Segundo conjectura de Cristian Goldbach, matemático prussiano
que viveu entre 1690 e 1764, “qualquer número par, com exceção
do 2, pode ser representado como a soma de dois números
primos."
Até hoje, ninguém conseguiu provar se isso é verdade para
qualquer número, porém não foi encontrada qualquer exceção.
A seguir, alguns exemplos que comprovam essa regra:
20=3+17 / 18=5+13/ 16=5+11/ 10=7+3
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Você irá construir uma série de parábolas em uma mesma folha
de papel, cada uma com o foco mais distante da diretriz que a
anterior.
Assinale a opção que apresenta a tendência que pode ser notada
nas parábolas que estão sendo construídas.
Em uma aula, o professor ofereceu a seus alunos o seguinte
problema:
O salário de Paulo é depositado em um banco todo mês. Após
juntar o dobro do seu salário e depois de pagar a mensalidade da
faculdade ficou com 5 mil reais. Dois meses depois, ele tinha em
sua conta o valor do seu salário e mais o valor de 3 mensalidades
da faculdade, o que totalizou 6 mil reais. Paulo constatou ainda
que se somasse o dobro de seu salário ao valor da mensalidade,
resultaria 7 mil reais.
Encontre um modelo que represente a situação: nomeie x o valor
do salário de Paulo e y o valor da mensalidade da faculdade.
Foram três as soluções encontradas por seus alunos:
Todos encontraram como solução para o salário 3 mil reais e para
a mensalidade da faculdade, mil reais.
Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Um professor, preocupado com a leitura de gráficos e tabelas em
uma turma de 6º ano preparou uma atividade de leitura de
tabelas para seus alunos. Aproveitou para fornecer
conhecimentos sobre as somas envolvidas nos lucros de uma
lanchonete. A atividade tinha o seguinte enunciado:
Nos dias atuais, existem grandes redes de lanchonetes, algumas
multinacionais, isto é, espalhadas em vários países do mundo.
Essas redes são dirigidas a partir de seus países de origem, para
onde é enviada uma parte do lucro de cada produto consumido.
As cifras envolvidas são de valor muito alto, como mostra a
tabela com dados de 2015
A partir das informações apresentadas, assinale a afirmativa
correta.
Para trabalhar um conceito ainda pouco conhecido por seus
alunos, o professor exibiu contraexemplos relacionando
características de alguns polígonos. Para isso, preparou o
seguinte exercício para seus alunos:
Observe as figuras a seguir.
Essa questão envolveu os seguintes conceitos:
O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola
A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil. Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. ( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. ( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021. As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir.
A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir:.
A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo" defende a
qualidade social do ensino, destacando a importância da
Equidade.
Este princípio pode ser representado pela ilustração a seguir.
Assinale a opção que apresenta a orientação adequada para a
garantia deste princípio nas unidades escolares, de acordo com o
documento citado.
A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.
Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.
I. Todas são linhas poligonais.
II. Algumas são linhas abertas simples.
III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.
IV. Algumas são poligonais abertas.
V. Todas são linhas não-simples.
Está correto o que se afirma em
Em algumas expressões numéricas, é possível economizar
parênteses, colchetes ou chaves sem alterar o resultado.
72– {[3 x (100 – 4)] + 10}.
Assinale a opção que indica a expressão numérica com mesmo
resultado da expressão acima.
Alunos de uma turma trocam ideias sobre o princípio
multiplicativo da igualdade e a possibilidade de cancelamento
para a igualdade 4 . 5x + 4 = 4 . 9
Sobre essa situação, assinale a opção que indica o argumento
correto de um aluno.
A seguir, são feitas quatro afirmativas envolvendo quantidades
desconhecidas.
I. A soma de um número com 16 é igual ao triplo desse
número.
II. A soma de dois números é menor do que 4
III. A diferença entre o dobro de um número e seu quadrado é
menor do que 3
IV. O produto de dois números é negativo.
Referindo-se a essas afirmativas, é correto afirma que