Assinale a alternativa, no que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, que não tem relação com os temas transversais:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa trazem alguns gêneros privilegiados para a prática de escuta e leitura de textos. No caso da linguagem escrita, assinale a alternativa que apresenta um gênero que não faz parte dos textos literários:
“Francisco foi ___ compras no Paraguai. Andou de ônibus, de trem, de charrete e até ___ pé. ___ pessoas que o conheciam não entendiam os motivos dessas viagens malucas. ___ vezes é preciso ficar ___ sós com nossos pensamentos.” A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
Dadas as orações.
I- Decifra-me ou devoro-te.
II- “Não me deixe só..."
III- Te amo, sua doida!
A colocação pronominal está incorreta na alternativa:
Sobre o conjunto dos números reais, é correto afirmar que:
O valor da expressão para a = -1 e B = −2, é:
De acordo com Delia Lerner, “O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos” para, exceto:
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 206, qual das alternativas abaixo não representa um dos princípios pelo qual o ensino será ministrado:
Nas orações:
I- A pobre mulher chegou chorando.
II- A estrela da manhã é um planeta.
III- O animal ainda saiu falando.
A alternativa que não apresenta adjetivo é:
No trecho: “O meu jeito de ser? Era você Era te amar, não era sofrer..." O tempo verbal que se repete é:
Classifique as afirmações sobre o conjunto dos números reais como verdadeira ou falsa e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
I- Todo número real é um número racional.
II- O número –1 é um número real.
III- Todo número irracional é também um número real.
Certo candidato teve dificuldade em resolver uma questão em determinado concurso e classificou como verdadeira todas as alternativas abaixo, porém uma delas apresentava uma falsa afirmação. A única alternativa que contem uma afirmação falsa é:
Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", afirma que para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental:
Qual alternativa não representa um dos direitos sociais expressos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, algumas críticas eram frequentes quanto ao ensino tradicional de língua portuguesa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que não condiz com as desaprovações citadas no documento: