Segundo a Lei 9.394/96, o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Aponte a alternativa que não se refere a esses princípios:
“De modo geral, o ensino de História pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade do século ___________, com a introdução da área no currículo escolar. Após a Independência, com a preocupação de criar uma 'genealogia da nação', elaborou-se uma 'história nacional', baseada em uma matriz europeia e a partir de pressupostos eurocêntricos. O segundo momento ocorreu a partir das décadas de ___ e ___ deste século, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista. O Estado também passou a realizar uma intervenção mais normativa na educação e foram criadas as faculdades de filosofia no Brasil, formando pesquisadores e professores, consolidando-se uma produção de conhecimento científico e cultural mais autônoma no país. (Parâmetros Curriculares Nacionais: História). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os alunos deverão ser capazes de ____________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:
Marque a opção que não tem a ver com o diálogo entre o professor e o aprendiz e a organização de situações-aprendizagens feitas pelo professor, segundo Telma Weisz:
segundo a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com alguns princípios. Assinale a alternativa que não condiz com esses princípios:
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 5ª série/6º ano deverá desenvolver no primeiro bimestre:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a primeira proposta de História do Brasil elaborada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e que repercutiu no ensino de História destacava:
É consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades. Torna-se necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos na história do ensino da área tem sido variada, sendo feita geralmente segundo uma tradição já consolidada, mas permanentemente rearticulada de acordo com temas relevantes a cada momento histórico. Os conteúdos expressam três grandes intenções:
I- Favorecer o conhecimento de diversas sociedades, por meio de estudos que considerem especificamente as temporalidades contemporâneas.
II- Propiciar a compreensão de que as histórias individuais e coletivas se integram e fazem parte da História.
III- Contribuir para a formação intelectual e cultural dos estudantes.
Indique a alternativa correta:
Segundo Délia Lerner, o que se põe como necessário é o enfrentamento do real no intuito de formar alunos praticantes da cultura escrita. Para isso, é necessário redimensionar o ensino das práticas de leitura e escrita como práticas sociais. Para esse redimensionamento é preciso olhar e analisar cinco questões presentes na escola que estão assinaladas abaixo, com exceção da alternativa:
Délia Lerner diz que na escola é necessário trabalhar a leitura com duplo propósito. Diante da afirmação acima, aponte a alternativa que mostra esse duplo propósito;
A escola de qualidade social, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, de Telma Weisz:
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa incorreta quanto à Educação Infantil:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a História como área escolar obrigatória surgiu com a criação do(a):
Segundo a Lei 9.394/96, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de ___________________. Aponte a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima: