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“Mais recentemente [...], a Educação Física sofreu, mais uma vez, influências importantes no aspecto político. O governo militar investiu nessa disciplina em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração (entre os Estados) e na segurança nacionais, objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização das forças políticas oposicionistas." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

Esse investimento militar, o qual cita o texto acima, ocorreu em que década?

Sendo os conjuntos A = {0, 1, 2, 3} e B = {4, 5, 6, 7}, estão corretas as afirmações sobre as relações de A em B, apenas:

I - {(0,4); (1,5); (2,6); (3,7)} é uma função.

II - {(0,4); (1,7); (2,6); (0,7)} é uma função.

III - {(3,4); (2,5); (0,7); (1,6)} é uma função.

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:

I. Perigoso, insalubre ou penoso.

II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.

De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma

A avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverá ser integrada, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como autoavaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade.

Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:

I. Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.

II. Considerar de forma individual os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

III. Avaliar a construção do conhecimento como um merecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, indique qual das alternativas acima está correta:

“Burnley (1998) lembra que, entre as teorias que buscam explicar as causas das doenças, a teoria ______________________, congruente com a ideologia dominante de saúde, sugere que a prevenção é uma responsabilidade pessoal, cujo foco de intervenção se dará sobre o controle dos fatores de risco individuais." (PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

A qual abordagem se refere o texto acima?

A questão refere-se ao texto abaixo.

No trecho, o personagem principal, Brás Cubas:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: I. Igualdade de direitos. II. Dignidade da pessoa humana. III. Participação. IV. Proatividade. V. Corresponsabilidade pela vida social. Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, o que é a coeducação?

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