-a.

De acordo com o Decreto-Lei nº 288 de 1967, instituído para regular a Zona Franca de Manaus (ZFM), eram atribuições da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) as a seguir listadas, à exceção de uma. Assinale-a.

Uma partícula de massa m1 = 1,2 kg e velocidade 0,5 m/s, colide com outra de massa m2 = 0,8 kg inicialmente em repouso e a ela adere instantaneamente.

A perda de energia cinética do sistema é de

Aquece-se uma amostra de uma substância, inicialmente na fase sólida, com o auxílio de uma fonte térmica que lhe fornece calor mantendo uma potência constante. O gráfico a seguir mostra como sua temperatura varia em função do tempo.

O calor latente de fusão dessa substância é 140 cal/g. Nesse caso, seu calor específico na fase sólida é

A nitroglicerina é uma molécula altamente instável que explode se aquecida ou submetida a fortes impactos. Nesse processo são produzidas nuvens de gases, que se expandem rapidamente, além de intenso calor. A reação química (não balanceada) para esse fenômeno é descrita a seguir.

C3H5N3O9 (l)  N2 (g) + CO2 (g) + H2O (g) + O2 (g)

A soma dos menores inteiros que balanceiam corretamente essa equação é igual a

O gás carbônico (CO2) é o principal produto proveniente da queima completa de compostos orgânicos. O aumento da concentração desse gás na atmosfera tem provocado uma série de desequilíbrios ambientais, além de afetar a saúde humana.

Levando em consideração a estrutura dessa molécula, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas.

I. Possui geometria molecular do tipo linear.

II. É formada por ligações covalentes entre carbono e oxigênio.

III. É classificada como uma molécula polar.

Está correto o que se afirma em

(Números atômicos: C = 6; O = 8)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282