“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).
A definição se refere à(ao):
Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que existem quantas formas de inteligência?
A concordância está correta na sentença da alternativa:
Em um teste de aptidão de determinado concurso, o candidato deve percorrer uma distância de 2.500 metros em um tempo de 15 minutos. Os valores de distância e tempo em km e hora, respectivamente, correspondem a:
Segundo Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, existe uma teoria que contribui para o avanço de sérias questões da pratica avaliativa e que leva ao professor a reflexão sobre suas tradicionais “culpas" e o entendimento de como se constrói o conhecimento em cada estágio de desenvolvimento da criança, percebendo a aprendizagem como um processo contínuo e inacabado.
A qual teoria pedagógica a autora se refere?
“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:
O poema a seguir se refere à questão.
Em termos de interpretação, o poema:
O valor da expressão algébrica - (6y+4x) + (3y - 4x) - ( - 2x + 3y) para x = -1 e y = 1 é:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no _______________. No início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954, é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; e, em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff."
(Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:
I. Valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
II. Reconhecer os modos próprios de vida na cidade como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
III. Ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis.
Com base nas Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique as assertivas incorretas:
O texto a seguir se refere à questão.
As orações da questão anterior (06) apresentam:
Sendo a = (4 − 3)2. (3 – 4)3 e b = (3 – 4)2 . (4 – 3)3 , o valor de b – a será igual a:
Sabe-se que uma piscina possui volume igual a 96,5 metros cúbicos, o que corresponde, em litros, a:
“Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
I. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto vazio de significado social.
II. Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.
III. Os alunos precisam consultar sempre sobre o conteúdo que se quer ensinar, podendo a vir construir conhecimento depois.
Com base no livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual assertiva está correta:
“Não se desanimar – é o conselho do poeta -, persistir na tentativa, renovar os esforços mais uma vez... Apelar para todas as ferramentas necessárias para tornar realidade um propósito que é difícil alcançar, mas para o qual é imprescindível se encaminhar.” O trecho foi dito por qual autor?