A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:
Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas
coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries
Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo
de alfabetização relacionado à
Os Parâmetros Curriculares Nacionais assinalam que cabe ao ensino fundamental: 1) levar crianças e adolescentes a compreenderem a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; 2) conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia e outras características individuais e sociais. A escola buscará atender a esses objetivos contribuindo na construção de uma cidadania infantil
Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da
alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas
escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não
é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser
trabalhado em sala de aula.
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries
Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 25
Quando, numa situação de alfabetização, um docente escreve no
quadro (, #, ?( < 3) , →, *, +, = e %, busca ensinar aos discentes a
distinção entre letras e
Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de
Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para
educandos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,
I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão
aceleração para concluir o programa escolar em menor
tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com
deficiência nas classes comuns de ensino regular, o
atendimento educacional será feito em classes, escolas ou
serviços especializados.
verifica-se que está(ão) correta(s)
No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores
das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si
para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental
para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo
de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação
possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem,
é necessário
Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?
eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca
Disponível em:
unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão
relacionados com a utilização da
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do oprimido (1982), afirma que professores e alunos, através do ato de aprender juntos, constroem conhecimento de forma compartilhada. Esse sistema de compartilhamento e troca nos dias atuais é conhecido como processo interativo. Atualmente, através das tecnologias digitais, essa interação é ampliada com o uso
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova
a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de
esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e
os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa
(2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de
saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas
narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a
serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de
mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de
julho de 1990,
I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às
políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da
criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer
tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou
constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar
assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e
pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as
consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social
brasileira é marcada pela
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a
obrigatoriedade do estudo
I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de
ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino
médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)