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Escolha a forma verbal (entre parenteses) correta.

Se eu (depuser/depor), serás condenado!

(Acodimos/Acudimos) o aluno que se machucou.

Quando eu (vir/ver) o diretor, falarei com ele.

Quando olhei para trás, a água (invadira/invadiu) as lojas.

Eu (reavi/reouve) meus pertences.

Assinale a alternativa que indica corretamente as formas verbais.

Avalie as frases quanto à regência verbal, e coloque ( C ) para correta, e ( E ) para errada.

( ) Custo a crer que não virás ao meu aniversário.

( ) Precisei bem o problema e será dada a solução.

( ) Pago a divida para o devedor.

( ) A rua que minha amiga mora é um verdadeiro jardim.

( ) A aluna cuja atitude louvável me referi, compareceu hoje.

( ) Aviso a quem interessar possa que o pagamento sairá hoje.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no artigo 3o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2. Existência exclusiva de instituições públicas de ensino.

3. Gratuidade parcial do ensino público em estabelecimentos oficiais.

4. Valorização do profissional da educação escolar com premiação para os que se destacam.

5. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. (Incluído pela Lei no 13.632, de 2018)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.

Tais momentos abarcam o pensamento:

1. Sincrético.

2. Segmentado.

3. Cartesiano.

4. Por complexos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os tratados de limites, celebrados entre as nações ibéricas, referentes às suas colônias na América influenciaram significativamente a formação histórica e cultural do Brasil, bem como a configuração geográfica do seu território atual.

No Tratado de , assinado em 1750, os interesses lusitanos foram defendidos por , que se utilizou de princípio do direito romano do Uti possidetis, na tentativa de garantir o que considerava direitos do reino.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Identifique, na lista de fatos abaixo, aqueles que são corretos nas suas referências aos conflitos armados ocorridos no Século XXI.

1. São preponderantes as guerras civis por motivações étnicas, religiosas e políticas.

2. Foi significativo o número de atentados de grupos ligados ao terrorismo.

3. Entre as consequências destaca-se as migrações e o aumento de refugiados.

4. Na Síria, os conflitos que já duravam 18 anos cessaram com a retirada das tropas estrangeiras.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), no Ensino Fundamental, os Componentes Curriculares nas Ciências Humanas são:

O movimento político e ideológico, criado na década de 1930 pelo escritor e teólogo brasileiro Plínio Salgado, recebeu influências do Fascismo e apresentava, entre os seus objetivos, o combate ao Comunismo. Ficou conhecido como:

Leia o texto.

Ontem levava a domicílio uma encomenda solicitada. Estava a dirigir pela estrada quando, a um metro de minha vista, observei a sinaleira que estava intermitente. Falei a pessoa que estava comigo no carro: “se não estou atenta a sinalização, com certeza, teria problemas”.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

1. No texto há a necessidade de duas crases.

2. O texto está corretamente redigido.

3. O texto dá exemplo de que a crase ocorre quando há a junção do artigo “a” e a preposição “a”.

4. Diante de palavra feminina sempre ocorre crase.

5. A pontuação do texto está correta.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto.

Em uma delegacia…

— Quero comunicar o desparecimento de um polvo…

— A polícia só se mobiliza após 24h!

— Foi ontem …

— Alguma briga em casa? Ele já sumiu antes? Apresentava olhos vermelhos, comportamento arredio, notas baixas na escola…?

— Por que tanta pergunta?

— Sabe quantos casos de polvos desaparecidos temos aqui por dia, meu amigo?

Laerte Laerte

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

São corretas apenas as afirmativas 1 e 41. O diálogo pode ser considerado irreal considerando uma das falas do delegado.

2. Temos, no texto, nas palavras sublinhadas, exemplo da regra geral de concordância nominal.

3. Se na porta da delegacia, o senhor encontrasse uma placa com os seguintes dizeres: “Hoje, entrada é proibida!”, veria uma placa corretamente escrita e não entraria.

4. A crase é obrigatória em indicativo de horas, como em: Começa a sessão às 24h. Igual uso obrigatório tem-se em: “O depoimento está marcado para às 24h”.

5. Na frase: “Alguma briga em casa?”, a palavra sublinhada não é o verbo “brigar”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:
A avaliação _________________ apresenta dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e permitir que o sujeito, por meio da consciência crítica, imprima uma direção às suas açõ es nos contextos em que se situa de acordo com valores que elege e com os quais se compromete no decurso de sua historicidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das tendências e concepçõções pedagógicas da educaçã o brasileira.

( ) A Tendência Liberal está respaldada nos preceitos democráticos. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização voltada à transformação social.

( ) A Tendência Renovadora Progressiva caracteriza-se por se centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia de que ele só irá aprender fazendo. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.

( ) A Tendência Renovadora não diretiva é um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes.

( ) A Tendência Libertária procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.

( ) A Tendência Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, sendo necessário enfatizar o conhecimento histórico. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Os investigadores considerados pioneiros, como Fernand Braudel, por destacarem a relevância em utilizar a abordagem de estruturas históricas de longa duração e a multidisciplinariedade para explicar eventos e transformações políticas, são classificados como pertencentes à:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a lei que foi aprovada durante o Ministério do Barão de Cotegipe, em 1885, que tratava dos escravos no Brasil.

( ) Foi denominada Lei do Ventre Livre, que determinava a libertação dos nascidos de escravos.

( ) Chamava-se Lei do Sexagenário, que conservava livres os escravos que atingissem 65 anos.

( ) Aparentemente, era libertária, mas representou uma medida protelatória da Abolição.

( ) Foi a Lei José Antônio Saraiva, nome do ministro do Barão de Cotegipe.

( ) Foi uma medida apoiada até por conhecidos escravocratas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise o texto abaixo:

“Entre as diversas reflexões que desafiam o ensino de História na atualidade, a primeira delas consiste em________________________ o olhar estigmatizado que a sociedade, de forma geral, mantém acerca deste Componente Curricular. Se busca, ainda, repensar na história da docência as escolhas equivocadas em termos de conteúdos programáticos e de metodologias de ensino para uma educação de história contextualizada e interconectada às problemáticas. Cabe aqui lembrar que toda História é escrita em determinado presente, […]. Ela carrega consigo toda a carga social, moral, econômica e reflexiva da temporalidade em que foi construída. O currículo não escapa dessa condição; é escrito para este presente, e, portando, há necessidade constante de ser atualizado e revisitado, não se caracterizando como ______________ nem tampouco como pronto e acabado”.

Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2016, p. 200.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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