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Cristina montou um plano de estudos para estudar para um concurso. Ela se organizou da seguinte forma:


Considere que 'x' representa que Cristina não irá estudar determinada disciplina naquele dia. Cristina terá se dedicado quanto tempo para o estudo de Matemática após 2 semanas?

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Sobre a área de conhecimento de Artes, assinale o que for CORRETO.

A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presente no título I da educação art. 1º a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. De acordo com o Capítulo 2 seção V sobre a educação de jovens e adultos assinale a alternativa CORRETA. I. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. III. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. IV. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 12 anos; e no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 16 anos. V. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

A unidade básica da comunicação é a palavra. A palavra pode ser dividida em unidades menores, como as sílabas e os sons. A base da sílaba é a vogal. Em Língua Portuguesa, a união de fonemas (sons) vocálicos acontece na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Há 3 tipos de encontros vocálicos: hiato, ditongo e tritongo. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE palavras com hiato.

O agente da passiva é um complemento preposicionado que representa o ser que pratica a ação por um verbo na voz passiva. A voz passiva pode ser analítica ou sintética. Análise as orações abaixo e assinale a alternativa que apresenta o verbo na voz passiva analítica de maneira CORRETA.

Jéssica deposita uma determinada quantia em um banco. No final de cinco meses, ao encerrar a sua conta, ela verifica que o montante acumulado até aquela data totaliza R$10.500,00. Sabendo que esse banco opera em juros simples e com taxa mensal de juros de 1% ao mês, qual o valor do depósito inicial? Assinale a alternativa correta.

Numa campanha de agasalho são recolhidos 160 blusas de frio e 50 sapatos. No entanto, 75% das blusas são femininas e 82% dos sapatos também. Sendo assim quantas blusas e sapatos masculinos conseguiram ser arrecadados nessa campanha?

A escola, sendo uma das facilitadoras do processo educacional, tem por finalidade possibilitar espaços onde sujeitos possam desenvolver-se, mediante um processo dialético que se estabelece entre a socialização e individuação de cada estudante, objetivando a construção da autonomia, através da formação de indivíduos capazes de assumir uma postura crítica frente ao mundo. O ser humano, nas diversas esferas relacionais no qual participa – sejam elas na família, na escola, na igreja, nos clubes – está sempre aprendendo algo, mediada pelos mais variados motivos. Sobre educação e sua concepção, assinale a alternativa CORRETA. I. Todo local é espaço de educação, ou seja, não existe um único local para que a educação seja oferecida e acessível, e o aprendizado aconteça. Viver é um processo constante entre educar e ser educado. O educador deveria afastar a criança dos vícios da sociedade permitindo abrir-se espontaneamente, o que lhe não é inato. II. A função final da educação é desenvolver nos indivíduos toda a perfeição que este seja capaz, sendo que educação deve pensar no sujeito como um todo, e não o fragmentar à apenas uma dimensão –como exclusivamente para o trabalho, por exemplo, contato da criança com o mundo que a rodeia é que irá despertá-la. III. A educação é tida em nossa sociedade como uma oportunidade para o desenvolvimento, não só porque permite a apropriação dos conceitos científicos, mas também pela ampliação das redes de relação que ela proporciona, e que por isso deve ser de qualidade. IV. É um conjunto de conhecimentos, valores, costumes, que a criança vai incorporando ao longo de sua vida e incorporando ao seu modo de pensar e agir, tornando-a um ser autônomo e feliz.

O projeto político pedagógico é um processo democrático, onde são organizados os trabalhos pedagógicos, um processo de melhoria contínua da realidade. Construído por todos os interessados, sejam eles: equipe administrativa, equipe pedagógica, funcionários e alunos, pais, comunidade em geral. O processo de elaboração e implantação do projeto político-pedagógico é complexo e alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do mesmo. Antes de tudo, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um plano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Sobre o projeto político pedagógico, assinale a alternativa CORRETA.

O papel do acento gráfico é evitar na escrita possíveis confusões quanto a leitura e a compreensão de sentido. A partir de 1990, países que falam português propuseram mudanças no sistema de escrita da língua. Em 2009, esse acordo passou a vigorar no Brasil. Sendo assim, sobre acentuação CORRETA, assinale uma alternativa.

Em uma loja varejista um vendedor recebe um salário fixo de R$1.200,00 e mais uma comissão de 8% em cima do valor total de suas vendas. Em um determinado mês ele vendeu um total de R$ 15.000,00. Qual o salário desse vendedor nesse mês? Assinale a alternativa CORRETA.

Aprender a Língua Portuguesa é bastante complexo, por isso o PCN: Língua Portuguesa ressalta o quão importante é o papel do professor como mediador, durante o processo de aprendizagem da língua, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância que, no processo de interlocução, a consideração real da palavra do outro assume. Principalmente, porque as opiniões do outro apresentam possibilidades de análise e reflexão sobre as suas próprias. Os sujeitos se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles, mediado pela interação com o outro. Sobre o ensino da língua portuguesa e os parâmetros nacionais curriculares, assinale o que for CORRETO.

O planejamento está presente no dia-a-dia de praticamente todos os contextos, sendo imprescindível na educação, onde o ato de planejar norteia as ações que o professor irá desenvolver, de modo que, para tal, o mesmo poderá ser útil e funcional, com objetivos claros e previsão de ações conscientes. Não é possível pensar no planejamento como um roteiro pré-estabelecido inflexível. Sabe-se que em cada sala de aula existe uma realidade diferente, com problemas e soluções específicos, de modo que cabe ao educador, frente a realidade diária, adaptar seu planejamento de modo a conduzir adequadamente as ações que correspondem às práticas docentes a serem desenvolvidas. Tendo como base as vivências escolares, assinale a alternativa CORRETA.

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