[...]
O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São
Paulo – Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a
se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento,
titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob
a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo
veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para
matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para
fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da
Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto
para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que
daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber?
Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho
justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia.
Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que
nunca chegavam [...]
RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000 p. 76
Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse
conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de
aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor,
I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da
personagem, de modo a compor um discurso único.
II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso
indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor
dos dilemas da personagem.
III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre
o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua
formação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Aprenda a escolher o corte certo da carne
Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na
hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda
quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus
pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças
de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir
perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não!
O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados
como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais
duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita
específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é
praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na
quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana
Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do
animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e
deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa
parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. [...]
Disponível em:
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte
do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o
emprego das vírgulas por
Dados os argumentos,
I. Premissas
p: Os coalas são mamíferos.
q: Nenhum mamífero nasce do ovo.
Conclusão
r: Nenhum coala nasce do ovo.
II. Premissas
p: No meu trabalho existem homens e mulheres.
q: Existem mulheres que gostam de futebol.
Conclusão
r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.
III. Premissas
p: Existem pessoas solidárias.
q: Pessoas solidárias são inteligentes.
Conclusão
r: Existem pessoas inteligentes.
verifica-se que é(são) válido(s)
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a
obrigatoriedade do estudo
I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de
ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino
médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas relativas às Diretrizes da Política Nacional
de Educação Infantil,
I. A Educação Infantil tem função diferenciada e complementar
à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e
articulada comunicação entre elas.
II. As instituições de Educação Infantil devem elaborar,
implementar e avaliar suas propostas pedagógicas a partir
das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
e com a participação exclusiva da gestão escolar e da família
dos alunos.
III. As propostas pedagógicas das instituições de Educação
Infantil devem explicitar concepções, bem como definir
diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e
ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a
avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve
toda a comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Embora em suas origens – e mesmo na fase de
institucionalização da escolarização no século passado – o
magistério tenha sido uma atividade em que predominava
homens, ao longo de sua história recente, e em muitos países,
essa ocupação passou por um processo de feminização.
RAMALHO, B. L.; CARVALHO, M. E. P. O Magistério enquanto profissão: Considerações Teóricas e
Questões para pesquisa. Caderno de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 88, p. 47-54,
fev. 1994 p. 52
Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de
cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu
sua associação como
O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em:
construída principalmente pelo recurso estilístico da
A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros
por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média
por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África
Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por
habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês
(Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as
pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que
corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em
torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser
guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são
afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais
difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas
diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas
por uma margem de erro, definida pelo(a)
Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma
cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato.
Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras,
ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)
Disponível em:
Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato
marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira
singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em
geral. É um exemplo de
A figura apresenta a janela disponibilizada por um processador de
texto para o gerenciamento das dimensões (tamanho) de uma
imagem.

Considerando que a opção “Fixar taxa de proporção" está
selecionada, se, no contexto, a altura da imagem for alterada para
8,3 cm, a sua largura aumentará
A figura apresenta um gráfico que ilustra a reportagem intitulada
“Máquinas, uni-vos!", publicada pela revista VEJA, edição 2511,
de 4 de janeiro de 2017, que discutia os impactos causados na
distribuição do trabalho pelo mundo pela popularização dos robôs.
Do gráfico, conclui-se que o maior aumento nas vendas de robôs
de 2009 a 2014 no mundo, entre dois anos consecutivos, foi de,
aproximadamente,
Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem
rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também
político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,
I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco
fundamental a participação democrática, o ser multicultural,
mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.
II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar,
estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como
objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.
III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma
ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de
toda comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a
democratização da escola sem superar os preconceitos contra as
camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com
deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir
na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e
ser um local privilegiado para
Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça
fundamental para a organização do trabalho docente,
I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente
técnica de administrar recursos, tempo e um modo de
organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro,
envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de
construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos
vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores,
estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização
da escola. Essa participação incide diretamente nas mais
diferentes etapas da gestão escolar (planejamento,
implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção
do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de
natureza burocrática.
Disponível em:
As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de
conhecimento público, garantindo, assim, a