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A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

Os Parâmetros Curriculares Nacionais assinalam que cabe ao ensino fundamental: 1) levar crianças e adolescentes a compreenderem a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; 2) conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia e outras características individuais e sociais. A escola buscará atender a esses objetivos contribuindo na construção de uma cidadania infantil

Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser trabalhado em sala de aula.
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 25
Quando, numa situação de alfabetização, um docente escreve no quadro (, #, ?( < 3) , →, *, +, = e %, busca ensinar aos discentes a distinção entre letras e

Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão aceleração para concluir o programa escolar em menor tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com deficiência nas classes comuns de ensino regular, o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados.
verifica-se que está(ão) correta(s)


No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da

Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores

das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si

para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental

para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo

de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação

possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem,

é necessário


Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca
Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2017 A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer
unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do oprimido (1982), afirma que professores e alunos, através do ato de aprender juntos, constroem conhecimento de forma compartilhada. Esse sistema de compartilhamento e troca nos dias atuais é conhecido como processo interativo. Atualmente, através das tecnologias digitais, essa interação é ampliada com o uso

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem, I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a obrigatoriedade do estudo I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)

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