Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de
Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para
educandos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,
I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão
aceleração para concluir o programa escolar em menor
tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com
deficiência nas classes comuns de ensino regular, o
atendimento educacional será feito em classes, escolas ou
serviços especializados.
verifica-se que está(ão) correta(s)
No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores
das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si
para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental
para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo
de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação
possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem,
é necessário
Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?
eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca
Disponível em:
unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão
relacionados com a utilização da
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do oprimido (1982), afirma que professores e alunos, através do ato de aprender juntos, constroem conhecimento de forma compartilhada. Esse sistema de compartilhamento e troca nos dias atuais é conhecido como processo interativo. Atualmente, através das tecnologias digitais, essa interação é ampliada com o uso
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!
[...]
Disponível em:
É possível observar na letra da composição musical que o
enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,
Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,
I. Pode ser classificado como “saia" = substantivo; “saia" = verbo.
II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma
mesma grafia e uma mesma pronúncia.
III. Possui polissemia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Os doze grandes olímpicos
Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos
que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o
cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de
toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada,
essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro
Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito
superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...]
HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22
O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia
funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a
cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado
representa a ideia retomada pela referida expressão.
Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou
desaparecemos. (Euclides da Cunha)
Disponível em:
Regras do jogo da Mega-Sena
Como jogar
São sorteados 6 números (dezenas) de um total de 60. O
apostador pode marcar de 6 a 15 dezenas em um volante. O valor
da aposta varia de acordo com o número de dezenas marcadas.
Disponível em:
Um volante da Mega-Sena com 10 dezenas assinaladas equivale
a quantos volantes com 6 dezenas assinaladas?
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova
a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de
esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e
os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa
(2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de
saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas
narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a
serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de
mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de
julho de 1990,
I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às
políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da
criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer
tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou
constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar
assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e
pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as
consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social
brasileira é marcada pela
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos
fragmentos textuais,
I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função
sintática de adjunto adnominal.
II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das
desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de
cura por meio da energia das plantas estão presentes dois
apostos explicativos.
III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração
subordinada adverbial consecutiva.
IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de
coesão referencial catafórica.
verifica-se que está(ão) correta(s)