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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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[...]
O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São Paulo – Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento, titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber? Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia. Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que nunca chegavam [...]
RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000 p. 76
Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor, I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da personagem, de modo a compor um discurso único.
II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor dos dilemas da personagem.
III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua formação.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Aprenda a escolher o corte certo da carne Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. [...] Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

Dados os argumentos, I. Premissas
p: Os coalas são mamíferos.
q: Nenhum mamífero nasce do ovo.
Conclusão
r: Nenhum coala nasce do ovo.
II. Premissas
p: No meu trabalho existem homens e mulheres.
q: Existem mulheres que gostam de futebol.
Conclusão
r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.
III. Premissas
p: Existem pessoas solidárias.
q: Pessoas solidárias são inteligentes.
Conclusão
r: Existem pessoas inteligentes. verifica-se que é(são) válido(s)

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a obrigatoriedade do estudo I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Dadas as afirmativas relativas às Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil, I. A Educação Infantil tem função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.
II. As instituições de Educação Infantil devem elaborar, implementar e avaliar suas propostas pedagógicas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e com a participação exclusiva da gestão escolar e da família dos alunos.
III. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem explicitar concepções, bem como definir diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve toda a comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Embora em suas origens – e mesmo na fase de institucionalização da escolarização no século passado – o magistério tenha sido uma atividade em que predominava homens, ao longo de sua história recente, e em muitos países, essa ocupação passou por um processo de feminização. RAMALHO, B. L.; CARVALHO, M. E. P. O Magistério enquanto profissão: Considerações Teóricas e Questões para pesquisa. Caderno de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 88, p. 47-54, fev. 1994 p. 52
Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu sua associação como

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017 A figura de pensamento marcada no poema de Adélia Prado foi
construída principalmente pelo recurso estilístico da

A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês (Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas por uma margem de erro, definida pelo(a)

Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato.
Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras, ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)
Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2017
Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em geral. É um exemplo de

A figura apresenta a janela disponibilizada por um processador de

texto para o gerenciamento das dimensões (tamanho) de uma

imagem.


Considerando que a opção “Fixar taxa de proporção" está

selecionada, se, no contexto, a altura da imagem for alterada para

8,3 cm, a sua largura aumentará

A figura apresenta um gráfico que ilustra a reportagem intitulada

“Máquinas, uni-vos!", publicada pela revista VEJA, edição 2511,

de 4 de janeiro de 2017, que discutia os impactos causados na

distribuição do trabalho pelo mundo pela popularização dos robôs.


Do gráfico, conclui-se que o maior aumento nas vendas de robôs

de 2009 a 2014 no mundo, entre dois anos consecutivos, foi de,

aproximadamente,

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas, I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.
II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.
III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a

democratização da escola sem superar os preconceitos contra as

camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com

deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir

na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e

ser um local privilegiado para

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente, I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Essa participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2017
As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de conhecimento público, garantindo, assim, a

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