Nas orações:
I- E no chão só vou me atirar.
II- Quem sabe um dia eu volte...
III- Comeram todos os doces, às escondidas.
A alternativa que apresenta advérbio (locução adverbial) de modo é:
A alternativa que apresenta voz reflexiva é:
Classifique as afirmações abaixo como V (verdadeira) ou F (falsa):
I – 1 litro corresponde a 1000 mililitros.
II - 1 metro cúbico corresponde a 1 litro
III – 1 decalitro corresponde a 10 litros.
A alternativa que corresponde a sequência correta é:
O valor da expressão algébrica , para x = 4 é:
“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional – ao menos desde o século ______ – consistiu em distribui-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). A autora se refere a qual século:
De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de leitura de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto:
Em: “Churrasco é com gaúcho”, temos:
Dadas as orações:
I- Ninguém me deve favor algum.
II- Entrei na festa, porque me convidaram.
III- Agora me conte como foi seu dia.
A colocação pronominal está correta na alternativa:
Convertendo 0,0025 quilômetros, em metros, o resultado obtido será:
Sobre o sistema de medidas, NÃO está correto afirmar que:
“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). Segundo a autora, existem algumas razões para que essa tarefa seja difícil. Marque a opção incorreta referente a essas razões:
O dever do Estado com a educação, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, será efetivado mediante a garantia de:
“No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua português, 1998). Para que isso seja possível, a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite ao aluno, exceto:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de escuta de textos orais, espera-se do aluno que, exceto:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa como prática pedagógica resultante da articulação de três variáveis, que estão apresentadas de forma correta na alternativa: