Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 28 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q687457

Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:

I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.

II. Escrita como representação da linguagem.

III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687452

“Iniciativas de órgãos de caráter educativo existem, em nível nacional, há pouco mais de 20 anos e voltam-se com maior frequência às crianças de 4 a 6 anos. Só em 1974, o pré-escolar recebeu atenção do governo federal, evidenciado na criação da ________________________________, em documentos e pareceres do Conselho Federal de Educação [...]". (KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/ou fundamental, p. 801).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q687438

Art. 18-B - Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.

II. Multa.

III. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.

Com base na Lei nº 8.069 de 1990, está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q687456

“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).

A definição apresentada acima refere-se aos:

Carregando...
Q687437

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I. Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.

II. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

III. O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, em nenhuma hipótese.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687443

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, assinale a alternativa incorreta acerca da formação básica comum e parte diversificada:

Carregando...
Q687455

“Em outras palavras, trata-se mais de um problema de dimensões sociais do que da consequência de vontades individuais. Por essa razão, acreditamos que, em lugar de “males endêmicos", deveria se falar em ____________________ do sistema educativo; em lugar de se chamar “deserção" ao abandono da escola, teríamos de chamá-lo de ____________________. E não se trata de uma mudança de terminologia, mas de um outro referencial interpretativo, porque a desigualdade social e econômica se manifesta também na distribuição desigual de oportunidades educacionais." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 20).

Quais são os termos que as autoras utilizam para substituir aqueles que estão destacados no trecho acima?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282