Um dos pensamentos de Vygotsky sobre a definição do pensamento é que o conhecimento é o produto da interação entre a pessoa e o meio, mas o meio entendido não apenas físico, e sim como:
A LDB (Lei de diretrizes e Bases) afirma em seu art. 4, que haverá vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar quantos anos?
“As funções psicológicas superiores das crianças serão formadas pela mediação. Sendo assim é possível constatar que é de extrema importância, principalmente, nos primeiros anos de vida das crianças, enquanto seus processos psicológicos são partilhados entre pessoas”.
LURIA (2006, p. 27).
Sobre essa citação específica, podemos afirmar que a mediação que está sendo referida é de um:
A organização e gestão do trabalho escolar no Brasil apontam quatro concepções de organização e gestão da escola, a saber:
Os pilares da educação são conceitos baseados no relatório da UNESCO - Comissão Internacional sobre educação para o século XXI, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação, os quais são:
Vygotsky (2007) afirma que é por meio da linguagem que a criança aprende a conviver no contexto em que está inserida, no mundo social ao que ela pertence. Ressalta também, que há um objeto no qual tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, é por ele, que se dará a produção de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção
visual, isto é, entre situações no pensamento e situações reais. De qual objeto Vygotsky está se referindo?
Pode-se afirmar que uma das funções sociais da escola é:
De acordo com Vygotsky (2007), as crianças nascem com poucas funções mentais básicas: atenção, sensação, percepção e memória que são eventualmente transformadas pela cultura em novas e mais sofisticadas funções mentais superiores. A _____________ é uma das funções psíquicas que pos-suem uma contribuição significativa para o processo de aprendizado.
Assinale a alternativa correta, conforme a palavra que preencha ADEQUADAMENTE a frase:
A avaliação escolar é uma ideia qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo LIBÂNEO (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções:
I. A função formativa, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento do
II. A função de diagnóstico, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.
III. A função controle, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
Analise essa citação, sobre a educação e inclusão social: “O sistema educacional, deve ter uma mudança estrutural no ensino regular, cujo objetivo é fazer com que a escola se torne inclusiva, um espaço democrático e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais”. (BRASIL, 2001, p. 40). Baseando-se no princípio de que a diversidade deve não só ser aceita, mas também:
A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem segundo LUCKESI (2002) “não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas”. Acerca desta citação, podemos concluir que a avaliação deve estar voltada ao: