Um Sistema Educacional só pode ser inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito nos seguintes termos: I. Reconhece que todas nem as crianças podem aprender.
II. Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idades, sexo, etnia, língua eficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde.
III. Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam às necessidades de todas as crianças.
IV. Faz parte de uma estratégia menos abrangente de promover uma sociedade inclusiva.
V. E um processo dinâmico que está em evolução constante.
VI Deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas e por falta de recursos materiais.
Das afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta.
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo —
SINASE, compete aos Estados de acordo com o artigo
4° da Lei 12.594/2012, que institui o SINASE:
I. Formular, instituir, coordenar e manter o SINASE,
respeitadas as diretrizes fixadas pela União.
II. Elaborar o Plano de Atendimento Socioeducativo em
conformidade com o Plano Estadual.
III. Criar, desenvolver e manter programas para a execução
das medidas socioeducativas de total liberdade e
internação.
IV. Editar normas complementares para a organização e
funcionamento do seu sistema de atendimento e dos
sistemas municipais.
V. Estabelecer com os municípios formas de colaboração
para o atendimento socioeducativo em meio aberto.
Das afirmações apresentadas:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para a criança de 6 (Seis) a 15 (Quinze) anos, que incorpora as atividades socioeducativas de convivência do PETI — Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visa a (o):
A execução de treinamento é elaborada a partir da programação e centrada na relação instrutor– aprendiz. Os aprendizes são pessoas que asseiam adquirir novos conhecimentos ou melhorá–los na perspectiva de executar um melhor trabalho na sua nova tarefa e os instrutores são especialistas de determinadas áreas ou atividades que repassa o conhecimento ao aprendiz de forma organizada. A execução do treinamento requer algumas providencias como:
I. Qualificação dos instrutores.
II. Seleção dos treinadores independente das sua aptidões e interesses pessoais.
III. Qualidade do material e das técnicas de instrução.
IV. Envolvimento das chefias.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso). I, II, III e IV são respectivamente
A cultura organizacional é um elemento fundamental
para o sucesso da aprendizagem organizacional. Leia
o texto a seguir:
"Muitas pessoas não pensam mais como antes, não querem
passara vida inteira em uma única empresa; reconhecem que
podem desenvolver seus talentos; se tiverem possibilidade
de escolha só ficam na organização enquanto a empresa
estiver permitindo que elas se desenvolvam. As pessoas
trabalham para si, não querem ficar defasadas. Para
reter talentos é necessário oferecer um desenvolvimento
contínuo e permanente, criando situações desafiadoras
que seduzam e motivem os profissionais"
Com base no texto o processo de aprendizado
organizacional pode ter 4 (Quatro) estágios:
Com relação ao processo administrativo, previsto no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, está CORRETO o que se afirma em:
A Política Nacional de Assistências Social — PNAS, rege–se pelos seguintes princípios democráticos:
Preencha a lacuna do texto com a resposta correta. O _______ deve se organizar não segundo padrões genéricos, mas em estrita observância às exigências locais. Tais exigências, definidas a partir de diagnósticos da sua área de abrangência, manifestam– se, mais diretamente, no conjunto de serviços demandados que ele deve oferecer e nas condições dessa oferta:
O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas é uma ferramenta que viabiliza a aprendizagem e melhora o desempenho dos funcionários, as organizações bem gerenciadas têm investido nesta ação para garantir a sobrevivência, competitividade, lucratividade e satisfação dos clientes. O investimento em treinamento traz retorno compensador por favorecer oportunidades de desenvolvimento organizacional e pessoal. Para o desenvolvimento de pessoas e da própria organização, o treinamento se constitui em uma ferramenta _______ .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo — SINASE, é a política pública que organiza e orienta a execução das medidas _______ aplicadas a adolescentes aos quais é atribuída a prática _______ Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Responda a esta questão com base no passo–a–passo
no combate ao abandono escolar:
São os atores:
1– Professor.
2– Equipe Pedagógica.
3– Direção da Escola.
4– Acionamento do Conselho Tutelar.
5– Acionamento do Ministério Público.
São as ações:
A– Após o recebimento da comunicação de que há alunos
infrequentes, dará o ciente na ficha e arquivara, caso o
aluno tenha retomado as suas atividades escolares
B– Tomará as devidas providencias legais para o
combate do abandono escolar e responsabilização
dos pais/responsável por eventual prática da infração
administrativa e do crime de abandono intelectual
previsto no código penal.
C– Ao constatar a ausência do aluno, não justificada nos
casos previstos em lei do estudante, deverá comunicar
imediatamente para que as medidas necessárias
possam ser tomadas.
D– Comunicar oficialmente a escola sobre as medidas
tomadas para o combate do abandono escolar.
E– De posse do formulário de faltas injustificadas
preenchidos, cabe, investigar junto aos pais ou
responsáveis legais e adotar procedimentos que
possibilitem o seu retorno imediato a escola.
Estabeleça a correspondência entre atores e ações que
objetivam aperfeiçoar o trabalho dos estabelecimentos
de ensino no controle interno das faltas injustificadas,
bem como evidenciar que a permanência do aluno na
escola exige o planejamento de ações coletivas.
Preencha a lacuna com a resposta certa. A _______ se identifica com a função de gestão. E onde temos atualmente a maior atenção com relação à formação de dirigentes do terceiro setor em nosso país.
Uma diversidade de ações e estratégias pode ser adotada para o treinamento e desenvolvimento. Contudo, a escolha deve considerar as lacunas de conhecimento, habilidades e atitudes por diagnósticos fidedignos, decorrentes de um bem elaborado. Levantamento de necessidades de Treinamento(LNI). O Brainstorming é uma técnica onde (que):
No Brasil, os serviços e programas públicos de atendimento direto as necessidades das crianças e dos adolescentes vítimas de todas as formas de abusos e exploração sexual estão geralmente vinculados às Políticas de Assistência Social. Dentre as áreas de atuação governamental relacionadas ao processo de erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes, se destacam algumas ações, a saber:
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superação: