“Mais recentemente [...], a Educação Física sofreu, mais uma vez, influências importantes no aspecto político. O governo militar investiu nessa disciplina em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração (entre os Estados) e na segurança nacionais, objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização das forças políticas oposicionistas." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
Esse investimento militar, o qual cita o texto acima, ocorreu em que década?
A questão refere-se ao texto abaixo.
“[...] que eu de nomes não curo...". A palavra em destaque poderia ser substituída, com os devidos ajustes e sem alteração de sentido, por:
Há problema de concordância na alternativa:
O trecho a seguir se refere à questão.
Os verbos que se referem ao sujeito “os fatos” são:
Sendo os conjuntos A = {0, 1, 2, 3} e B = {4, 5, 6, 7}, estão corretas as afirmações sobre as relações de A em B, apenas:
I - {(0,4); (1,5); (2,6); (3,7)} é uma função.
II - {(0,4); (1,7); (2,6); (0,7)} é uma função.
III - {(3,4); (2,5); (0,7); (1,6)} é uma função.
Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
I. Perigoso, insalubre ou penoso.
II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.
De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma
A avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverá ser integrada, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como autoavaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade.
Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:
I. Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.
II. Considerar de forma individual os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
III. Avaliar a construção do conhecimento como um merecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, indique qual das alternativas acima está correta:
“Burnley (1998) lembra que, entre as teorias que buscam explicar as causas das doenças, a teoria ______________________, congruente com a ideologia dominante de saúde, sugere que a prevenção é uma responsabilidade pessoal, cujo foco de intervenção se dará sobre o controle dos fatores de risco individuais." (PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?
A questão refere-se ao texto abaixo.
No trecho, o personagem principal, Brás Cubas:
A questão refere-se ao texto abaixo.
Pela leitura do texto, entende-se que a expressão “foi a fase cesariana” refere-se:
A diferença entre o 32º e o 12° termo da sequência (2, 5, 8, 11,...) é:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: I. Igualdade de direitos. II. Dignidade da pessoa humana. III. Participação. IV. Proatividade. V. Corresponsabilidade pela vida social. Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, o que é a coeducação?